25.2.11

OS DONOS, SEGUNDA PARTE


1. «O mandato do actual Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) termina por este dias. É provavelmente a mais feliz das notícias para os media portugueses nos últimos tempos. Saber que Azeredo Lopes, Estrela Serrano e Elísio Oliveira deixam a ERC é uma boa notícia para todos os jornalistas de Portugal dignos desse nome. »

2. «Ainda não está na administração e Paes do Amaral já tem uma contratação que desejava para a Direcção de Informação da TVI. Nos anos em que lá passou, sempre mostrava incómodo com a independência, a acutilância e a irreverência da informação da TVI, três qualidades que foram quarta-feira defendidas como características a manter num comunicado do Conselho de Redacção do canal. Não só Amaral manifestou o seu desagrado com o que se tornou a ideia feita acerca do “estilo da TVI”, como agiu contra ele, por exemplo afastando Marcelo Rebelo de Sousa quando ele desagradou ao poder político. Ao contrário de Belmiro de Azevedo e de Pinto Balsemão, o ex e futuro chefe da TVI não aprecia uma forte independência informativa, assemelhando-se nisso aos próceres governamentais que passam pelas administrações da RTP. Não admira que desejasse José Alberto Carvalho, cujo mandato nas duas últimas direcções da RTP coincidiu, na minha opinião, com a mais acentuada governamentalização da informação desde há décadas. Um dos objectivos é, pois, o de conseguir com Carvalho apagar os traços de independência, acutilância e irreverência que a redacção da TVI aprecia. A TVI poderá ter incorrido num erro de gestão e de avaliação das necessidades internas. Revela desconhecimento do que tem sido nos últimos anos o torpor da Direcção de Informação da RTP e o seu relacionamento com a sua administração, representante da tutela governamental. Carvalho revelou uma enorme incapacidade para tomar decisões e a uma atitude para com o poder político governamental que, na minha opinião, promete o pior quanto à independência, acutilância e irreverência. Infelizmente, é comum administrações de grupos privados desprezarem a independência editorial e preferirem um conúbio malsão com o poder do momento. Ao contrário da ideia feita, a informação da TVI é hoje interessante e competente, e amiúde menos sensacionalista do que as da RTP ou SIC. Se por vezes é a última a chegar a eventos inesperados tal deve-se mais a falta de meios disponibilizados pela Administração do que a erros jornalísticos de avaliação. A TVI preferiu agora gastar em estrelas milionárias a investir na redacção. A transferência de Judite Sousa, que poderá motivar-se por melhores condições contratuais, representa a aquisição de uma jornalista experiente, nomeadamente nas entrevistas. Sousa conseguiu sempre o milagre de estar em direcções politicamente suspeitas sem que esse opróbio lhe caísse em cima. Não é nada com ela. Eis uma qualidade que continuará a ser-lhe útil na TVI. Quanto à RTP, fica desfalcada a menos de um ano de mudança de administração e, quem sabe, de governo. Não perde nada com a saída de um director asténico como Carvalho, mas saem também pessoas experientes de cargos directivos. Receio que não será desta que a RTP aproveita para uma mudança profunda que favoreça o serviço público, a informação livre e o nosso dinheiro que lá é enterrado, cerca de um milhão de euros por dia. »


9 comentários:

Anónimo disse...

Isso é tudo ardinas ao seviçp do governo...

Ananias Dias disse...

1.Pode ser que, um dia destes, alguém se lembre de pormenorizar a vergonha que foi a passagem dessas três tristes figuras pela ERC. Então se verá a que baixezas se entregaram. Em especial, o mais socretino dos capachos, Elísio, que foi lá posto pelo... PSD!
2. Um assomo mínimo de dignidade própria devia impedir o Paes do Amaral de voltar a aproximar-se de qualquer órgão de comunicação social. Mas também neste caso pode ser que um dia alguém se lembre de revelar as profundas razões que têm feito dele um dos mais caninos servidores do socretinismo.
3. Quanto ao Carvalho, essa nulidade que prima pela mais absoluta ignorância e a mais ridícula "vaidosice", o melhor é mandá-lo para o seu próprio nome, mas sem o v...

Anónimo disse...

A redacção da TVI é contituida por uns merda-moles. Então não há lá gente de jeito para serem directores? Será preciso importar estes coprolitos fossilizados?

Anónimo disse...

Também já tinha pensado que sendo assim (Carvalho & Cia) iria deixar deixava de ver as notícias da TVI. É pena.

Anónimo disse...

Um milhão de euros por dia.
Nem vale a pena comentar.

Anónimo disse...

Esse Paes do Amaral devia dedicar-se em exclusividade aos pópós que é o que lhe assenta.

Anónimo disse...

Durante anos Fernando Esteves, jornalista da Sábado, conta que que foi insultado por posts e comentários do blogue “Médico explica medicina a intelectuais”. Mas não ligou. Até que alguém o aconselhou que devia actuar judicialmente contra o autor.in Público - leia!

Anónimo disse...

Socrates aguenta-se nem que os juros da divida cheguem aos
5.000%. Não se aguenta um dia se perder o control dos tele-jornais .

Anónimo disse...

Oh pazinho das 4.37: Eu sou insultado todos os dias pela RTP. Pelo mau serviço, em 6 ou 7 canais, 1,2,N, Memoria,Africa, Internacional etc.São 300 milhoes todos os anos para passarem aqueles disparates e uns quantos engomados terem ordenados fabulosos e outros terem o tacho e o Cv preenchido. A quem é que me queixo?