18.4.06

LEITURAS


Esta tabela de "tops" literários é bastante elucidativa do "bom" gosto dos compradores de livros. À cabeça emerge a estupenda Margarida Rebelo Pinto, uma espécie de ícone da subliteratura portuguesa contemporânea e que dispensa apresentação. Depois vem Nicholas Sparks, um escrevinhador de lamechices inócuas, que é mais ou menos um equivalente, em inglês, da primeira, talvez ligeiramente mais "cor de rosa". As suas túrgidas páginas de "romance" comovem qualquer média mãe de família ou solteirona em permanente desabrochar afectivo. Também aparece a sra. D. Sveva Modignani, boa para ler em espreguiçadeiras ou enquanto se espera pelo menino à saída da escola. As mulheres sentem-se seguramente "mais mulheres" depois de a lerem. O inefável Rodrigues dos Santos e o seu "Codex 672" lá está, garboso no seu erotismo de pacotilha, como campeão de vendas. Pelo meio lá vem a caríssima correspondência entre Jorge de Sena e Sophia ou Paul Auster. Vale a pena, de vez em quando, "ler" os portugueses naquilo que eles lêem. Se é que lêem.

8 comentários:

Anónimo disse...

"Vale a pena, de vez em quando, "ler" os portugueses naquilo que eles lêem. Se é que lêem"

... lá comprar, compram. "Lêr" pois “duvido”
Sabe ...
Ficam bem na estante
Fica bem, dizer que se “está” a lêr o livro “X”
Fica bem, os amigos verem vários livros
... uns sobre a “mesinha” com ou sem naperon
... outros à “cabeceira”
... outros espalhados no “carro”
... etc.
... alguns até leem, mas o âmago da questão não o atingem
... e, esses até podem induzir em erro os que pouco leem
... muito poucos, entendem o “cerne” da questão

... RAROS entendem e, com “eles”, não só aumentam a sua cultura, como crescem interiormente, desenvolvendo as suaa capacidades, sensibilidade, intuição, etc.
e, percebendo o sentido da VIDA

Anónimo disse...

Ler é como ouvir e olhar. Há quem oiça mas não escuta, há quem olhe mas não veja, há quem até folheie os livros mas ler... ler dá trabalho e pensar dói.

Anónimo disse...

Pois lá se vai aproveitando o Auster (cujo romance é o menos austeriano de todos os que escreveu) e a correspondência entre Sophia e Sena.
Porém João prepare-se para acrescentar o livro acabadinho sair (hoje) "Fortaleza Digital" de Dan Brown.
Bem, eu, pecador, confesso que já o adquiri. Não me consigo livrar do DB assim como dá cá aquela palha. Necessito de uma desintoxicação. Mas o que fazer? O tipo diverte-me com os seus enredos plenos de reviravoltas!
Pelo menos confesso-o, e que constitui uma extraordinária arma de arremesso para os meus amigos e familiares. Todavia, jocosamente, atiro-lhes com aqueles nomes que... "estás doido, como é que consegues ler esse(a) autor(a), é tão inextrincável!" Pois!, digo eu, é a chamada flexibilidade e polivalência para um ultra devorador de livros.
Um abraço,

João Gonçalves disse...

Deixe lá. Também li, emprestado e em três dias, o código e, tirando o final arrastado, "comeu-se". Mais é que já não.

Anónimo disse...

Outra vez a senhora das aspas!

António Viriato disse...

Bom, da lista salva-se a correspondência do diluviano, torrencialmente criativo Sena, com a luminosa e saudosa Sofia. Já não é mau. Depois, pode ser que quem se prende hoje com as Rebelo Pinto, pode ser que amanhã tropece numa Sofia, numa Natália, Florbela ou Agustina... Quem sabe ? Entretanto, veremos quais os efeitos das críticas do confrade George.

Anónimo disse...

Olá! Meu caro anónimo "anti aspas"

Anónimo disse...

porque pressupõe que são as mulheres as leitoras do lixo literário?? Os homens não o lêem? Pelo menos vc lê os títulos e sabe o nome dos autores.. já é meio caminho andado..olhe, eu nem isso... espero não ficar menos mulher... não me agradava nada... Que coisa tão palerma.. não esperava isso do autor deste blogue... sente-se assim tão superior? fraca razão...

Maria Isabel Rodrigues