29.5.10

A ILUSÃO


«Com a sua sabedoria, o dr. Mário Soares pediu ao primeiro-ministro que fosse à televisão, sozinho, esclarecer e orientar o país, que anda claramente inseguro e perplexo. Ele, como é óbvio, não foi. Não lhe entrou com certeza na cabeça que perdeu a confiança de toda a gente. E, no entanto, basta ler os jornais para se verificar a solidão do homem. Em quarenta anos de política, nunca assisti a um desprezo tão constante, a uma hostilidade tão brutal, a uma unanimidade crítica tão completa. Qualquer pessoa de senso e dignidade tirava as conclusões da situação e desaparecia logo. Sócrates, não. Sócrates resiste, acha ele, a bem da Pátria em perigo. É uma ilusão comum e é também uma ilusão perigosa. O menor incidente pode hoje sem dificuldade acabar com ele. E, de caminho, connosco.»


Vasco Pulido Valente, Público

7 comentários:

Anónimo disse...

A falácia do VPV, é fazer passar a ideia que a culpa é do individuo.
Reduzir o desastre nacional à tragédia pessoal do falso engenheiro.
Transferir as políticas e os resultados desastrosos, para o "instrumento" que se prestou ao crime.
O partido que o seleccionou, que o promoveu, e que o sustenta, não é muito mais responsável que o títere?
O Presidente que o tolera, há dois mandatos, não é responsável?
Não é o Sócrates, a "testa de ferro" das sociedades secretas que o puseram no poder, para em proveito delas roubar o país?

Anónimo disse...

"nunca assisti a um desprezo tão constante, a uma hostilidade tão brutal, a uma unanimidade crítica tão completa" .... Como se constata pelos resultados eleitorais de há menos de um ano e pelas actuais intenções de voto, quem anda numa realidade ilusória paralela não é só o PM. VPV também anda descontraidamente por lá, nesse universo paralelo da crítica, publicada, mas que não rende votos ... É o regime partidocrata que chegou a um impasse, Sócrates é só mais um peão do sistema. A alternativa que espreita já mostrou bem ao que vem quando passou das palavras bonitas e do livrinho, para os apoiantes, aos actos, o primeiro desles foi logo desdizer tudo o que naqueles tinha afirmado ...

Anónimo disse...

Acho que ele só sai quando tiver assegurado um lugar rendoso, de preferência lá fora.
Há meia dúzia de anos reputaria loucura este argumento.

C. Gilbert disse...

Os comentários ao texto principal dizem tudo, valem talvez mais que o proprio artigo. Mas que mal fez Portugal e os portugueses para como povo merecerem tal sorte? Creio que a resposta estará na atitude que tiveram colectivamente (e à revelia de muitos, diga-se) quando lhes foi dada a liberdade de forma inesperada há perto de 40 anos, e o imenso sofrimento que causaram a centenas de milhares de pessoas, a povos inteiros. Portugal aí mostrou não ter mérito como nação evoluída, mostrou ter gosto em seguir uns quantos malabaristas que iludiram o povo com uns quantos jogos-de-espelhos e fogos-fátuos, e esse povo continuou fielmente a alinhar com esse tipo de falsas promessas a troco de uma prosperidade fácil, caída do céu sem esforço próprio. Tem agora aos poucos a factura para pagar.

Anónimo disse...

E está bem acompanhado,
pelo deputado 'mãos leves' e camaradas que o defendem.
Sim, o breve ladrão dos gravadores.
Ao pé deste artista, o MRPP Barroso, quando roubava mobiliário da Faculdade para a sede do partido, fica desculpado.
JB

Anónimo disse...

Esta foto está um achado! Um verdadeiro palhaço! Do pior!

PC

Scaramouche disse...

Ainda ninguém reparou que José Sócrates é um psicopata da pior espécie.
Ele planeia tudo ao pormenor com uma frieza arrepiante, levando à sua frente todos aqueles que se lhe oponham, não se importando com as consequências que daí possam advir para o país.
Mário Soares é cúmplice deste maníaco, não se importando de nenhum modo, das consequências que começam a vir ao de cima, das loucuras e desvarios do seu correlegionário.
Cps
Scaramouche