11.6.10

COMEMORAÇÕES


Dados a comemorações e a beberetes, cá estamos, durante dois dias nos Jerónimos, a celebrar 25 anos de nós na Europa. Essa Europa - e a que, vamos lá, se seguiu durante uma meia dúzia de anos - já desapareceu. Em seu nome, há o euro o qual, por sua vez, também já conheceu melhores dias. E há, evidentemente, a primeiro-ministro dos "vinte e sete", a sra. Merkel e o seu valet de chambre, Sarkozy, que tomaram conta da Europa por conta da crise. Os restantes "rostos" do tratado de Lisboa - Barroso, a baronesa ou condessa e o valente Popeye - são tão irrelevantes como pedras na calçada. Isto serve para dizer que não há nada para comemorar e, pelo contrário, apenas coisas a lamentar a começar pelo desbiografado sediado em São Bento. E para recordar que, escassas horas passadas sobre o evento, um dos convivas, Mário Soares, então 1º ministro, se demitiu. Porquê? Vasco Pulido Valente resume, melhor do que eu, o motivo. Esse, sim, comemoro.

«De repente, em algumas semanas, caiu o tecto. Mota Pinto, humilhado num Conselho Nacional, abandonou o governo e, para o lugar dele, foi interinamente Rui Machete. Depois, Mota Pinto morreu. E o Congresso do PSD, marcado para a Figueira da Foz, ficou, por assim dizer, sem dono. Que chefe iria produzir aquela desvairada congregação? O enérgico Salgueiro? O coleante Marcelo? Pior ainda? Em S. Bento, o candidato berrava como um possesso. Numa tarde qualquer de Maio, recebi um recado para comparecer urgentemente no futuro «espaço Valbom», um prédio em carcaça com meia dúzia de quartos alcatifados. Lá dentro, rodeado por uma corte fúnebre, Soares tentava não aliviar a raiva, partindo cadeiras na cabeça dos dignitários. Logo que entrei mandou calar a canzoada. Precisava de me fazer uma pergunta, uma pergunta fatídica: «Quem é esse Cavaco?». Pulidamente, inquiri a razão do interesse. A minha vida, oscilando entre a baixa literatura e um alto sentimento, não me permitia seguir com minúcia as peripécias da política partidária. Soares respondeu, atirando-me um jornal por cima da mesa. O jornal informava o público que o Prof. Cavaco Silva fora eleito presidente do PSD. Coube-me, pois, a honra de ser o primeiro a instruir o dr. Mário Soares sobre a natureza da criatura. Registo o profético sumo das minhas palavras: «Não se aproxime dele, não lhe fale, não lhe toque. Não se convença que negoceia com ele. Ele não gosta de negócios, só gosta de contas, e desconfia de si (para pôr as coisas com brandura). Demita-se imediatamente. Informe o país que se fartou das loucuras do PSD e que o PSD quer subverter a ordem e matar os portugueses à fome. Exija eleições. Mas não se meta com o homem.» (Vasco Pulido Valente, Retratos e Auto-Retratos, 1992)

7 comentários:

Anónimo disse...

Infeliz momento, funesta empresa, aposta perdida. Um gigantesco equívoco. Uma vergonhosa mentira. Ninguém neste canto esquecido por Deus percebeu ainda que perdemos há muito o Brasil e o seu ouro, África e a sua vastidão. Estamos no tamanho de 1385. Mas agora somos colónia; e sem saber o que fazer. Portugal foi decapitado.

Ass.: Besta Imunda

Garganta Funda... disse...

Ainda ontem assistiu impávido e sereno à missa do 10 de Junho onde um ilustre fugitivo da tropa homenageou os antigos combatentes...

Foi demasiado grotesco ver desfilar valentes cidadãos, os quais têm sido humilhados e ostracizados, perante uma tribuna essencialmente constituida pela nomenklatura que destruiu Portugal...

De facto Portugal é um país de eventos e comemorações.

Já depois de amanhã, dia 13, vamos ter os «casamentos de Santo António» do edil Costa...

Anónimo disse...

Mas depois Cavaco fez o seu aggiornamento...

lucklucky

www.angeloochoa.net disse...

J.G.:
Quanto a comemorar, valho-me da opinião de meu ex-colega de Economia Eduardo Reizinho.
Entrámos para o euro (moeda única)e o mal é que já de lá não saímos.
Que nosso mal é mais monetário do que económico. Assim, no 'clube dos ricos' nos afundamos colectivamente e sem remédio... Ante as emergentes China Índia e quejandas que com sua moeda em baixa caçam o investimento e exportam e são competitivas até dizer basta.

Anónimo disse...

«Portugal foi decapitado».
Lá isso é verdade. Mas ainda mexe o rabo. Este o Mistério !

Daniel Santos disse...

orgulhosamente sós.

Anónimo disse...

Só faltava você, doutor "à trouche-mouche"...

Besta I.