14.6.11

O QUE É UM POLITÓLOGO?


O Pedro Magalhães está equivocado. "Politólogo", nos últimos tempos, foi sinónimo de: «"tudólogo", i. e., um especialista em "tudologia", uma ciência que permite abordar os mais diversificados temas consoante as necessidades ocorrentes de distracção da opinião pública; a versatilidade do "p./t." é mais ostensiva nas televisões onde, aliás, a maior parte deles obteve o respectivo diploma científico após a frequência obrigatória de um estágio (remunerado e não remunerado) na antiga escola de virtudes políticas, "O Socratismo", recentemente encerrada para remodelações; o "p./t." distingue-se de categorias afins pela sua rara capacidade de adaptação ao clima político e pela quantidade de teses que, em apenas duas semanas, conseguiu produzir em torno do conceito "Empate Técnico"; é frequente o "p./t." oscilar entre a "tudologia" activa (o "p./t." activo) e a "tudologia" passiva (o "p./t." passivo) conforme a disponibilidade no acesso/divulgação da informação, desde a crise financeira ao futebol de salão; o "p./t" stricto sensu é aquele que é, ele mesmo, "a" informação; pop.: língua de pau»

2 comentários:

Aires Vilela disse...

Ontem à noite, ao "passar" pela SICn, vi que estavam frente a frente Aguiar Branco e o "politólogo-tudólogo" Alfredo Barroso.
Fiquei um bocadinho para ver (e ouvir) o actual estado de despautério do segundo... O que me suscitou estas duas perguntas:
- Como é possível que um canal televisivo que se pretende sério (aqui ou no Benim) aceite descer tão notoriamente abaixo de cão?
- Como é possível que alguém, em seu perfeito juízo, aceite participar num frente-a-frente com outrem tão notoriamente abaixo de cão?

Anónimo disse...

Ainda hoje, dez dias passados sobre o discurso do teleponto se ouvem elogios rasgados da esquerda à direita a esse momento de teatro.

Não se ouviu uma única opinião que desmascarasse o pantomineiro: como é possível que o mesmo que nos levou à bancarrota e nos atirou para o abismo de um país sem futuro se declare "orgulhoso de regressar à vida privada" (com o património amealhado na política) com "o coração cheio de amor por portugal" e "muitos dias felizes pela frente" (cito de memória)!! E ninguém o manda internar?

Devia-se fazer como aos taxistas: exames psicotécnicos para esta elite de medíocres.