4.3.07

PAÍS DE IDIOTAS


A necedade não tem fim. Parece que o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, por sinal socialista, pretende que se erga um Museu do Estado Novo a partir da casa degradada do Vimieiro que pertenceu ao Doutor Oliveira Salazar. Em qualquer país equilibrado e civilizado, isto seria uma banalidade. Por cá, como não há meio de enterrarmos os nossos fantasmas, Salazar passou a ser "aquele cujo nome não pode ser dito". Vai daí, a URAF - uma coisa que pensava já estar extinta - promoveu uma reunião de "anti-fascistas" para protestar contra a ideia do sr. presidente e, por outra banda, os locais insurgiram-se contra a "união dos resistentes" e iam-se batendo todos por causa do Museu. Até a "Grândola" foi cantarolada como se o outro estivesse na iminência de regressar da campa rasa. Que país de idiotas.

10 comentários:

Pedro Malaquias disse...

Social-democrata e pessoa séria. Enfim, somos pequenos...

Frederico Lucas disse...

Caro João Gonçalves,
Fiz esse raciocinio quando vi imagens da dita manifestação. Mas logo a seguir, recordei-me do abutre que viajou ao meu lado no intercidades à uns meses atrás, que insistia em ligar para toda a gente que conhecia para votarem no ditador para "melhor português". E, neste caso, não sei se gostaria de ter uma romaria deste tipo de gente a passar-me à porta.

Como diria Marcelo Rebelo de Sousa:
Museu sobre o líder do Estado Novo: SIM
Santuário a Salazar: NÃO

:-)

tomas vasques disse...

João: desde 2005 a Câmara é social-democrata (em coligação com o CDS), o que para o caso é irrelevante.

Anónimo disse...

Pois... É o seu pais...

Aladdin Sane disse...

Folclore. São episódios como o de ontem que nos preenchem os dias, como as novelas e os programas de entretenimento "ocupam" o tempo de quem os vê e segue.

(Sobre a intenção da requalificação do edifício para a abertura do Museu, creio que essa era já a intenção do socialista Orlando Simões, o anterior presidente da CM.)

Anónimo disse...

mao morto:

Qual é a mais valia do seu comentário?
Será para debitar a sabedoria de que "essa era já a intenção do socialista Orlando Simões, o anterior presidente da CM."?

Quer que o consideremos um sábio?

Aladdin Sane disse...

Bem vistas as coisas (e sem ironia) o meu comentário foi também folclore. E com algum pedantismo à mistura, no primeiro parágrafo. Como se não bastasse, escrevi Orlando Simões quando o nome do anterior edil de SCD é Orlando Mendes.

Anónimo disse...

É mesmo isso, João: um país cheio de idiotas!!! E nunca mais avançamos!!! Éste país parece uma CASA ASSOMBRADA....

Anónimo disse...

Graças à URAF e outros grupelhos criados pelo PCP, a figura de Salazar emerge de um longo esquecimento pelas piores razões. E não é por acaso que assistimos, hoje, a uma espécie de mini-prec onde, de uma lado estão os bons e os historiadores bem-pensantes estilo Fernando Rosas e, do outro, os apelidados "fascistas", nostálgicos do ancien régime e da veneranda figura. Felizmene que há, neste País, gente que se orgulha dos filhos da sua terra e presidentes de câmara que, independentemente da sua cor partidária, não temem em criar um espaço museológico sobre um período tão importante da nossa história recente que foi o Estado Novo.
josé rocha

Anónimo disse...

Haja MUSEU em Santa Comba.....e ponham lá a cadeira sobre a qual Salazar não chegou a sentar-se, porque....afinal, caiu-lhe ao lado!!!!

Quem a teria desviado do sítio habitual??