24.3.09

UM FUTURO RADIOSO


Estudantes manifestam-se em Lisboa, entre outras coisas, pelo fim de Bolonha. Para quem não sabe, o "processo de Bolonha" foi uma maléfica invenção europeia, à boa maneira do "pensamento único", destinada a "facilitar" a conclusão dos cursos universitários em menos tempo e a obrigar os meninos e as meninas a frequentarem mestrados que não são mais, em mau, do que lhes faltou cumprir no curso acabado à pressa. O resultado deste "processo" é muito simples. Praticamente de bibe, sem referências, sem mundo, sem emprego e sem nada a rapaziada é lançada às feras. Basta atentar, na torrente de desempregados que avança desgraçadamente por cá e lá fora, na ampla fatia de licenciados ou nos licenciados empregados precariamente - como na Cuba ditatorial - a fazer qualquer coisa. O futuro anuncia-se radioso.

18 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto isso, parece que no dia 30do corrente vai haver uma manif contra a corrupção em Portugal, em frente à embaixada em Paris.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Permita uma adenda ao que bem escreveu. Existe uma enorme diferença entre o pré e o pós Bologonha - a CERTIFICAÇÃO!
Hoje a União Europeia tem não sei quantos milhares de funcionários enfiados numa agência estatal a certificar qualidade dos cursos ministrados em cada país!
Ora isto parece-me um avanço enorme! Em direcção a quê não, mas que terá contribuído em muito para um menor aumento do desemprego, isso parece-me evidente.

alexandre o médio disse...

opa ó joao gonçalves,

tudo bem que a tua cena é pontapear tudo

mas caracterizar assim o processo de bolonha (que sim, tem as suas falhas) revela alguma ignorância...

hoje, neste europa a abolir as suas fronteiras, bolonha tem que existir

Anónimo disse...

E a reformulãção cosmética dos cursos para se adaptarem a Bolonha? Três anos de inutilidade absoluta agora têm o nome de licenciatura; o outro, o último, que concentrava os resquícios de cadeiras práticas que ainda existiam, dá agora pelo nome de 1º ano de mestrado.

Ou seja, para aprenderem tanto como os licenciados pré-bolonheses, os putos agora saem da faculdade Mestres, o que, por sua vez, equivale a um novo escalão profissional, em termos económicos. Não há call-centres que resistam!

E depois vejo-os a sair no metro da cidade universitária, às vezes a sorrir, outras vezes de semblantes mais carregados; fico sempre cheio de pena deles. Coitados. Tiveram azar no ano em que nasceram.

Nuno Castelo-Branco disse...

A bolonhesa sempre propiciou uns orgasmos aos "Erasmos".

João Gante disse...

O chavão da "Europa de fronteiras abertas" e "sem barreiras" é sempre razão para logotipos como Bolonha pura e simplesmente existirem, sem atenção à sua natureza. Quando se está no topo, certifica-se o que se quer. Quando se está na pele é que se sente a falta de formação. O mestrado tornou-se obrigatório para quem não vê nas caixas do Continente (sem desprimor para quem o faz, obviamente) o seu futuro. E se isso é bom, é-o para os cofres das universidades. Para os estudantes, fica a desconfiança das empresas, na hora de contratar.

Anónimo disse...

Digam lá o que disserem, mesmo com bolonha isto está uma vergonha. Os nossos jovens deixam as universidades cada vez mais analfabetos e broncos. É uma tristeza. O socialismo de merda pretende apenas que as estatísticas revelem a existência de um número de licenciados que sirva para a propaganda na estranja.

Karocha disse...

Eu sei do que falo.
O meu filho um excelente aluno de Economia no ISEG, foi muito bem lixado por Bolonha...

manuel gouveia disse...

A formação continua em cinco anos mas o estado só paga os três primeiros...

Anónimo disse...

A banalização do que um grau Académico deveria realmente significar.

Anónimo disse...

O Ensino Superior em Portugal sempre foi um poiso de pavões, com as devidas excepções. É raro encontrar gente que já tenha feito e os vícios são muitos, para não falar nas poucas-vergonhas em diversos campos. Não há nenhuma mudança de formato que mude o conteúdo quando as pessoas são as mesmas.

Anónimo disse...

A politica de transformar "Bolonha" numa máquina de produção de analfabetos certificados é mais uma das grandes realizações do Grande Lider que já vinha "licenciado" nestas matérias quando chegou a PM.Outra é a sábia transmutação de desempregados em "formandos" para mascarar a verdadeira situação do desemprego em Portugal.Tudo isto com a preciosa colaboração dos ISCTEANOS D.Lurdes e Vieira da Silva.Enfim,o Socialismo português no seu esplendor.

joshua disse...

Bolonha é simplesmente um passe burocrático com um olho no emagrecimento dos custos gerais com educação e outro no protelamento burocratizante das formações mestrandas com o decorrente bom encaixe em propinas.

Mestrados e doutoramentos por atacado.

Anónimo disse...

"A politica de transformar "Bolonha" numa máquina de produção de analfabetos certificados é mais uma das grandes realizações do Grande Lider que já vinha "licenciado" nestas matérias quando chegou a PM".

Que frase maravilhosa.
Vale a pena ser anónimo só para citar outros anónimos.

Aladdin Sane disse...

"O futuro radioso" é um dos meus filmes preferidos. Suponho que se lembre do filme. A personagem da Sarah Polley (a única sobrevivente do acidente de autocarro) fala, a dada altura, do flautista de Hamelin, que "arrastou" as crianças para a morte. Queira desculpar a comparação grosseira, mas encontro nesse conto terríveis semelhanças com a situação actual do país.

Aceite os meus cumprimentos.

P.S: o melhor de publicar comentários em posts antigos é saber que, mesmo sendo publicados, ninguém os lerá.

Karocha disse...

Engana-se Ariel Sharon Tate :-)

joshua disse...

Exacto, Karocha, está completamente equivocado no P.S., Ariel Sharon Tate!!!

Anónimo disse...

Nem mais, Karocha e Joshua!