22.11.06

A TROPA


Para que serve a tropa neste momento? Aparentemente para nada. Quando muito, ajuda a apagar fogos, a conter inundações e dedica-se a actividades de natureza filantrópica. Finda a guerra e os "golpes", a democracia ficou sem saber bem o que fazer com ela. Aos poucos, foi-se apoucando a função e os homens que a serviram uma vida inteira. Como cumpri o serviço militar obrigatório que demagogicamente foi extinto pela "direita", tive o privilégio de conhecer muitos militares. Confesso que nunca me senti mal e entendo que um módico de dignidade é fundamental para não envacalharmos tudo em nome do correcto político. Isso passa por duas coisas. A primeira, por os poderes públicos não tratarem os militares como um bando de obsoletos dispensáveis. Um país precisa de alguma simbologia para sobreviver e não de macacada. A segunda, por os militares, mediante passeatas folclóricas, não contribuirem para o descrédito de uma instituição que pouco significa para as novas gerações, "educadas" apenas para a frivolidade e para o "carpe diem". Senão, mais vale meter tudo no glorioso "serviço nacional de bombeiros e protecção civil" e aprender a fazer "ponto-cruz".

5 comentários:

Anónimo disse...

o xalaxar a comer as batatinhas , as couvinhas , os ouvinhos, vindos directamente do vimieiro, o vinho directamente das vinhas podadas por ele...ele é q a levava direito..

Anónimo disse...

JG:
as «passeatas folclóricas», não são mais do que o resultado de dois anacronismos:
a) De um poder político, ignorante e pouco profissional sobre a Defesa - no Ministério e na AR.
b) Dos chefes militares ('segregados' pelo poder político), esquecidos dos seus subordinados.
Todos muito ocupados com a rotina, "sem conseguirem ter tempo para pensar" (expressão de um ex-CEM)
Z

dorean paxorales disse...

Ao contrario do anterior, parece-me que um poder politico ignorante sobre a defesa tem pouco de anacronico e as passeatas sao o resultado esperavel dessa privatizacao das F.A. cozinhada nas Financas.

Anónimo disse...

Sr. Goncalves,

As circunstancias em que foi tirada esta foto não têm muito a ver com as actuais circunstancias, pois não ?

Quanto ao iluminado da privatização das FA, oiça, nem nos Estado Unidos fizeram isso homem, não confunda falta de orcamento com privatização....

dorean paxorales disse...

Agradeço ao anonymous das 9h41 o seu oportuno obscurecimento. Onde é que eu tinha a cabeça, de facto...