30.4.06

O FRACASSO

"O país que aí está, trabalha, sofre e paga é, como de costume, um fracasso. Parece que, por baixo de uma grotesca marca de "modernidade", nunca saiu de facto da sua condição primitiva. Pobre, corrupto, irresponsável e apático, este Portugal não encontra com certeza razão para a sua própria sobrevivência".

Vasco Pulido Valente, in Público, 29.4.06

13 comentários:

Anónimo disse...

como um soldado de folga?

manu disse...

joão gonçalves, o único blogger que não vai de fim-de-semana para a santa terrinha. bem haja.
mas... o vasco pulido valente não é aquele indivíduo extremamente mal educado e um pouco alucinado que publica na última página do "público" (2ªpágina mais lida) e que defende que as pessoas deviam ficar em casa, em vez de irem a restaurantes para ele poder fumar à vontade, sem chatices, e que agora nos vem falar de modernidade e de um país primitivo?
oh joão... afinal bem poderia ter ido à santa terrinha.

Anónimo disse...

Esse Vasco Pulido Valente, realmente não sei qual é a sua "raça", mas pedigree tem de certeza...Como é que é possivel alguém como este senhor ser tão parado no tempo e não ter a consciência do potencial nacional...já está na altura mas é de fazer umas mini-férias...para recarregar atitude e dinamica popular....

Anónimo disse...

bom...
os comentaores em vez e comentarem o post atacam o vpv...
são, no fim de contas os indígenas daquilo a que, ingénuamente, o vpv chama país

Anónimo disse...

Já é habitual os comentadores que desde os tempos mais remotos, sempre que nao tem mais nada para dizer, dizem que o país é um fracasso. A troupe dos pessimistas nao dá descanso. Sempre atentos e prestáveis na critica destrutiva. Eles próprios um fracasso e olham o país à sua medida.

Os resistentes optimistas que sobrevivem à leitura dos jornais e dos escritos dessas personagens sordidas, merecem um louvor.

Anónimo disse...

eu não sei se será pessimismo ou um realismo necessário para se começar a mudar alguma coisa. passámos muito tempo a pensar que eramos muito bons por causa dos "descobrimentos" e agora vamos tomando consciência que é preciso trabalhar para "descobrir" outras coisas.

Anónimo disse...

toca a comentar este post que o outro da bola já nos está quase a ganhar! (só se fala de bola e do tempo em portugal)
mas o jpp que não veja isto.

Anónimo disse...

Caro João,
Mais um blog excelente na blogoesfera!
Gostaria de ter o seu link, mas no meu blog são as visitas que se linkam! Por isso e se for da sua vontade, vá até lá e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela", o dos morangos, para fazer o registo e adicionar o seu blog!
Um abraço amigo,
Daniela

Unknown disse...

Só seremos um fracasso se pessoas como Vasco "Pulido Valente" não tirarem o traseiro da cadeira do conformismo "intelectual" e não se puserem a contribuir para o fim dessa condição primitiva... ou ele não é português e não vive em Portugal?

james disse...

Este poste não tem nada para comentar.
Estou demasiado cansado dos delírios de VPV.
E não resisto a citar Maria Velho da Costa, no Bombyx mori,sobre o poste "25 de Abril.Querela", a propósito de VPV e outro(a)s:

"(...)Seguem-se algumas considerações sobre o patriotismo inglês, carregadas daquela anglofilia bacoca e folclórica que eles apanharam todos a roçar os selins das bicicletas de Oxford. Há pouca gente tão ignara e arrogante como estes oxfordinhos de segunda. Cheios do mofo daqueles departamentos que fenecem, aqueles parques infantis para adultos, que consentem, salvo raras excepções entrincheiradas na excentricidade, dar diplomas a medíocres que seriam, na Sorbonne ou no MIT, mandados de volta à instrução primária.
Ainda me lembro deste, a perorar diante de um ASN atónito que depois da Ada do Nabokov não é possível escrever mais nada. Peremptório, como Adorno depois de Auschwitz.
Ainda me lembro deste, a demitir-me em duas linhas de papel timbrado, do destacamento da Secretaria de Estado da Cultura, de que estava Secretário, após o Governo Pintassilgo. Não é da demissão, estava nos modos do poder. É das duas linhas a quem o recebeu em casa, arruaceiro e bronco, espojado no sofá".

Anónimo disse...

Os delírios de BVPV têm a irritante mania de se confirmarem plenamente, o que será de facto uma maçada, mas é inegável. Quanto a MVC, para além da mal resolvida questão da demissão, demonstra uma anglofobia extrema. É seu direito... Se acha o caos lamacento da Cidade Universitária (por exemplo), melhor do que "os selins das bicicletas de Oxford", e o ensino nela praticado melhor do que o "daqueles departamentos que fenecem"... E pelos vistos acha.

james disse...

Anonymous das 10:10:

Prefiro o caos lamacento, claro que prefiro.
E já vi que os delírios de VPV são para si,como que as profecias de Bandarra.

Anónimo disse...

Pelo que vejo aqui, qualquer governo que todos os dias lance uns foguetórios para animar a malta, ainda convence muita gente!
O VPV está enganado? E a OCDE e Banco de Portugal, tambémE os eternos optimistas não vêem, não lêem, não ouvem?
Bem então vão esperando pelas melhoras; mas, para não se cansarem, podem esperar sentados.