18.5.10

MERECEMO-LO


Estava a folhear o Livro do post anterior enquanto o 1º ministro era entrevistado na RTP. Não foi por causa dele, coitado, que escolhi aquele trecho. Foi por causa da ironia, uma coisa que falta tanto entre nós quanto sobra de estupidez. Mas Bernardo Soares é apenas literatura (da melhor, genial mesmo) e Sócrates é uma realidade palpável. Ao longo das entrevistas-propaganda que tem concedido nestes longos cinco anos, lembra-me uma ideia de T. S. Eliot sobre a poesia. Eliot dizia que um poema é como um naco de carne que o larápio atira ao cão para poder assaltar a casa. Estas entrevistas são como esse naco atirado aos cães - que somos nós e, em especial, o "parceiro" Passos Coelho - enquanto a criatura em causa faz o que quer, como quer e quando quer. Merecemo-lo.

15 comentários:

Anónimo disse...

tiens razon...boe dansar el tango para distrair...boa noite a todos.

Anónimo disse...

Mais do que merecê-lo, somos, enquanto povo, muito parecidos com ele. Socrates encarna perfeitamente a alma do povo português.

De nihilo nihil disse...

Não vi, felizmente, ando com a tensão muito alta e os "bicos-de-papagaio" cantam alto sempre que me revolto no sofá. Prefiro dar de beber ao rato em páginas de fotografia.

Anónimo disse...

Desculpem-me a expressão mas somos mais do tipo " ladramos, ladramos mas não mordemos" É a falta da consciência colectiva e social, que não nos permite tomar ou ter outro tipo de atitude.

Anónimo disse...

"Socrates encarna perfeitamente a alma do povo português."

Talvez seja mais do tipo "sócrates encarna perfeitamente o que há de pior na alma do povo português".

Anónimo disse...

sera' ensaio, filosofia, sem duvida de alto gabarito, mas Bernardo Soares nao e' literatura.

João Carpinteiro disse...

Que no dia 25 de Abril de 1974 tinha rebentado um cano esgoto, isso já o sabia há muito tempo. Agora que tenha produzido tangueadores, essa não lembra nem ao careca. O bimbo d'Armani é genial! E que par ele faz com o marquês de Massamá! Para os menos familiarizados com a história do tango, lembro que, nos seus primórdios, era uma dança de dois homens (v.g. Jorge Luis Borges). Lá mais para a frente, veremos qual dos dois luso-tangueadores leva a rosa na boquinha. They live!

Anónimo disse...

De literatura nada sei. De poesia, a mesma coisa. O meu limitado universo ficou todo caído entre Eça e Bocage; também um pouco de Camilo e Ramalho; assim como um pouco de Pessoa, Almada e Camões. Como preguiçoso, leio e releio tudo o que li e já li várias vezes. Dá segurança. Também gramo um pouco Shakespeare e tópo Dante, principalmente em citações breves para incultos ou em declamações - se não forem feitas n'a cornocópia, por petizes aprendizes - daqueles que vestem esquesito e gostam de rampas com menos de 6%. Sei que Vasco G. Moura (tipo brilhante...) também tópa o T.S. Quanto ao carbúnculo-mitómano-socras, já não há muito de novo a dizer ou a esperar. Também em relação à dupla Zé-Alberto e Judite, a mesma coisa; fizeram o trabalhinho bem-feitinho, bem orientadinhos e com juizinho. Há que salvaguardar o ordenado nesta época de vagos e remotos problemas...

Ass.: Besta Imunda

Garganta Funda... disse...

Enquanto na Islândia muitos responsáveis pelo desastre financeiro daquela simpática ilha gelada estão a ser detidos, processados e certamente vão ser julgados, aqui nesta republiqueta sucialista al mezzigiorno os «responsáveis» pela manipulação dos déficits, das previsões e pior, os responsáveis pela bancarrota do país, andam a pulular de pantalha em pantalha a justificar o injustificável e a gozar na cara do tuga bruto, pacóvio e analfabeto.

Como diz o Dr. João, o povo português bem merece as «instituições» que tem e também merece a «elite» que nos (des)governa e que não passa da mais fina flôr em cima do entulho...

Anónimo disse...

Talvez a questão não seja "se o merecemos". Já nem se trata de saber isso. O engenheiro-mitómano é sim já um produto duma sociedade patológica. Na verdade, ao povo, às pessoas que encontramos todos os dias na obra, no café - sejam licenciados ou serventes-de-pedreiro - todo este alarido, escândalo, caus, falta de vergonha e abismo eminente já não interessam. Estão saturados, embotados. Tudo escapa a toda a gente. Todos enfiam a cabeça na areia ou pura e simplesmente estão indiferentes, como os condenados por ferimentos graves ou infecções imparáveis. Que se pretendia ou esperava afinal? que o povo viesse à rua fazer uma revolução? Que imperassem os valores? E que valores? Os que a escola marxista sistematica e cientificamente minou ao longo de 36 anos? O povo foi enganado e iludido durante décadas por descamisados-revolucionários, libertários patetas, engravatados, economistas, juristas, engenheiros, doutores falsos e verdadeiros, e foi-lhe prometida a vida sem responsabilidades e sem deveres...Agora subitamente são exigidos os deveres. Se o Zé-povinho não fosse de tendências amnésicas isto até poderia ser didático. Mas não...

Ass.: Besta Imunda

www.angeloochoa.net disse...

Sobre o cujo haver dito:
“Sinto-me dono da política económica do meu país e não há nada que impeça a esquerda de ser responsável. Pelo contrário, só aqueles que são de direita é que acham que a esquerda não toma atitudes responsáveis”...
atirei agorinha a amiga Anabela Magalhães:
http://anabelapmatias.blogspot.com/2010/05/palavra-jos.html
Que profundamente triste é, Anabela, encarar a vida e os humanos, e, em particular a vida política, em termos de Esquerda e de Direita.

Faz-me lembrar anedota uma, e anedota outra, de caserna.

Mas, antes, te direi que só me merece mais simpatia o lado direito por ser o lado da direita imensa do Pai:

«Deste ao bom ladrão lugar cimeiro,

À direita imensa do Pai.»

(Escrevi num poema falando do bom ladrão Dimas, dedicado ao meu Senhor do Bonfim, que a tradução automática do meu p c traduzia para inglês por Gentlman of Bonfim…)

Pois as anedotas são consabidas:

Uma:

-- Ó 31, qual é a tua mão direita?

O 31 responde, trocando os pés pelas mãos:

-- É a que fica do lado do coração.

Outra:

Um, que ia, na parada, com passo trocado, exclama:

-- Todos vão errados, só eu vou certo.

A concluir oferece-se-me dizer que vejo os homens em dois grupos que nada têm a ver com direita e esquerda:

(Derecha/Sinistra dicen los españoles…)

Os que têm seus problemas resolvidos e os que não.

Que problemas todos temos.

Nós, portugueses, temos, os de direita, e os de esquerda, como o senhor engenhoso diz, da alta cátedra de sua cultura altamente política, temos, te dizia, um problema, todos, mas todos, temos um problema, praticamente por ora irresolúvel, que é o Senhor Engenheiro José.

Anónimo disse...

Este PM tem um descaramento, uma desvergonha e um mau carácter inexcedíveis.
Se estivéssemos na I República (e que pena não estarmos) já se lhe tinha limpo o sarampo.

Anónimo disse...

Que fotografia genial "Besta Imunda". Um fotógrafo profissional não faria melhor.
Cps
Scaramouche

João Neves dos Santos disse...

Se quiserem acrescentar ao relatório da comissão de inquérito PT/TVI a quantidade de vezes que vimos os dentes do José Alberto de Carvalho e da Judite de Sousa (serviço pago/público da RTP) enquanto o primeiro-ministro passava pelo "Elefante Azul", têm a minha aprovação.

Anónimo disse...

Caro João Neves dos Santos,
"Elefante Azul" está muito bem observado e caracterizado!
Não sei se o meu amigo conhece lá alguém "a trabalhar". Basta falar com alguns deles e a sua noção de "Elefante" muda logo para muito pior. Ele, além de azul constante, vai tomando alternâncias em rosa e laranja, mas sempre com uma grande e tradicional dose de vermelho-histórico. Este vermelho associa-se e harmoniza-se facilmente com o castanho-merda da roubalheira e do esbeiçamento da coisa por abuso permanente: são 385 milhões de Euros por ano. Ao menos no original - o Branco - as putas são atrevidas mas, na hora de negociar, baixam os preços e tornam-se razoáveis, sobretudo depois das 2h 30m da madrugada. Além disso passam por finas. As do Elefante Azul são rascas; o equivalente a putas de estrada. Mas que digo? tudo isto também é do domínio público...

seu,

Besta Imunda