4.8.08

SOLJENITSIN (1918-2008)


Sobre Alexander Soljenitsin, o Pedro Correia: «Um escritor que denunciou os mecanismos mais subtis do totalitarismo soviético, que conhecia bem por dentro, em obras monumentais como O Arquipélago Gulag e O Carvalho e o Bezerro. Dissecou as origens deste totalitarismo desvendando o perfil do seu fundador nas páginas de Lenine em Zurique. E descreveu sobretudo os efeitos que o sistema soviético produzia no cinzento, triste e asfixiante quotidiano dos cidadãos em o Pavilhão dos Cancerosos e Um Dia na Vida de Ivan Denisovich

3 comentários:

Unknown disse...

Espanta-me que quando vendem o Solzhenitzyn es estas alturas de morte são boas para os saldos, vendem-no sempre como o desconstructor do Leninismo/Estalinismo. Na verdade algumas das coisas mais interessantes deste senhor foram as suas críticas do Ocidente, principalmente o seu discurso em Harvard. Outro que compreendeu bem a coisa.

O discurso pode ser lido na íntegra, aqui: http://www.columbia.edu/cu/augustine/arch/solzhenitsyn/harvard1978.html

Anónimo disse...

Para mim, o que interessa é saber se o que Solyenitsin disse acerca de Lenine, de Estaline e do comunismo, que designo por merda do socialismo em razão dos mais de 100 milhões de inocentes que tal variante execranda do socialismo mandou para os "anjinhos", corresponde à verdade ou não.
Como funciona o ocidente, infelizmente, já todos nós sabemos.

Anónimo disse...

O Partidu comumista da n VIKLa vai na AN pedir voto para este grande homen. Poiiiiiiiii