19.8.08

FRAGMENTO CRUEL SOBRE A CRUELDADE DA VIDA COMO ELA É - 2

«Enquanto fores feliz contarás muitos amigos; quando o tempo se tornar nublado estarás só.»

Ovídio

6 comentários:

Anónimo disse...

Os amigos deviam impedir que o tempo se tornasse nublado.

Há uma série que dá na Fox Crime, o Boston Legal, e há um dialogo entre as personagens principais no fim de cada episódio que é o melhor da série:


Denny: So, do you like her yet? You promised.

Alan: I did. And I do.

Denny: I thought you would. She has many fine qualities.

Alan: She makes my friend smile. That's the only quality that matters.

Anónimo disse...

o poema deve ter sido escrito em Tomis no mar Negro onde morreu exilado por motivos desconhecidos. os poemas que aí escreveu revelam a sua tristeza a impossibilidade do regresso. não me recordo deste, provavelmente dos Tristes mas recordo o que transcrevo de cor «as formigas não procuram os celeiros vazios ... amigos dos bons tempos mudam-se com os ventos».
comecei-o a apreciar com Vintila Ioria

radical livre

Anónimo disse...

Tudo o que de facto vale a pena ser dito, tudo o que de facto vale a pena ser ouvido são as palavras, as ideias intemporais. O resto serve apenas para passar o tempo. São coisas que o vento leva.
Estas palavras, entre outras coisas, fazem-me pensar no Génio e na Miséria Humanas. No fundo, na sua essência, com tudo o que isso implica, o Homem não evoluiu nada nestes milénios.

dorean paxorales disse...

Ovídio estava errado.
Cumprimentos,
DP

Anónimo disse...

As presumiveis ideias politicas do seu comentador PQP vão realmente bem com as do Vintila Horia dos anos 20.Já agora diga-lhe que "comecei-o a apreciar" é péssimo português. Talvez ele queira dizer "comecei a apreciá-lo". Mas o pró-fascismo dos anos 20 era muito apressado...

de.puta.madre disse...

Já o Séneca recomenda:
"Afasta-te dos amigos que são tristes."