20.10.09

MAIS UM PEQUENO EXERCÍCIO PRÁTICO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICA

Era bom que, de uma vez para sempre, o dossiê flamingo fosse delucidado pela justiça valha esta o que valer entre nós. Quanto aos media - e porque reparei que a TVI não voltou a tocar no tema de abertura do seu jornal de segunda-feira e que a SIC o retomou - conviria dar a "notícia" completa. Não que eu seja perito em semiótica ou em filosofia da linguagem, mas duas ou três coisas retiro deste "original". É preciso ler o ponto 3. com o ponto 4. e a adenda alegadamente manuscrita. A TVI omitiu o ponto 3. no qual o autor classifica Sócrates, então ministro do ambiente, como a "essence of integrity" onde a nota "manuscrita" acrescenta "confirmed by others". Todavia, o ponto 4. - que relata sumariamente a situação governativa decorrente da demissão de Guterres - só menciona o nome do dito Sócrates que "is no longer the minister of the environment" o que, cotejado com o ponto anterior, quer dizer que o "essence of integrity" deixou de ser um obstáculo (ele "is no longer minister") a outras coisas que podem ou não ter a ver com ele. Dito assim, a "notícia" da TVI parece satisfazer-se exclusivamente com a linguagem, ou seja, com aquilo que o termo "Sócrates" denota na "notícia" associado a outros termos que podem ou não ter a ver com ele. Só que a linguagem não é um critério suficiente para analisar significados. Por isso, e até prova em contrário, este fax significa nada ou pouca coisa. A justiça, quando tiver tempo, que o interprete. É para isso que "treinam" magistrados. Para analisar prova e não linguagem.

Adenda: Para quem não estiver familiarizado com o inglês, existe uma "versão" portuguesa.

10 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, Dr João Gonçalves.
Apoio inteiramente o que diz.
E fico contente por ser V. a dizê-lo, demonstrando alguma honestidade (que julgo, neste caso, já ter manifestado antes).

Pedro C Caldas

Garganta Funda... disse...

Sem qualquer comiseração por nós, pobres mortais, a turma comentadeira já está numa azáfama desenfreada na SICn a elaborar cenários fantabulásticos e a fazer conjecturas sobre a constituição do "novo" governo, liderado por esse ubermensch dos tempos hodiernos...

Eduardo Freitas disse...

Caro João Gonçalves,

Parabéns merecidos pelo espírito livre!

Anónimo disse...

Respeitinho!

radical livre disse...

a herpetologia é o estudo dos
seres rastejantes da politica socr+atica:
jornalistas, comentadores, politólogos

3 semanas depois das eleições ainda não há governo.
parto dificil: forceps ou cesariana

ana laura disse...

Veja se não caiu na perversão, afinal Sócrates é inocente. Pois é, manipularam a fonte e, não perceberam porque será? Se calhar foi para dar este resultado. Atira-se e espera-se que alguém apanhe. O dossier flamingo mandou a Julia Roberts para o psiquiatra.

Unknown disse...

O "original" é um documento estranho, recheado de erros básicos que um nativo da língua de Shakespeare não daria... ficamos na dúvida se será erro de transcrição / reprodução ou de um documento forjado por alguém que chumbou na cadeira de inglês técnico... pergunto-me porque razão a TVI não mostrou o documento real? Mais um exemplo de bom jornalismo...

Cáustico disse...

Digam o que disserem, afirmem o que afirmarem, que até o podem fazer sob juramento. Para mim o aldrabão é culpado, Soube mas é fazê-la muito bem e não há ponta por onde possa ser pegado.

ana laura disse...

Casca de banana

Anónimo disse...

O texto não me deixa dúvidas.

1. Pagámos subornos.
2. Aquele que (dito pelos outros) é "a essência da integridade" vai deixar de ter poderes em breve.
3. Estamos muito preocupados com a sua saída.

Porquê a preocupação?