5.11.06

SENTENÇA DE MORTE

O sr. Saddam Hussein - depois de um julgamento digno do pior "tribunal plenário" do Estado Novo, com um cortejo de mortos e feridos, entre os quais vários advogados de defesa e acusadores públicos - foi condenado à morte por enforcamento. Ainda faltam mais sentenças por outros motivos, embora seja fácil prever que o desfecho seja idêntico: Saddam acabará na forca. Independentemente da malignidade da personagem, pertenço a uma civilização que recusa, sem hesitação, a pena de morte. Bush, com aquela leveza intelectual que o caracteriza, classificou isto como um "marco" e como um passo em frente no virtual processo de "democratização" do Iraque que ele e os seus aliados programaram nas suas lúcidas cabeças. Não é uma coisa, nem será a outra. A barbárie continuará. E já se anuncia nesta sentença de morte.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JG,
Vai ver que esta sentença de morte ainda vai ser "arma de negociação" nos "insurgimentos contra os americanos" a que se assiste sine die no Iraque.
Não creio que os americanos o deixem matar (já) - especialmente sem explorar ad nauseum o assunto durante esta campanha para as mid-term elections nos EUA... Saiba que a sentença irá ser contestada pelos Advogados de defesa. E esta é a melhor "arma de negociação" que os americanos (agora) possuem contra os "destabilizadores da democracia" no terreno. Aliás, a meu ver, a única.

Anónimo disse...

"leveza intelectual"? Isso sim é falar com elegância

lb disse...

Claro e contundente.

Anónimo disse...

Este post merece um "BRAVO"!