9.3.07

O XAILE


No mundo fantástico e fantasioso em que vive a Fernanda Câncio, a "mulher de Santa Comba", de xaile aos trinta anos de idade e a "puxar" pelo seu conterrâneo ilustre, é uma improbabilidade. Não sei se a Fernanda conhece as terras duras dessa parte do distrito de Viseu, se alguma vez visitou o Vimieiro ou Santa Comba. Quem diz estas, diz outras em que tantas mulheres de xaile, lenço preto na cabeça, o rosto moído pelo tempo e pela adversidade não "acompanham" a fogosa modernidade em que a Fernanda vive, orgulhosa do seu pequeno eixo lisboeta pseudo-cosmopolita. Em trinta anos de oportunidades, promovidas, quer pelas esquerdas, quer pelas direitas, a Fernanda ainda se espanta com o xaile nos ombros de uma mulher de trinta anos - provavelmente feito pela mãe ou pela avó dela - e, sobretudo, com o seu "acreditar" em Salazar. Porventura a mulher e os santa-combadenses não acreditam nem deixam de acreditar em Salazar, no Salazar político que a Fernanda e o seu "progressismo" muito justamente desprezam. Ela nunca o viu, nunca o "viveu" e a única memória que tem dele é uma campa rasa num cemitério obscuro e os "exemplos" que lhe chegam pela televisão. Isso, essa "memória", ela tem o direito de respeitar, mesmo que nunca chegue a usar umas belas botas Prada a vida inteira. Era disso que se tratava e que a URAP, velha e relha, não percebeu. O país das "novas oportunidades" do "querido líder" não chega a todos e a todo o lado. Daqui a outros trinta anos, haverá outra mulher, com outro xaile, talvez filha desta, a falar com orgulho de Salazar numa praça de Santa Comba Dão. De outros "salazarinhos" mais recentes, ninguém falará quando morrerem.

22 comentários:

lusitânea disse...

A vanguarda anda tão depressa que deixou o povo para trás...
Tantos e tão "distintos" anti.fascistas e nem conseguiram ver nos contra-manifestantes o povo que dizem defender...

Anónimo disse...

Este povo português NÃO CRESCE!!!
Há-de ficar eternamente "pequenino"!!
Será que sempre tem a ver com o facto de estarmos "na cauda da Europa"???

Estes pseudo-democratas, de intelecto curto e mole, continuam com medo que Salazar se erga do túmulo!!... Por que será tanto receio?? Por que é que têm tanto medo de que as pessoas gostem de Salazar? Ele foi um Grande Estadista, um Grande Português, com imensas qualidades pessoais que não se vislumbram hoje em dia nesses pseudo-democratas....
Salazar faz parte da História e Esta, é de TODOS!!!!

Anónimo disse...

Brilhante a resposta do Sr João Gonçalves.
Admiro a sua escrita, pela coerência.
Afinal, quem é essa senhora Fernada Câncio ??? Pseudo-intelectual??

Anónimo disse...

O mundo da Câncio resume-se ao eixo DN-LUX. O resto deve ser riscado do mapa. Bastam uns abortos e é já numa ou duas gerações...

Camisa disse...

Muitas verdades neste texto... Os intelectuais de Lisboa, fechados no seu quintal de vaidades continuam a perguntar-se porque é que o povo não é todo como eles. Continuam a desprezar o povo e irão continuar a fazê-lo até que um dia o povo pense e seja como eles, ou seja, nunca...

Anónimo disse...

É muita arrogância,a da f.!

Anónimo disse...

Já vi várias fotos dessa menina FCâncio-tem 1ar d"modelo"d passerelle,sexy e KéK qb!-às xx tb a vemos a andar atrás d 1ºMin,tipo "pat" d luxo q fica bem como peça decorativa.Atreveve-se então ela a questionar as convicções d1 mulher de Xaile Preto de 30 anos de StªCombaDão...e q idade tem a FCâncio p/ter outras tantas convicções do q quer q seja,senão propagandas "coladas a cuspo" dessa miudagem q acompanha a "garotada" «Sócrates & CompªLdª».Que história deste País tem essa "girl" metida por baixo dos cabelos?Q maturidade,física e intelectual tem essa menina biblot?Será q p/ter começada a escrever uns blogs,já tá convencida q pertence a alguma elite intelectual ou,mais d q isso, trabalhadora deste País?Ou tb é daquelas q p/ser "bonitinha" fez a travessia da colagem de cartazes da "rosa" e depois c/o s/ar sexy, foi aproveitada p/os media e compôr cenários fotográficos junto ds Socilistas em "alta"=no poleiro?Apetece-me dizer,ao estilo ds Tias de Cascais:«Oh Krida,Pq é q não vai fazer 1s SPA's ao Hotel Real Na Oura e ganhar 1tom dourada nessa ossada toda?».Mas se eu fosse de StªCombaDão,convidava-a p/lá ir numa carroça de burros,plantar 1s COUUBES e 1s Batatinhas,p/saber ao menos como é essas coisas aparecem nas prateleiras dos Supermercados, Oh KRIDINHA FCâncio.BEEEIJIIINHOS,tá fôfa...
Midarte

Anónimo disse...

A "miséria forreta da sua intimidade".
Era preciso cotejá-la com as intimidades da oligarquia vigente, fog-mother's e pedophile's inclusos por junto. Um museu "ao vivo", sem espelhos que valham à Vergonha.

Anónimo disse...

ta-se a fazer 'a FC, nao ve q ela n lhe liga peva????2 mencoes honrosas em tao pouco tempo.....

ha' 2 portugais e vai haver sempre: eu ca' oscilo entre o xaile e o ipod, nem carne nem peixe,mas andar para a frente a olhar para tras....por vezes da' tropecao...

Anónimo disse...

E deste só se fala, meu caro, porque ele e os seus comparsas deixaram, neste jardim à beira-mar plantado, um grande e "belo" museu vivo: este país, este povo e estes imbecis armados em sábios que tanto apreciam continuar-lhes a obra.
(j)

Anónimo disse...

E deste só se fala, meu caro, porque ele e os seus comparsas deixaram, neste jardim à beira-mar plantado, um grande e "belo" museu vivo: este país, este povo e estes imbecis armados em sábios que tanto apreciam continuar-lhes a obra.
(j)

Woman Once a Bird disse...

E principalmente, apresentar belos argumentos - racionais e lógicos - como os que povoam esta caixa de comentários.

Anónimo disse...

quem não percebe o seu pais,não pode perceber o mundo.

José Gomes André disse...

A Fernanda Câncio - também conhecida por e.e. cummings da blogoesfera - é muito "assim": muito Lux, muitas Docas, muitos japoneses, muito Vodka e muito King, muito Portugal Fashion e muitos Volvos. Felizmente, a mediocridade mental ainda não é um defeito contagioso.

Bem Pelo Contrário

Anónimo disse...

É divertido.

Fernanda Câncio terá todos os defeitos que lhe apontam, Evenctualmente, terá ainda mais.

Mas berrar, com ou sem Xaile, será uma virtude?

Será que o mesmo "esquema de análise mental", que tão eficazmente foi aplicado a Fernanda Câncio, não pode ser aplicado a quem berra, com ou sem Xaile?

Qual seria o resultado?

Já agora, num País onde fecham Museus e Salas de Museus por falta de verbas, porquê e para quê fazer este museu?

Anónimo disse...

Todos sabemos quanto de negativo teve a ditadura em variados aspectos da vida do país. Tenho quase a certeza que a mulher do xaile tambem.
O que eu nao percebo é a reacçao violenta que esta gente tem a qualquer coisa que se refira a mais de quarenta anos da história do jardim.
Deixem quem quiser fazer museus, livros ou programas de tv, quanto mais se fizer mais se saberá, sejam elas orientadas no sentido do elogio ou do contrario.
Querem fazer o quê? proibir? tal como ele fazia? usando este tipo de argumentaçao?
Há partidos nesta democracia que advogam ditaduras como forma de governo....porque nao os querem proibir tambem?
Onde esta gente de trinta anos foi buscar tanta agressividade á liberdade? Onde foram buscar tantas certezas que aquilo que pensam é a verdade absoluta?
Cada vez estou mais crente que o botas esteve tanto tempo no poder porque estes genes de ditadorezinhos pululam pelos mais insuspeitos, embora possam parecer de cariz contraria e supostamente libertária.

Anónimo disse...

Quem ler estes comentários até há-de julgar que os seus autores se dão com "as mulheres de xaile" e que as respeitam, a começar pelo autor do post....
Tá-se mesmo a ver!
Cambada de hipócritas.

Pedro Góis Nogueira disse...

Não se estará a dar um pouco para o exagero? Não se estarão a simplificar demasiado as coisas um pouco para esse lado? O coro de comentários é bem o eco disso mesmo.

Anónimo disse...

Estas coisas "à volta" de Salazar ainda não pararam de me surpreender.
Tenho de partilhar.
Fernando Dacosta, no seu livro «Máscaras de Salazar», cita Costa Gomes :
"A PIDE fez um trabalho notável em África pelas informações que fornecia, permitindo-nos obter resultados superiores à nossa capacidade de combate, referia-me Costa Gomes, admirador assumido daquela instituição, condecorado por ela e defensor dela : «Lamento sinceramente que agentes seus tenham cometido a tolice de terem, no 25 de Abril, aberto fogo, matando alguns manifestantes. Spínola e eu, para os salvar, mandámos prendê-los. Depois facilitou-se-lhes a fuga e a saída discretas, até ao seu semiesquecimento»".

Sinto como que uma vertigem ...

Anónimo disse...

...o problema e' que esses autistas dizem que eles so' se limitavam a cumprir ordens...

Anónimo disse...

Mas que intelectual é essa cancio? Digam-me onde tem publicado os seus livros para ficar a conhecer tão incontornável simonetta...

Anónimo disse...

De facto a democracia é o melhor, dos piores, sistemas politicos. Poça, raio, querem bater na f. ou no salazar, ou nos dois, ou em toda a gente. Poça, poça, poça... Quem é que aqui escreve e nunca foi ao Lux, nem leu o DN, poça, cambada de mal vividos, poça, às vezes apetece emigrar. o salazar foi um merdas, desculpem, mandou matar, foi autor moral, mandante, para quê um museu? Estoirou umas quantas gerações e deixou este país, assim, que não se conforma com o Sócrates porque ele não é igual a salazar, exerce o poder, mas não mete medo a ninguém, nem quererá, poça. Poça, não terá uma biografia muito engraçada, não tem, mas está a governar o melhor que pode e sabe, percebe-se. Façamos critica construtiva. Quem tem a dita biografia muito gira..., não o quer fazer, está a fazer outras coisas. Nós somos o que somos, já pensaram, cada um daqueles que tem deixado aqui comentários, qual seria a sua biografia, hein, linda, sem chinelos, nem mulheres a dias, nenhumas... Somos todos crescidos, os que andamos por aqui, e isto fica muito mal, a todos, a mim. Dizer o que se pensa, é um bem maior, estar a dizer, sempre, mas sempre, mal dos outros, poça, c'uns diabos, poça... e deixemos o senhor autarca da Comba fazer o quintalinho dele, como quer, neste país de pequeninos. Sabem que o Eduardo Lourenço é vizinho, poça, proponho já aqui que o senhor autarca compre já a casa do ELourenço para fazer, um dia, espero que bem longinquamente,uma casa museu, poça, para ver quem vai, e onde, poça.