4.2.11

CILA E CARÍBDIS


«Os socialistas decidiram apontar armas para o seu próximo congresso, onde se prepara a canonização do engº Sócrates, içado à categoria de salvador da Pátria, na sua intrépida luta contra a invasão do FMI e os traidores da direita que "salivam" perante os interesses obscuros dos mercados e a perda da independência nacional. Por estranho que pareça, esta gloriosa epopeia parece não se bastar a si própria. E para que o Congresso não caia, como habitualmente, numa unanimidade sonolenta, em que o herói se apaga e o vazio impera, o PS tenta desesperadamente encontrar um inimigo interno que teria em Manuel Maria Carrilho a sua encarnação mais feliz. Uma forma de "colorir" devidamente a vitória do chefe que, doutro modo - e por mais epopeias que se ensaiem - se arrisca simplesmente a confirmar a absoluta vacuidade de um partido que, nos últimos anos, se limitou ao papel de mero figurante do desgoverno socialista. Enquanto isso, o dr. Passos Coelho, depois de um prometedor jejum mediático, reapareceu, em cena, a reboque do sector empresarial do Estado e dos prejuízos das Empresas Públicas. Num primeiro momento, estas últimas, nomeadamente no sector dos transportes, deviam pura e simplesmente fechar, a a bem das alternativas privadas que infelizmente não existem; depois, a tese evoluiu subtilmente para o campo das privatizações, e, por fim, todo este magnífico propósito acabou por aterrar no corte dos passes sociais que, como se sabe, costumam ser utilizados pela alta burguesia que não gosta de andar de carro. Ficamos, assim, a saber que, pelo que toca ao PSD, e para diminuir os prejuízos nas empresas de transportes, o dr. Ricardo Salgado vai ter de andar de metro ou de autocarro por sua conta e risco. Uma proposta, no mínimo original, que ilustra bem a normalidade em que somos obrigados a viver.»


Constança Cunha e Sá, CM

8 comentários:

Anónimo disse...

Tem "garra" esta Constança, o texto é excelente e um pertinentíssimo aviso para que Manuel Maria Carrilho não caia no logro de um Sócrates e de um partido socialista em passe de finados.

floribundus disse...

cada povo tem o
sócrates que merece

quando li o título do livro sobre o cãol pensei que estavam a ofender os rafeiros

Anónimo disse...

A Dra.Constança foi das pessoas que contribuiu com mais horas de tempo de antena antes das últimas legislativas, batendo forte e feio na senhora que dizia a verdade. É ver como tratou o PSD e concluir se foi ou não foi, dos que mais contribuiram para a vitória de Sócrates. Que faça bom proveito e que a sua reforma se faça reduzir pelas escolhas. Agora aguentem, que o país já não tem solução que não passe por minimizar a desgraça.

Bastonário da Ordem dos Otários disse...

Se o Prof.Carrilho é assim tão perspicaz e inteligente,então que enfrente o Sócrates no Congresso ou que constitua o seu próprio partido social-democrata ou social-liberal e que concorra como qualquer aspirante ao poder.

É tão simples e nem é preciso fazer um desenho.

Anónimo disse...

O PSD tem "muitas flores" que não se cheiram. Não falo obviamente da Drª Manuela Ferreira Leite que é uma pessoa proba como poucas serão neste desgraçado País.

joshua disse...

Estas verdades têm a inconveniência de matar a esperança, especialmente no que toca ao tactear coelhista.

Cáustico disse...

Detesto políticos interesseiros, aldrabões.
Um político tem de ter um único interesse: gerir bem, com perfeita eficiência, a coisa pública. Para isso precisa de ser honesto. Depois, tem de ser verdadeiro, não jurando nunca o que não tem intenção de fazer, mas afirmando sempre a mesma opinião, que não varia de acordo com conveniências, sejam elas quais forem.

Isabel disse...

Plenamente de acordo com o anónimo das 4.12PM. O Professor Carrilho a discursar para os burgessos de serviço seria um espectáculo penoso. Ele está a anos-luz daquela plateia.