22.3.09

NÃO É FÁCIL DIZER BEM

Ainda bem que existe a liberdade de expressão. Ela permite que "escritores" portugueses como Miguel Sousa Tavares (superficiais e pouco dados ao chamado "pensamento complexo") encham folhas de jornais com barbaridades em letra de forma. E que nós, comuns mortais, as possamos ler. O artiguinho de ontem, no Expresso, dedicado ao Papa Bento XVI, é o resultado de anos e anos de convivência "intelectual" com padres estilo Frei Bento Domingues à mistura com uma correcção política serôdia que até já conseguiu isolar a homofobia que em tempos o assolou. Para resumir, Tavares classifica Ratzinger como "o infausto Papa", um ser tenebroso que ele imediatamente detectou no primeiro dia em que o novo Papa apareceu à janela do Vaticano. Bastou-lhe, imagine-se, olhar para o rosto de Ratzinger à varanda para perceber de imediato a perfídia que se preparava. Isto não é um Miguel Sousa Tavares. É mais um Paulo Coelho.

13 comentários:

Pedro Barbosa Pinto disse...

Este post pretende contestar o que MST escreveu ou insultar gratuitamente Frei Bento Domingos?

A este post, se escrito no século primeiro por um apreciador de Caiafás, bastaria trocar "os padres estilo Frei Bento Domingos" por os "pregadores estilo Jesus". tinha o mesmo efeito.

JoãoG disse...

Ou de como um certeiro pontapé no traseiro executado na perfeição por um excelente Padre, ao longo dum vigoroso jogo de futebol num conhecido colégio de Lisboa levou o menino Miguel a choramingar e a chamar a mãezinha para o retirar do dito colégio. Quer acredite-se ou não, eis o começo da cruzada anti-católica do MST.

joshua disse...

Superficial e manifestamente solipsista, muitíssimo mais raso que o Espírito Grande de sua mãe, de Miguel Sousa Tavares espera-se que seja um óptimo defensor de causas nobres como o tabaco ou a depreciação por atacado da docência; e um denunciador de estercos urbanos, como a Nova Alcântara. Não se pode falhar em tudo nem acertar sempre.

No que respeita a pronunciamentos sobre a Igreja, sobre este Papa, é mais um capturado pela cultura dominante onde ser superficial, julgador do livro pela capa valor, valores supremos. A cada cabeça a sua Igreja. E a Igreja que está na cabeça de Sousa Tavares e de Torgal é muito boa para eles, mas dispensa-se: enquanto fenómeno de massas, a Igreja não se dilui na massa nem está destinada aos triunfalismos cristandeiros do Ocidente. Serve para levedar minoritariamente as sociedades.

Quem estes, por força, que Ela, perca o sal e se banalize. Querem, com as suas psiques minúsculas perante o Lato Corpo Místico, sugerir marketing e melhores desempenhos propagandísticos, como se fosse meramente um empreendimento autotélico e não mediador para Outra Coisa.

Escapa-lhes o Mistério e a Força que a conduz que não dispensa ninguém, mas não é propriamente uma soma de pareceres subjectivos e democráticos. Faz-se de vivências subjectivas mergulhadas e sempre por mergulha na Seiva Vital do Evangelho.

João Gonçalves disse...

Ao Pedro Barbosa Pinto: este post não pretende insultar ninguém. Apenas não gosto nem dos argumentos de um, nem da "doutrinação" do outro. Chame-me fundamentalista se quiser mas não confunda um pregador de Jesus com o dito Frei ou com o sr. bispo Torgal Ferreira para ficarmos por aqui. Dá-me ideia que, muita Igreja e muitos leigos, ainda não perceberam Ratzinger. Vão sempre a tempo.

Anónimo disse...

O MST é o que é: fotocópia de má qualidade da Mãe e malcriadão como o Pai. Ponto final. Mas o facto é que o Papa Ratzinger não congrega simpatias senão de ultramontanos católicos. Como você.

joshua disse...

Mas por que motivo estes anónimos não mostram cara e não assumem personalisticamente aquilo que escrevem, como eu e outros?!

Ultramontano pode ser essa covardia geral para defender um ponto de vista por ele mesmo e não pelo rosto que o encabeça. O estafermo do preconceito anti-Ratzinger justifica muita insulto rasca.

Pedro Barbosa Pinto disse...

Caro João Gonçalves,

Muita da muita Igreja e os muitos dos muitos leigos que na sua opinião não perceberam ainda Ratzinger, sabe Deus, não o terão percebido muito melhor que o João Gonçalves?
Conheço o Frei Bento Domingues e o Bispo D. Januário Torgal Ferreira (que antes de ser bispo e em conjunto com o Frei Bernardo -irmão do Frei Bento - fez o favor de celebrar o meu casamento). Sei que são pessoas que pensam pela própria cabeça e que nunca tiveram medo de emitir as suas opiniões. Que não têm medo ou vergonha de alterá-las ou corrigi-las se alguém lhes souber dar argumentos para isso.
Agora que mudem, simplesmente porque alguém, não importa quem seja, diz que “não gosta da sua doutrinação” ou porque alguém, não importa quem seja, aproveita uma crónica dum jornalista para lhes “malhar” (como está na moda dizer-se), nisso não acredito. E é por isso que considero gratuito chamar à colação no seu post, o Frei Bento, como agora nesta resposta, o D. Januário.

Isaac Baulot disse...

O meu barbeiro é que detesta mesmo o MST: "estou eu a semana toda a dizer as coisas cá na barbearia, e vem-me esse tipo repetir o que eu digo, e duma maneira que ninguém o entende".

E eu concordo com ele (ele o barbeiro, claro está).

Karocha disse...

Religião dá sempre conflito, guardo o que penso para mim.
Estou a escrever, porque admiro o João Gonçalves, posso não estar de acordo com o que ele diz, mas é conversando e não insultando, que se chega a algum lado.
E é bem verdade o que diz Joshua, ao menos que os tenham no sitio para o insulto!
Quanto ao MST, desconfio que tem uma agenda politica...

fado alexandrino. disse...

Isto não pode continuar.
Um milhão, outros dizem milhão e meio de pessoas, nos arredores de Luanda para ouvir uma missa dita pelo Papa.
É preciso exportar rapidamente e em força MST, Louça, a Câncio, a Palmira Silva & Outros para explicarem a esta gente que estão totalmente errados.
Se for necessário ficam lá para sempre.

Anónimo disse...

a comparação é inexequível. o paulo coelho não consegue na totalidade da sua obra atingir metade da qualidade de "equador".

Lura do Grilo disse...

Todos sabemos que ele não vê nada que não esteja no enfiamento do ponto de mira nem ouve nada além de famílias que almoçam perto dele com um bebé chorão.

Anónimo disse...

Lura do Grilo, mude para laura do grelo...fica mto mais chiquérrimo!