13.3.07

A DEFERÊNCIA "ESTRATÉGICA"

Antes de ser candidato presidencial, Cavaco, o economista, não se poupou a críticas certeiras sobre a OTA. Lembrou estudos e deu exemplos - que recomendava aos seus alunos - do que justamente não devia fazer-se. Isto é, Cavaco, o economista e ex-primeiro-ministro, jamais tomaria a decisão política de avançar com a OTA. Cavaco, o presidente, "chuta" agora o tema para o plano exclusivamente técnico. Mário Lino não merece a deferência "estratégica".

13 comentários:

Anónimo disse...

Chuta.
Ora não devia.
O que está em causa é demasiado grande para chutos e pontapés.
Mas lá está : é a republiqueta que temos de aturar até à exaustão.

Anónimo disse...

Lamentável.

Opção do tempo em que os animais falavam e havia planeamento em Portugal – planos de fomento: NAL em Rio Frio, a sul do Tejo e próximo do Montijo.

Na Sociedade de Geografia (Dez03), o general engenheiro de aeronautica Krus Abecassis: “A iminência do desastre técnico e económico” quanto à perspectiva da solução Ota. E que conclui, sem se alongar sobre o projecto TGV: “Abyssus Abyssum Invocat” (o abismo chama o abismo) - movimento de terras na Ota, equivalente a um muro de 10 por 10 metros, por 500 quilómetros!

Uma boa oportunidade. Para o PR.

Anónimo disse...

Claro claro,é que a oposição na AR não fez nem faz, qq trabalho de casa sobre o assunto.
PSL aparece com a sugestão de um referendo (?) e MM com uma audiência ao PR (!)
Duplamente lamentável.

Anónimo disse...

Caro João,

Pessoalmente, posso não gostar de ter Cavaco Silva como Presidente.

Contudo, espero que esta sua tomada de posição tenha a haver com a especificidade do cargo que lhe foi confiado, e do qual é representante.

Como tal, acho que as posições legitimas de Cavaco Silva Cidadão, não devem interferir com a "praxis" do Cargo que agora ocupa, e as relações institucionais do mesmo.

Idêntica praxis se espera, por exemplo, dos Juíses.

Relembro só a posição de Mário Soares relativamente às portagens na Ponte 25 Abril.

Se quer comparar posições instituicionais, compare-se a "clareza no tratamento de Dossies" advogada por Cavaco "Presidente", com a Praxis de Cavaco PM.

Anónimo disse...

Perdoe-se-me a desavergonhada intromissão, mas creio que, para se falar seriamente da Ota, devemos começar por chamá-la por aquilo que realmente é: a Ota. Um lugar chamado Ota. Não uma OTA, que parece uma O.T.A. Uma Oferta Tonta de Aquisição, ou uma organização não governamental estranha, ou uma Outra Tara do Autor. Se não sei sequer o nome daquilo de que falo, de que raio falarei? Outro Tema Aparecerá, estejam certos...

Anónimo disse...

Claro, e, mais uma vez, Cavaco tem razão e sabe o que faz: "uma coisa é ser-se primeiro-ministro, outra...é o cargo que agora exerce, cujas funções não deverão demonstrar prepotência!!"

Anónimo disse...

E parece-me lamentável que Cavaco venha afirmar que aquilo é uma coisa com os técnicos.

Bom, então entregue-se o governo e a presidência da república aos técnicos e estão os problemas resolvidos.

Só é preciso que sejam técnicos que procurem apagar as luzes quando as encontrem acesas...

Às vezes, até sinto saudades de Sampaio. Que tristeza.

Anónimo disse...

Pois é, anónimo anterior: não tenha saudades de Sampaio, porque ele não fez nada que nos faça ter saudades!
Cavaco Silva é um Homem que sabe o que DIZ, o que QUER e o que FAZ!!!!

Deste é que ainda há-de sentir MUITAS SAUDADES...um dia!!!!...

Anónimo disse...

Esta da OTA é muito semelhante à invasão do Iraque pelo Bush... mas como os sentadinhos na mesa do orçamento e subsidiados são aos montes só alguns refilam...
Mais um elefante branco...

Anónimo disse...

Para já, procura sempre apagar as luzes que encontra acesas.

Nem Sampaio diria uma destas.

Anónimo disse...

...discordo! Sampaio chora muito melhor, e Cavaco come muito melhor bolo-rei!

Anónimo disse...

Tás a ver João? E eras tu q me criticavas qdo eu era contra o CAVACO "candidato a PR" ... puxa, como tenho pena de não ver lá em Belém o m/Querido Manel Alegre !!! Que xutos Este já teria dado no rabinho do engº-técSócrates ... e não só p/OTA ou p/TGV ... talvez e fundamentalmente pelo Estado "INSOCIAL" que esse 1º nos obriga a mergulhar !!!
Abraço. Midarte

Anónimo disse...

Se é verdade o que aqui se afirma, o Presidente da República procedeu muito bem, mas lamentavelmente explicou-se muito mal!

Fez muito bem, porque a opção pela Ota é matéria da EXCLUSIVA competência do Governo e não do Presidente da República. E nestas coisas Cavaco Silva não precisa de lições de ninguém neste País...

Explicou-se muito mal, ou os seus assessores lamentavelmente não o instruiram bem como fazê-lo, porque apesar de ser uma matéria da EXCLUSIVA competência do Governo, nem por isso deixa de ser uma OPÇÃO POLÍTICA E NÃO TÉCNICA!

Aliás, entenda-se de uma vez por todas que sobre as questões técnicas obviamente APENAS OS TÉCNICOS se devem pronunciar, e não os Presidentes ou os Ministros!

Esgrimir politicamente com questões técnicas é um apanágio dos maus políticos. Se há ou houve problemas técnicos, caberia aos técnicos tê-los evitado ou apontado EM TEMPO ÚTIL (e alguns afirmam tê-lo feito). Como será a eles que serão oportunamente pedidas responsabilidades, profissionais, civis ou até criminais, pelos eventuais erros praticados.

Mas atenção, agora é tarde para retornar a essa fase! É tempo de DECIDIR E CONCRETIZAR: em boa verdade, a única coisa que esta triste oposição teme que o Governo faça!

Ou será que os detractores POLÍTICOS da Ota alguma vez se preocuparam, por exemplo, com os "milhões de metros cúbicos de terras" necessários às auto-estradas, aos IP's e aos IC's do tempo dos Governos de Cavaco Silva?...