3.8.10

A RAINHA GERAL DA REPÚBLICA


Num país que não fosse latino-americanizado e em que a palavra democracia não denotasse um travesti da dita em versão traveca do Fogueteiro, um PGR que concedesse uma entrevista destas, das duas uma. Terminava a entrevista a dizer que se ia embora (o mais sensato) ou as duas entidades responsáveis pela sua nomeação reuniam-se para o remover (o mais higiénico). Como não ocorre nenhuma das duas hipóteses, a única conclusão verosímil é que o regime vê vantagens em manter o senhor conselheiro Pinto Monteiro por razões que só a malinha de mão da rainha de Inglaterra deve conhecer. Que nos diz ele que não soubéssemos já? Que manda, há mais de quatro anos, numa estrutura que não domina (a tal das marquesas, dos duques e das duquesas a que aludiu quando tomou posse). Pelo contrário, ele é uma "vítima" dominada pela estrutura. Umas vezes a estrutura é hierarquizada, outra vezes não é - conforme dá mais jeito - e Pinto Monteiro, em vez de se queixar de si, queixa-se do poder político que não coloca em ordem uma estrutura que, segundo o conselheiro assume, é quem acaba por a manipular. É neste contexto que se deve entender a prorrogação do mandato do vice-PGR, amigo pessoal do PGR, cujo limite de idade legal para permanecer no cargo foi prontamente ajustado ad hominem pelo dito poder político. Ou a agenda permanentemente fracassada do DCIAP. Em suma, Pinto Monteiro é uma ficção a sério num país que não pode ser levado a sério.

Adenda: «A Procuradoria entrou em decomposição e que o procurador-geral, Pinto Monteiro, é neste momento uma figura a mais na nossa justiça, incapaz de pôr ordem na casa. Tal como a procuradora, Cândida Almeida, que absurdamente deixou que o inquérito terminasse havendo diligências a fazer. Para nós, somos tentados a pensar que o Freeport nunca existiu, como se dizê-lo fosse agora uma fatalidade que exibe a nossa culpa. A reunião com a Câmara de Alcochete que primeiro não existia mas que afinal depois existiu, não se sabe a pedido ou em benefício de quem, o primo, o tio, os e-mails, o dinheiro que veio mas que ninguém apurou para onde nem porquê, os off-shores que não respondem, as perguntas por responder, os documentos que se perderam, não aconteceu nada e podemos esquecer tudo aquilo que nos pareceu ser esturro. E isto que escrevo não é sobre Sócrates, vítima, admito, de muita coisa mas vítima também de si próprio, mas sobre o sentimento de injustiça que transformou a nossa vida pública num meio irrespirável e vergonhoso. Estamos quase no domínio do ministério da verdade de Orwell, que reconstruía a memória e exclamava "a ignorância era força". Mas a ignorância não é força.» (Pedro Lomba, Público).

Adenda2: No mesmo Público, o avô cantigas Vital Moreira escreve uma prosa deletéria pró - "Deus Nosso Senhor". E sentencia: «p
orventura desde Afonso Costa, nenhum governante foi tão sistematicamente vilipendiado como ele.» Que belo exemplo e que magnífica comparação. Assim fica tudo mais claro.

27 comentários:

Zé Luís disse...

Bom retrato e, infelizmente, a imagem do regime. Pobre e rançoso.

Anónimo disse...

Qualquer destes vultos citados no Post e nas adendas poderia ser alvo de um artigo começando exactamente como Salazar escreveu quando, em jornais católicos, desancava a 1ª república: "Fosse o Dr. Afonso Costa uma pessoa inteligente..."
Assim poder-se-ia ter:
"Fosse o Dr. Vital Moreira uma pessoa inteligente..." ou,
"Fosse o Primeiro Ministro uma pessoa séria..." ou,
"Fosse o Dr. Pinto Monteiro uma pessoa competente..."

Ass.: Besta Imunda

Aires Vilela disse...

Um dia se fará a lista das nulidades que, aos mais diversos níveis, seguraram no poder um governo manifestamente prejudicial ao País, chefiado por um pacóvio sem vergonha.
Entre outras figuras e figurinhas, lá estarão o sr. Pinto Monteiro e a D. Cândida, novos maquiavéis à moda do Minho (como o outro, que ainda mexe...), mas também uns figurões social-fascistas pretensamente reciclados como o miserando Avô Cantigas, ora amesendado em tacho europeu.
Quem viver verá, porque Deus não dorme...

Lamas disse...

Isto é a prova que o problema está no PGR e não no Ministério Público em geral como muitos dos “tudólogos” querem fazer crer.
Os Ricardo Costa do burgo atiram-se aos procuradores como gato a bofe, esquecendo-se que todos os dias, centenas de procuradores por este país fora vão cumprindo a sua função em milhares de processos.
O problema é quando chega aos detentores do poder.
Aí emperra tudo, sendo o grande emperrador o PGR e seus vices.
Depois é fácil mandar a culpa para cima dos desgraçados dos procuradores.

Anónimo disse...

Mas alguém sabe se o PGR Pinto Monteiro é ou não primo do Sócrates?

fado alexandrino. disse...

Aguardemos mais uma machadada com a sentença do caso Casa Pia.
Coitado do Bibi vai levar por conta de todos.

Anónimo disse...

Quando é para ridicularizar o Poder, lá vem a Rainha de Inglaterra ...
O Poder da Rainha, como o de todos os Reis e Rainhas da muito antiga Europa Civilizada é, acima de tudo, um Poder Simbólico. É uma função extraordinariamente importante para os Povos que não enjeitam a sua longa História e não é por acaso que permanece na mais antiga democracia contemporânea.
Quanto ao PGR, coitado, o que pode ele fazer no meio de um sistema político completamente desacreditado ? Mas porventura há ainda quem pense que esta coisa tem conserto ?

Ritinha disse...

O Rei Momo acha-se Rainha de Inglaterra?
Será por isso que já não lhe achamos graça nenhuma?
No princípio, quando ele disse que era escutado, ainda nos rimos, como nos rimos das pessoas inconsequentes, e entretanto ele foi almoxar. À tarde já não tinha graça.

floribundus disse...

mais um velhinho incontinente
que necessita frequentar o 'fraldário'

se é um dos comissário politico do pm
tem obrigação de o dizer

Manuel Brás disse...

Nova figura deste regime...

Em estado de decomposição
e sem ponta por onde agarrar,
assim fica a justificação
de que há muito para enterrar.

São tantos casos fracassados
por intervenções lamacentas,
nestes anos tão repassados
de políticas pardacentas.

Cáustico disse...

Se o merdas se diz vítima da estrutura porque razão não deixa a Procuradoria?

João Gante disse...

Entre tanta coisa certa, não sei de que "coisas" admite Pedro Lomba que Sócrates tenha sido vítima. De, durante uma guerra que ele e a linhagem real inteira que parece ter dentro da barriga incitaram e fomentaram, ter levado com os inevitáveis balázios de resposta?

Mau era que tivesse emergido incólume. Assim já é mau o suficiente.

Buriti disse...

Jorge - Romeiro, romeiro, quem és tu?

Romeiro (apontando com o bordão para o retrato de D. João de Portugal) - NINGUÉM!

(Frei Jorge cai prostrado no chão, com os braços estendidos diante da tribuna. O pano desce lentamente.)

Garrett, Almeida, Frei Luís de Sousa

Para quando a descida do pano?

Anónimo disse...

De todas estas tristes histórias político-procuradoriais fica o eco dos jornais e das televisões, os processos e papelada inóqua, os despachos já conhecidos e pouco mais. A diligente e cautelosa destruição de documentos jamais permitirá reconstituír, no futuro, o que aconteceu. Quando as testemunhas de tudo isto cumprirem o seu destino biológico e esticarem o pernil, não sobrará nada que explique os factos.
Os Rosas deste mundo e do futuro que se desenganem: nem pensar em sumarentos arquivos e coisinhas para desenterrar e divulgar cientificamente. A não ser que alguém tenha já uma colecçãozinha pessoal com todas estas preciosidades.

Ass.: Besta Imunda

Eduardo Freitas disse...

Betty Middler será talvez a pessoa indicada para esclarecer os mistérios que a malinha encerra anos (décadas!) após suscitar publicamente a justa curiosidade sobre o conteúdo da dita.

Anónimo disse...

A criatura transformou-se numa espécie de Taínha-Geral da República.

Anónimo disse...

"...nenhum governante foi tão sistematicamente vilipendiado como ele..."

Estamos ao nível da primeira classe. A questão é: há motivos ou não?

Mesmo assim Cavaco por quem não nutro simpatias foi muito mais.

lucklucky

Mani Pulite disse...

SE MANDA TANTO COMO A RAINHA PARA QUANDO DAR-LHE O DESTINO DE CHARLES THE I OF ENGLAND?UMA QUEIXAZINHA-CRIME CONTRA HER MAJESTY THE QUEEN SERIA UMA BOA AJUDA.HONI SOIT QUI MAL Y PENSE!

Anónimo disse...

Respeitinho, muito respeitinho Dr.João Gonçalves ou quer levar com a mala na tromba?

ana disse...

O Sr. Lamas afirma "todos os dias, centenas de procuradores por este país fora vão cumprindo a sua função em milhares de processos"
Pergunto, cumprem bem as suas funções?? Ou os processos tornam-se numa arte de "encher chouriços"?
No final raramente se faz Justiça, não é?

Ritinha disse...

A Rainha de Inglaterra alguma vez mandou destruir documentos?
E podia?

Anónimo disse...

Já nem sei que dizer. Então não é que, quando um simples mortal pensa que já não é possível ir mais ao fundo do poço, logo a seguir acontece algo ainda pior? Refiro-me ao artigo do Vital, coisa que nunca imaginei vir a ser escrita por alguém com um mínimo de sanidade e para a qual não consigo arranjar adjectivos limitando-me a considerá-la "abaixo de cão" sem ofensa para os nossos fiéis amigos.

Anónimo disse...

Vital Moreira é um grande militante da II Internacional ehehehehe ...

Lura do Grilo disse...

Estes episódios com O Supremo Procurador roçam já o inverosímil ou, quem sabe, o patológico.

Unknown disse...

Venal Moreira, senhores, Venal Moreira...

iupi disse...

o sr pedro lomba costumava ser identificado como jurista. depois de ler a dita 'crónica' compreende-se que assine só pedro lomba, sem mais, pois não é prosa de jurista.

outro jurista falador na tv e eminência de regimes vem dizer que o srº sócrates ainda pode ser ouvido - ás tais 'perguntas que ficaram por fazer'; e que ele até tem palavra a dizer sobre o assunto...
porque é que não se lembraram de perguntar ao srº sócrates se sabe onde é alcochete? como o resto das 'perguntas que ficaram por fazer por falta de tempo' também esta me parece muito importante...

e porque é que ninguém pergunta nada aos srs procuradores que assinam aquele despacho?
tão despachados que são em tudo, que se o sr procurador fosse como outros que já por lá passaram, despachava-os de imediato para para a comarca de alguidares de baixo a investigar umas bofetadas.

Anónimo disse...

Nunca pensei que fosse possível recordar o Gato Constipado com alguma saudade.