19.3.07

PONTO FINAL

O Eduardo Pitta voltou "à carga" acerca da saída de Paolo Pinamonti do São Carlos. Apenas dois ou três esclarecimentos em jeito de "Gato Fedorento/Marcelo". Pinamonti foi um bom director artístico do São Carlos? Foi. Pinamonti foi perfeito e exemplar como "gestor" da instituição São Carlos e como primeiro responsável por ela? Não foi. O que tive a dizer sobre esta matéria, disse-o na carta que enviei à tutela quando me demiti a 7 de Abril de 2003. Está lá arquivada. É só lê-la. Em 2004, concedi uma entrevista à "Rádio Luna" - é só pedir a gravação - na qual defendi a manutenção de Pinamonti como director artístico do Teatro, porém deixando de acumular com a presidência do conselho directivo. Mais. Não o poupei neste blogue, da mesma forma que o elogiei quando achei que devia elogiar. Dito isto, faz sentido afastar Pinamonti da direcção artística do Teatro em nome de um "projecto cultural" de controlo político-ideológico, indefinido na praça pública mas perfeitamente claro na cabeça do prof. Mário Vieira de Carvalho? Não faz. Ponto final.

2 comentários:

Anónimo disse...

As cenas pouco edificantes se assistiu neste caso Pinamonti criaram uma cortina de fumo que obscurece o essencial. Recordemos uma estreia parlamentar:

"-Tem a palavra o sr. Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda - disse o presidente.
O morgado da Agra escorvou-se de rapé, trombeteou a pitada e orou deste teor:

(...) Os impérios opulentos, sr. presidente, os impérios que dirigiam a substância do universo, os impérios que edificavam teatros para trinta mil espectadores, não impunham aos povos a obrigação de se privarem do necessário para abrilhantarem Atenas ou Roma, com luxuosas superficialidades.Os serranos das províncias do Lácio não eram constrangidos a pagarem as delícias dos patrícios romanos (...)Eu sou de um País pobríssimo em que a veia da nação exangue sofre cada ano a sangria de algumas dezenas de contos para sustenter comediantes, farsistas, funâmbulos e dançarinas impúdicas! (...)"

Anónimo disse...

...no São Carlos o público paga e todo o contribuinte contribui para o enriquecimento CULTURAL do País.

Digo o mesmíssimo que o João: Pinamonti é um EXCELENTE director artístico e não devia sair do Teatro a BEM DE TODOS OS PORTUGUESES; Pinamonti não foi nem é um bom director/gestor da empresa Teatro, tendo em conta a sua indiferença aos problemas laborais da generalidade dos trabalhadores: permite injustiças, finge que não vê as retaliações de que, alguns, são vítimas, é-lhe indiferente muita coisa que, como Director da Casa, tinha obrigação de dar atenção! ...e mais não digo.......