31.8.10

O CATARRO DA FORMIGA

«Arrogância patética» por causa disto? Recomenda-se ao "especialista" e candidato a futuro tudólogo "científico", três coisas. A elementar, que cresça. A outra, que evite o disparate sobretudo o debitado em hebdomadários luso-brasileiros de Oeiras. Finalmente, e para sua reflexão, alguma humildade, sobretudo científica sem aspas. «Sinto-me demasiado novo para ajuizar da vida dele [Salazar], ou de certas decisões, especialmente as que têm a ver com a insistência de se manter no poder. Quem é (relativamente) novo tem mais dificuldade em entender essa insistência», diz Filipe de Meneses a propósito do seu livro e da possibilidade de vir a abordar Salazar de outra maneira. E estamos conversados sobre "arrogâncias patéticas" de gente que não sabe sentir-se demasiado novo em nada e que já nasceu entendida de tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os poucos anos de vida podem também levar a imaginar que decisões políticas várias, que afectam irremediavelmente tudo (a justiça, a economia, a finança, a educação, a defesa, a ciência etc, etc) são tomadas por gente competente e sempre inspirada pelos melhores princípios e valores. A clássica comparação das decisões políticas com as salsichas (o fabrico de ambas nunca deve ser testemunhado por pessoas sensíveis) devia ser pista para os jovens jornaleiros-do-espesso pensarem mais do que três vezes antes de se aventurarem "a dar à estampa" as suas cândidas divagações, com nome, autoria, "filiação partidária", E-mail e morada. Pôr os olhos em Martins, Monteiro, Sócrates, mas também em alimárias como Relvas, Menezes ou Arnaut, revela-nos imediatamente sem esforço que jamais os sistemas de governo e de justiça se regeneram por dentro e "com os que estão".

Ass.: Besta Imunda

floribundus disse...

quando o Estado Novo caíu tinha 43 anos bem vividos. viajante em 7 liceus, 3 universidades portuguesas e 2 estrangeiras.
do estado português fui e sou apenas contribuinte.

detestava o regime mas este nacional-socialismo é mil vezes pior. sinto a toda a hora a opressão-repressão, o agit-prop, a prepotência, a arrogância como nunca esperei suportar.

o rectângulo cada dia mais individado, mais desemprego (acabei de dar os 3 euros que tinha no bolso)

os suínos que criei a figos e bolota eram menos porcos

joshua disse...

Não gosto nada de esta polémica. Vocês hoje estão desavindos, amanhã tomam uns copos.