2.5.10

O FASCISMO SECULARIZADO


Aquela criaturinha que preside à câmara de Sintra, Reboredo (não confundir com o "menino Reboredo" de Coimbra) Seara é mais benfiquista de profissão do que autarca ou professor (parece que é professor). Mas ele é apenas um exemplo conspícuo entre muitos e muitas. Faz parte de uma vasta trupe de figuras públicas, invariavelmente democráticas, que designaria pelos fascistas da bola seja lá qual for o clube delas. Impingir tanta bola, a todas as horas de todos os dias da semana, é uma forma de fascismo secularizado no qual aqueles democratas colaboram para dar um ar popularucho às suas cansativas figuras. O único que nunca alinhou nesta oca demagogia, honra lhe seja feita, foi Mário Soares. Era então PR e não se privou de dizer, em plena televisão, que detestava futebol. Este domingo vai ser um momento particularmente alto deste fascismo secularizado. As "massas" - as das bolas de golf, das pedradas, dos vidros partidos e das cadeiras - limitam-se a sublimar o seu fanatismo da única maneira que conhecem porque não têm acesso directo às televisões e aos seus talk shows. De resto, estão bem para os que lá vão. O diabo que os leve a todos.

11 comentários:

César João disse...

Realmente é uma pena que "cenas" dessas aconteçam no nosso País.
O futebol em si,jogado dentro das 4linhas,mexe com a maior parte da população Portuguesa.

Anónimo disse...

O futebol (este por ser um foco muito importante da atenção) e a internet (esta pelo tempo que tira) têm contribuído para o atraso do país.

NUNO MIGUEL HENRIQUES disse...

Lol...

Boas palavras,,,

Moonwalker disse...

Sim , é uma merda tanto futebol e tanta conversa sobre a merda do futebol.
Devia fazer-se um a abaixo assinado exigindo o fim dos falatórios / programas de futebol na televisão pública.

Nuno Castelo-Branco disse...

EXACTO!
Tudo isto enoja e quando cá cheguei em 74, "a bola" ficava para os últimos 5 minutos do telejornal.

Analista disse...

Chamam-lhe professor porque deu (não sei se ainda dá) umas aulas numa qualquer universidade do género da independente.
É apenas licenciado em Direito, coisa de que percebe tanto como eu de um lagar de azeite.
De resto, foi secretário-geral do CDS, passou para o PSD (que lhe deu o emprego em Sintra) e agora ocupa-se da bola e do socretinismo judítico. O que lhe falta, coitado, é qualquer coisa dentro da cabeça.

Anónimo disse...

É verdade que nestas cabeças ôcas futeboleiras os debates sobre futebol soam a música de câmara. E o pessoal da comunicação (mais uma vez esta gente) entra em êxtase com o assunto.

É, de facto, um exagero! E quando eles entrevistam o pessoal do futebol? Extremamente importante saber o que pensam (!) os tipos...

Atenção que o Junho vai ser duro, neste domínio. Vai deixar de haver défice, PT, TVI, etc. Até o "dito cujo" vai hibernar. E agradece. Pode ser que nos esqueçamos dele...

Mas o Benfica é o Benfica! Antes assim, que voltar a levar com a soberba bimba do fê-quê-pê!

PC

fado alexandrino. disse...

Por esquecimento não mencionou Rui Rio que conseguiu afrontar e derrotar aquele que parecia o Rei do Norte.

Unknown disse...

O menino Reboredo de Coimbra? Até já me havia esquecido desse gajo. Ah! Ah! Ah! Bem lembrado.

Anónimo disse...

Fernando Reboredo Seara não é de Coimbra; é de Viseu. Deu aulas - que eu saiba - numa coisa chamada "Universidade Internacional", tal como o nosso bom Dr. Martins do TC. Parece que Seara cedo se meteu no "direito da bola" como nicho de mercado e estratégia para conhecer eminências pardas de terceira plana deste nobre cantinho português. Depois veio também o inevitável contacto com os autarcas. Acerca das suas passagens por partidos não sei ao certo mas não me espanta CDS-PSD. Tal como dizia Eça na Ilustre Casa... - "Ó homem! o partido não interessa! o que é preciso é escolher um. O que é preciso é furar!". Apesar de tudo isto, parece que o homem é melhor do que a corrupta-sovaqueira Drª Edite (Edite parece uma puta de estrada ou uma puta velha de cruzeiro).

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

Quem é Reboredo de Coimbra?

B I