27.3.07

GARZÓN SUPERSTAR


Passou por cá, a convite do dr. Jaime Gama, o campeão mundial da luta contra a corrupção e contra as ditaduras, o juiz Baltazar Garzón. Garzón é aquela criatura que decidiu dar caça, a partir da gloriosa Espanha dos Filipes e de Franco, a tudo o que no mundo inteiro perturbou o normal curso da história, mais conhecido por "progresso". Internamente, Garzón, desde o dia em que Felipe Gonzalez não o colocou como ministro da Justiça, destacou-se a abater e a tentar abater os políticos "corruptos" uma vez que ele, o imaculado, não teve o acesso que pretendia a essa boda infame e permanente que é a "política". Fica-se sempre com a ideia de que não há mais nenhum juiz em Espanha, já que Garzón "vai a todas", desde a corrupção a Pinochet, passando pelos terroristas. Por tudo isto, o magistrado espanhol é seguramente tido como a Irmã Lúcia das magistraturas mundiais ou o Ronaldo da investigação criminal. Veio cá fazer o que ele gosta de fazer: dar espectáculo. Meio regime acorreu ao Parlamento e, por um dia, sossegaram-se as consciências no que toca ao combate à corrupção. Hoje, como se nada se tivesse passado, a corrupção continua naturalmente a fazer o seu costumeiro caminho. O "combate" também. Quanto mais se fala nele e mais capas de jornais se lhe dedicarem, menos efeitos ele produz. Mas isso não interessa nada. Garzón fez o seu número. E nós fingimos que acreditamos. Nele e nos seus epígonos nacionais. Aliás, alguém se importou que um famoso arguido, acusado, "perseguido" etc., etc. tivesse, em directo e na tv pública, jurado que não ia a julgamento e que jamais seria condenado? Podiam ter passado esse video ao sr. Garzón. Só para ele perceber o tipo de gente a quem veio dar explicações.

8 comentários:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo.

Este juiz irrita, chateia, revolta.

Ele é o imaculado que vai a todas e que tem vocação para vedeta dos media. Não é assim que a justiça se faz.

Anónimo disse...

Bem, havendo CORRUPÇÃO (oh se há!!)temos de falar dela....Se Garzón é um verdadeiro juiz contra a corrupçõa..parece que sim, por que é que duvida João??
Quanto ao major Loureiro ter referido na entrevita que "não iria a julgamento nem seria condenado" suponho que, com esta afirmação, ele queria apenas afirmar a sua inocência, não me pareceu que estivesse outro pensamento menos sério e mais corrupto...o que não quer dizer que eu o defenda e ache que ele não fez nada que o incrimine...

Anónimo disse...

Brilhante texto.
Parabéns!

Anónimo disse...

O titulo devia ser grande ditador!!! Já entendi a simpatia para com o Salazar, neste blog utilizam-se as mesmas formas de silenciar as vozes (neste caso palavras) dos que discordam!Abaixo este blog e o seu ditador!

AM disse...

Cambada de hipócritas.
Palmadinha no fofo do Cravinho para Londres e depois encenam esta fantochada com a estrela Garzón, para apaziguar as boas consciências democráticas e entreter os telespectadores do "centrão".

Anónimo disse...

O Governo de HOJE também devia ser DITADOR !! Precisamos tanto que nos DITEM medidas certas e urgentes......

Luís Bonifácio disse...

Campeão Mundial da Luta contra a Corrupção com excepção da corrupção e lavagem de dinheiro por bancos espanhóis.

Campeão mundial da luta contra os ditadores com excepção dos algozes do ditador espanhol que nunca por ele foram incomodados.

Il Dissoluto Punito disse...

Não percebi bem o que o irrita: o brilho de Garzon ou os tomates?