7.4.06

UMA PRIMEIRA IMPRESSÃO

Ler no Bloguítica, "Um mês de silêncio" . Ainda não vimos o presidente da República fora do Palácio de Belém, em qualquer acto simbólico. Por exemplo, em qualquer coisa ligada à cultura, como o dia internacional do teatro que já passou, lembrou-me há pouco um amigo. Convém recordar que o Chefe do Estado é, por definição, um órgão de natureza exclusivamente política, um "regulador do sistema", como escreve o Paulo Gorjão. Não se esperam de Belém decisões técnicas mas sim actos puramente políticos. E a política tem associado aquilo a que Mitterrand chamava a grandeza dos gestos simbólicos. Não sei se na sua guarnição civil de apoio Cavaco tem pessoas com densidade política suficiente para saberem "ajudar" o presidente a justamente "fazer política". Lembrei-me da cultura mas podia indicar outros sectores a que o presidente pode e deve associar-se. Dir-me-ão que ainda é cedo. Talvez seja. Todavia está mais do que na hora de uma primeira impressão.

10 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco Silva está a preparar o discurso de 25 de Abril e sem dúvida guarda os gestos simbólicos para essa ocasião.

Anónimo disse...

A cultura não pode ser encenada, muito menos a cultura pelo gosto das Artes. Assim, mais vale ficar por Belém, tal como tem estado. Já pensaram nos gambuzinos todos a fingir que consomem cultura. Um verdadeiro horror... quando começarmos a dar com eles, pretensamente eruditos e muito pequeninos (baixinhos, quero eu dizer....).

Anónimo disse...

Vcs estão é todos marados, incluindo o Gorjas....só para insinuar que sabiam que o gajo vai no domingo ao Hospital D. Estefânia?
É por merdas destas que eu detesto a blogosfera..........
Suas línguas de veludo!

Pedro Figueiredo disse...

quantos posts fez o joa~o gonc,alves no pulo do lobo?

james disse...

Incontáveis quer na pré campanha, quer na campanha! Dia sim, dia não, lá vinha um encómio ao Aníbal...
Às vezes até confundo João Gonçalves com uma figura da Assembleia Nacional ou da Câmara Corporativa... tal não é a sua tendência para cronista do reino ou para mestre de cerimónias dum Rapazote qualquer...

Anónimo disse...

"Fiz" muitos posts aqui e no Pulo do Lobo a favor de Cavaco Silva. Subscreveria todos outra vez. Acontece que, quem ler esses posts, verificará que sempre me manifestei contra os cortesãos, viessem eles de onde viessem. O facto de apoiar Cavaco Silva não me tolda o juízo crítico. Este post chama a atenção para uma, até agora, evidência. E não é meu costume babar-me para cima de ninguém, muito menos tenho jeito para "mestre de cerimónias". Se tivesse, estava calado ou escrevia panegíricos inócuos.

Pedro Figueiredo disse...

dessa "uma" evide^ncia tivemos 10 anos. ah, a memo'ria curta...

Anónimo disse...

Graças à sua "Chaleira", pude fazer finalmente o download do Firefox. Não seja mau para o PR. Ele é um homem tranquilo.

Anónimo disse...

JG parece continuar a viver numa Florença reinventada, algures para os lados da Brandoa...
Ele é cortesãos, ele é "cotesonas" gorgitadamente salivadas e/ou bolsadas, todos disfarçados em procissão, ali, para os lados de Campo de Ourique, caminhando em direcção à Cova de Iria; não! Em direcção ao Palácio de Belém e estrebarias dos cavalos da GNR, to clean de bosta....

Anónimo disse...

joãozinho, já chateias muita gente, parabéns. continua a "chatear".