22.6.10

DEPOIS DO ACORDO ORTOGRÁFICO, A MATEMÁTICA


«A Sociedade Portuguesa de Matemática é digna de encómios pela posição que vem mantendo e mais uma vez reafirma: aprender matemática exige esforço, exige papel e lápis, exige praticar, praticar, praticar. E que se saiba a tabuada. E que se eliminem as máquinas de calcular nos primeiros anos.»

Pinho Cardão, 4ª República

3 comentários:

Pinho Cardão disse...

Desvanecido pela citação.
E a matemática agradece!...

Anónimo disse...

Para isso - aprender - é preciso voltar a "violentar" as crianças, pobres anjos. E nesta sociedade da ronha e da intujice, em que é mais fácil aos pais dizer que sim a tudo e não contrariar os pequerruchos, o esforço tinha de começar por eles próprios - fiscalizando os tpc's, fazendo-os estudar, estudando com eles, obrigando-os a prescindir da play-station a toda a hora e castigando-os quando não cumprem. Porque cumprir devia ser o normal, e não precisar de grandes festas.
E despachar umas galhetas estratégicas também. Para fortalecer o caracter. Os meninos devem ser tratados como meninos.

Ass.: Besta Imunda

M. Abrantes disse...

Era preciso que as pessoas com responsabilidade se dispusessem a conversar sobres estas coisas e que incluíssem nessas conversas os especialistas [não só a SPM e a APM, mas também os melhores investigadores e docentes do ensino superior].

O problema é que conversar pode ser muito penoso para quem não tem ideias. É bem mais porreiro, pá!, afirmar que não é problemático que os alunos terminem o primeiro ciclo do ensino básico sem saber fazer contas, porque adquiriram competências de outros tipos. Andamos nisto ... há tempo demais.