29.3.07

O TELEFONE E O PAÍS

"Devemos ensinar às criancinhas que Salazar foi mau ou que Cunhal tinha más ideias? Talvez. Mas seria preferível prepará-las para resistir à mentalidade da guerra civil, à mania para chamar "fascista" a quem pensa de uma maneira diferente, ou ao hábito de reivindicar em exclusivo a "democracia" e a "modernidade". Sessenta mil telefonemas a favor de um Salazar em confronto com Cunhal num concurso televisivo não chegam para fazer uma Frente Nacional. Mas há gente à esquerda que gostaria de transformar esses telefonemas numa Frente Nacional - porque precisa de um par à altura para criar o ambiente em que a sua própria intolerância possa parecer justificada. Por isso, meu caro leitor, se lhe aconteceu chegar ao fim deste texto a pensar que o autor quis "branquear" Salazar e portanto é um "fascista", faça isto: procure um espelho, ponha-se em frente, e o que vir no espelho, pode ter a certeza de que é um "fascista". Tente então resistir a esse "fascista". Não pergunte por quem os telefones tocam: é por si."

Rui Ramos, in Público de 28.3.07

8 comentários:

Al Cardoso disse...

Intolerancia seja contra facistas ou comunistas ou outros mais e que deveria ser erradicada.
Mas que se pode esperar de um povo, que em poucas alturas da sua historia deixaram pensar por si proprio.

Quinhentos anos de Inquisicao, 50 de ditadura e trinta do politicamente correcto!!!

Somos de facto uns grandes intolerantes!

Um abraco d'Algodres.

Anónimo disse...

SALAZAR NÃO ERA FAXCISTA!!! E as pessoas instruídas sabem-no, gostam é de folclore!! Os menos ou não instruídos serão sempre o escadote dos espertalhões!!

Salazar foi ditador e exerceu o poder em todas as frentes (enquanto o deixaram...., tinha as suas ideias acerca da liberdade...cada qual tem as suas....também não foi ele que se impôs ao País foi o País que o quis e ainda bem!

Filipe Tourais disse...

Independentemente do que cada um possa pensar, é inegável que o documentário sobre Salazar foi uma vergonha e, esse sim, branqueador.

Anónimo disse...

A Direita em Portugal anda desorientada. Ninguém constesta.

Eu deixo-vos um aviso AMIGO:

Continuem a pensar em moldes do Séc.... XIX e hão-de ir longe (como está à vista...).

Aladdin Sane disse...

Somos todos fascistas! Estamos é em negação...

Anónimo disse...

gostava era de saber o que é que cada um de nós defenderia para si próprio se se visse, de repente, num estado totalitário...

defender o salazar? defender o cunhal? é de gente tonta.

Anónimo disse...

somos todos sportinguistas!estamos e' em...hum...deixa la' ver em em em ...gestacao! (esta agora esta' na moda, ate' nas escadas do metro vejam la', tao querido nao acham???)

Anónimo disse...

Medeiros Ferreira (que costuma ser calmo e dar conta de um excelente sentido de humor) desta vez também «se passou». Nos «Bichos», ainda não parou de escrever sobre a RTP e Salazar.