4.3.07

REFLEXÃO - 2


Caro leitor, deixo à sua reflexão o seguinte, depois de um episódio que muito me maçou durante toda a tarde, enquanto assistia à "Valquíria" (vista da plateia/palco, a arte total). Encontro, sentado numa mesa de café, um amigo de muitas cumplicidades, afinidades e intimações feito. Ele é socialista de quatro costados e conselheiro de socialistas de cinco, seis, mil costados. Nunca fui seu amigo - logo eu, medonho misantropo reaccionário- por ele ser tal, mas por que é das cabeças mais fascinantes e irónicas que conheço. Era das poucas pessoas com quem eu "falava" já que, com a maioria, falo a pensar na morte da bezerra. Como não estamos pessoalmente há quase um ano, deduzo que o episódio de ontem se deveu ao que escrevo o que, se me lisonjeia, preocupa-me. Nunca confundi amigos com cortesãos. Sempre entendi que o dever de um amigo é, quando necessário, dizer - ser o primeiro a dizer- que o rei vai nu e não fingir que, só porque é amigo, Jesus desceu à terra de novo. Ora este meu amigo recusou-me - com o argumentou irrepreensível que eu o "incomodava" - uma cadeira à sua mesa. "Sai daqui, incomodas-me", para ser mais preciso. Caro leitor, só vale a pena continuar a escrever (nem que seja só para si, o único leitor que está agora a ler isto) se for para o incomodar. Caso contrário, et par delicatesse, saio daqui.

21 comentários:

Anónimo disse...

nem pense!
1 abraço

Anónimo disse...

Pelas mil pragas do Egipto! Continue a incomodar. Sempre. E aqui lhe deixo este modesto conselho: deixe-se de delicadezas para quem não as merece.

Anónimo disse...

Algum antigo camarada, quiçá ?

Anónimo disse...

Ainda nutre a ilusão de que as pessoas gostam de ser incomodadas? Elas nem sabem a diferença entre cortesãos e amigos, e mesmo com os amigos temos de saber o que dizer e quando. Socialmente falando, boas são as pessoas que dizem o que queremos ouvir. Dizer o que se pensa, assim sei mais, só porque sim, só trás chatice. Não tenha ilusões. Para mantermos um mínimo de sanidade talvez tentar não mentir para nós próprios, em primeiro lugar, mas também para os outros, vivendo numa espécie de limbo da omissão. Escrever num blogue deveria ser mais impessoal, e aí o incomodar deveria ser útil. Para mim, enquanto leitora, é. Não confundir leitores com amigos é útil. O seu amigo, pelos vistos, confundiu. A morte da bezerra é uma companhia constante no nosso quotidiano, mas talvez ser mulher facilite as coisas pois nós aguentamos, e precisamos, de umas horas de banalidades femininas e cumplicidades feitas de estrogénio, com aquelas de quem gostamos. Mas quantos de nós conseguem conversar do que gostam, sempre que apetece? É a vida.

Arrebenta disse...

Para quando a entrada para a equipa dos "Braganza"?...

Anónimo disse...

“Sai daqui, incomodas-me”

É que incomoda mesmo, caro João Gonçalves. Não é impunemente que pode dizer-se livre.

Quem escreve do PS - “partido artificial e monolítico...Sócrates e seus epígonos amestrados ... evidência eucaliptal... programa de pura indigência e hipocrisia políticas...Maria de Belém e a sua loiça... até à deselegância “das desdentadas mentais”- não deve esperar, dum amigo PS, hipocrisia.

Não é fácil dizer : “incomodas-me” ... se ele se incomoda é porque não lhe é indiferente. Os amigos também se zangam... e na sua guerra ao PS, justa ou não, não é isso que está em causa, utiliza algumas vezes expressões, porque generalistas, que o podem ter atingido na sua honra.

Lembre-se que já escreveu:

“interessa-me muito mais o que penso dos outros do que aquilo que os outros pensam de mim” ... ou estava a excluir os amigos?

Assim ... já o entendo quando diz:

“Há momentos da nossa vida em que nos devia ser permitido sair dela e provocar eleições antecipadas”

A mim, como leitora, incomoda-me algumas vezes, mas continuo a lê-lo.

Quanto aos amigos versus cortesãos... o tema dava um ensaio.

Aladdin Sane disse...

É como disse a comentadora das 14.26. Mas o post - e queira desculpar-me o atrevimento - soa-me um pouco a queixume. No fundo, sabe que a continuação do blogue não está em causa. E ainda bem: a falta de polidez do seu conhecido não merece tanto. Pois quem atura desvarios de freaks como eu (ou pelo menos publica alguns dos meus comentários) não pode pensar seriamente em acabar com o blogue. Certo?

Anónimo disse...

Ou acaba como blog ou o PRACE acaba consigo. Logo: tanto faz.
Porque isto de apresentar uma lágrima ao canto do olho só permitido aos laureados da Academia ou à miss universo, e o senhor gonçalves não deve ser nem uma coisa, nem outra.

Maria Lua disse...

"Não receio as palavras dos violentos, mas o silêncio dos honestos."
M. Luther King

João, faça o favor de continuar a incomodar que nós agradecemos!

Anónimo disse...

Não se queixem se o acharem incoveniente.. é assim que deve ser, acautele-se se o acharem impertinente.
Agradeça ao seu "amigo" e analise a sua consciencia.
Não deve dizer tudo o que pensa,,, apenas pensar tudo o que diz (escreve)
Boa semana e...obrigada

Anónimo disse...

Bom, creio que o meu amigo se limitou a levar, em cima, com uma atitude salazarenta.

É que Salazar limitava-se a "correr de várias formas" com tudo o que o incomodava.

Infelizmente, para nós todos nunca se incomodou com ele próprio.

Anónimo disse...

É sempre tempo para corrigir a escolha das suas amizades... Esse "incomodas-me" no fundo é uma forma de censura. Mas esperava outra coisa duma cabeça de esquerda? A direita tem a fama mas o proveito, como muito bem sabe, está em Cuba, China, Coreia do Norte... A esquerda clama, para ela, pela liberdade de dizer/escrever o que lhe convém. Mas cerceia essa liberdade aos que dizem/escrevem o que lhe desagrada. Continue a escrever como lhe apeteça: amigos desses é bom descobrir que não valem a nossa amizade.

António Luís disse...

Oh João, não faça isso. Nós gostamos de si e, pela minha parte, terá sempre uma ou várias cadeiras às ordens!

A. Luís

Anónimo disse...

Ponhamo-nos, por momentos, na pele daquele desgraçado.
Não para ser como ele,mas para tentar ver como ele sofre: é incomodado e continua a abrir o blogue que o incomoda. Em silêncio no seu recato, cada vez quye abre o blogue que o incomoda, confronta-se com a sua mediocridade. É esse o incómodo que lhe vai nos costados.

Anónimo disse...

«O verdadeiro amigo é aquele que sabe tudo sobre ti e continua sendo teu amigo» (K. Cobain)
Uma expressão e nada mais que uma expressão.
Ou talvez não. Se é que é possivel.

Anónimo disse...

Não percebi uma coisa. O João Gonçalves incomoda exactamente quem e porquê? Mas gostei da atitude do outro gajo. É um bocado almada negreirino, o tipo, hehehe;) E venha de lá a tal história, caramba, que a gente gosta é de cuscuvilhices.

Anónimo disse...

O "incomodas-me" é como alguém me disse uma vez: "não te importes com as invejas...é bom sinal sermos invejados! Quando passamos indiferentes é que é mau sinal.."!
Ainda bem que o João incomoda muita gente!! Ou antes, é pena que haja gente que se incomode com o que o João diz!!
Essa criatura não é sua amiga...evidentemente!
Quanto a mim, terei sempre o maior prazer em me sentar numa cadeira disponível perto de si!

Anónimo disse...

Cada um têm o que merece, ou não admite que tenha esse efeito em muita gente? Estou desconfiado que o Sr. até a si próprio se consegue incomodar!

Anónimo disse...

O anónimo anterior deveria aprender a escrever Português e, depois, comentar!!

O que não falta é gente nestes comentários que não sabe as mais elementares regras gramaticais.

Aqui vai uma ajudinha para o incentivar a estudar: "cada um TEM o que merece" e não "têm", porque "cada um" é singular, obrigando o verbo a ficar no singular, entendeu, oh analfabeto???

Incomode-se com a sua ignorância e depois, então, venha lá incomodar-se com os outros.....

Joao Pedro disse...

temos um Edite estrela neste ultimo anonimus!!

caro JG, voce e' muito irritante, mas pelo menos tem a coragem de irritar, mexer com as pessoas, dou por mim a chamar-lhe nomes, mas venho ca' todos os dias mandar os meus bitaites (so' dou o que posso...). Ja' viu se fossemos todos azuis?

Bolas! Nem todos salazarentos bafientos ou comunas encartados? (ja' viu os scketches do "vai tudo abaixo" na Sic Radical, sobre os "da luta?", vale M E S M O a pena!

continue!!

Joao Pedro disse...

eu acho que com a idade,tambem so' tenho 37(eia eia),temos tendencia a azedar, e a tolerancia a reduzir-se (engracado, so' agora reparo os efeitos nefastos de estar fora do meu/nosso pais desde set. 2005, veja-me este portugues nada famoso...mas enfim)

com a devida distancia, JG, penso que temos feitios parecidos, mas eu ainda apanho os cacos no fim, o JG acho que ja nao...

tudo isto para dizer que mesmo os amigos ja' nao estao para as nossas merdas, por mais amigos que eles sejam (tambem porque alguns ja' casaram, logo ha' mais uma opiniao (positiva/negativa) sobre no's e tambe'm, definitivamente, porque os nossos amigos tambe'm mudam, eu ja "perdi" alguns por causa disso. Nada a fazer.

Eu, nestas alturas elevo o meu ego, e lembro-me sempre de um livro do Albert Cossery, "Mendigos e Altivos" em que o personagem caminhava altivo pelas suas ex. conquistas, sempre dizendo que elas eram umas sortudas por ainda "terem o seu perfume", ou algo assim, nao re ralando nada por ja nao ter ninguem, quem viesse atra's que fechasse a porta.

ja me estou a alongar,PRA' FRENTE E' QUE E' CAMINHO BOLAS!! FACA O FAVOR DE INSULTAR CONVENIENTEMENTE ESSE SEU "AMIGO" (SERA' QUE ERA MESMO?) E FAZER-LHE VER O QUE ELE LHE FEZ! AI SIM, SE VE QUEM E QUE E' AMIGO


BEM HAJA

Joao Pedro