29.11.06

COSÌ FAN TUTTE ?


Dizem-me que o director do Teatro Nacional de São Carlos, Paolo Pinamonti, exprimiu publica e formalmente a intenção de não prosseguir nas funções quando expirar o seu contrato na primavera de 2007. O neo-realismo tardio, em vigor na Ajuda, precipitou as coisas. Estou à vontade porque há três anos e meio deixei o Teatro pela impotência face à Ajuda- nessa altura era outra - e porque percebi que só se podia dirigir uma casa daquelas em regime de ditadura. Entretanto tudo piorou e toda aquela improvisação organizada acabará, um dia, por se estatelar graças aos comissários externos e internos que cuidam mais de si do que da causa do Teatro. Se eu fosse o Paolo Pinamonti, esperava sentado para ver o que é que dizem aqueles que, desde 2001, tanto o bajularam sem hesitações. Falo de quem o nomeou - o sr. José Sasportes e respectiva camarilha político-burocrática -, de quem o apoiou sem reservas a partir do Palácio de Belém do dr. Jorge Sampaio- o próprio incluído - e de outras "figuras" da nomenclatura "musical" portuguesa que me dispenso de nomear. Pinamonti, agora sim, precisa destes apoios para fazer frente ao equívoco instalado no ministério da Cultura cuja face mais paradoxal (ou talvez não) é o secretário de Estado Mário Vieira de Carvalho, outro grande nome da "cultura musical portuguesa contemporânea", formado na boa escola da ex-RDA. Ou os socialistas limitam-se a defender os seus "mais seus" e só protegem os outros apenas quando a eles lhes convêm? Que dirá o "mecenas exclusivo" desta telenovela mexicana, logo hoje, em dia de "gala"?

6 comentários:

Anónimo disse...

Será que tudo isto (o que se passa, descaradamente neste País) é para acabar em sociedade, entre “Zé SOCRATES “ e “Zé ZAPATERO”?

Tería sido melhor se tudo tivesse sido resolvido em 1.12.1640

Anónimo disse...

Os Ministérios seguem ÀS CEGAS o que o Chefe manda sem direito a usar a cabeça com Inteligência, a Interrogarem quem de direito, a Ouvir primeiro e Decidir depois!! Não....não é assim. O MC não é excepção - usam e abusam do Poder com uma facilidade e, sobretudo, um enorme Desrespeito pelos inferiores hierárquicos!!! Normalmente estes comportamentos são característicos de gente Frustrada, Insegura, Incompetente.....E, desta gente, é o que mais há por este potugalito fora.....

Anónimo disse...

Se sinal de rotura desta cristã associação de Paolo Pinamonti ao São Carlos e à Ajuda via São Bento partiu daquele, será que não terá sido apenas a versão pública?
Aqueles serviçais que o bajularam terão agora a oportunidade que esperaram.
Pinamonti deixa o cargo mas não deixa saudade.
kk

Anónimo disse...

Pinamonti deixará (se é que vai embora.....)a saudade do BEM artístico que fez ao TNSC e a Portugal, elevando o seu nível artístico....Voltar-se-á às temporadas comezinhas...ditadas pela Tutela que tanto gosta das bajulices dos ex's dirigentes do Teatro (salvo uma excepção!)

Anónimo disse...

Uns andam equivocados, outros não dizem com clareza e frontalidade o que sabem ou pelo menos o que pensam. È mau, muito mau, porque assim vai este País, cada vez mais pobre. Mais pobre sim , porque, como poderá um país enriquecer com gente tão POBRE.

Anónimo disse...

E a excepção quem será? Quem será, não me digam que sou eu!