27.8.09

SEGUIR EM FRENTE

Deus Pinheiro foi ministro da educação do "bloco central" de Mário Soares nos idos de oitenta. É natural que defenda outro, agora liderado pelo PSD. Com o devido respeito - e mesmo partindo do pressuposto que o PS se livra do "bando de Sócrates" - não é solução. Sabe-se que, enquanto o regime for o que é, esse "bloco" subsistirá em muitos lados. No sector empresarial público, em empresas privadas, nos "clubes" ditos de reflexão, nas casas destes e daqueles, no Estado. É um vício do regime que impede clareza na nossa vida pública. Na sua proverbial ingenuidade, Deus Pinheiro imagina - é só mais um - que tal "solução" salva o país. Não salva. O menos mau que pode sair das eleições de 27 de Setembro é um governo minoritário de Ferreira Leite que confronte o Parlamento com as suas responsabilidades. Depois de quatro anos de AR maioritária e politicamente nula, sempre é um recomeço. Depois há Cavaco. Para que se devolva um módico de sanidade a isto tudo, uma vez terminado o primeiro e único mandato funesto do pretty boy, Cavaco não deve recear intervir. E por intervir não quero dizer governar ou dar orientações políticas que esta Constituição do impasse não lhe permite. A experiência do Chefe de Estado, aliada à prudência da sua personalidade, vão ser fundamentais nos próximos meses. Deus Pinheiro veio do passado para falar em passado. Direito dele. Todavia o que mais precisamos, depois deste interregno pouco sério, é seguir em frente.


Adenda: Tenho muito defeitos e, infelizmente para os tempos e para as gentes que correm, uma boa memória. Deus Pinheiro sucedeu, no IX governo do dr. Soares (83-85), a Seabra (o especialista em Barthes) como ministro da educação. Ora vejam lá.

8 comentários:

Daniel Santos disse...

Fartos de blocos centrais estamos nós faz tempo.

António Bettencourt disse...

Caro João,

tenho a impressão de que está enganado. Deus Pinheiro foi ministro da educação de um governo de Cavaco Silva. E depois foi ministro dos NE de outro governo também de Cavaco.

radical livre disse...

do nacional-socialismo do "priti bói" fica apenas:
"muito arroto,
pouca comida".

recordo Horácio nas poesias:
«desmorona com o seu próprio peso»

sai hoje o programa da Dra. Manuela.
pelos comentários que não ouvirei dos costumados "paineleiros"
diria que vai «deitar pérolas a porcos».
para Descartes é sempre o mesmo "modus essendi"

miseriae finis in morte

Luís Bonifácio disse...

Caro João

O Comentador AB tem razão.
Nos tempos do Bloco Central o "John of God Pinetree" era apenas o Reitor da Universidade do Minho.
Só com Cavaco é que ele foi fazer Mer.. para Lisboa e mais tarde para Bruxelas, até ficar "desempregado" esta ano.

Anónimo disse...

Sabe lá Deus Pinheiro o que "é benéfico para o país"...Poupem-nos e aproveitem o tempo para irem lavar o rabinho das crianças com água de malva.

Anónimo disse...

Bem visto.

Perguntador disse...

Esse pequenote não é o da manta?
Chiça!

Garganta Funda... disse...

Queira Deus que nunca tenhamos bloco central.

Como diz o Medina Carreira seria transformar Portgual num grande BPN elevado ao cubo.

Como é que contribuintes ferozmente perseguidos; pequenos e médios empresários deitados à sua sorte e às bocas dos monopólios empresariais e financeiros apoiados pelo Estado; como é que trabalhadores independentes fortemente explorados pela burocracia estatal e por este regime sucialista; como é que lavradores e agricultores completamente abandonados por estes burocratas paridos em Bruxelas, etc, etc,, como é que esta gente toda ia cair de novo em votar na quadrilha que arruinou o País????

Quando falam da "governabilidade" eles estão falando da sua (deles!) governabilidade.Tão só...

Esse Deus Pinheiro, um proxeneta politico do sistema do centrão, de certo não se importaria de passar o dia a jogar golfe com o Piño ou com o Pinócrates desde que a governabilidade dos bolsos dele estivesse assegurada.

Patriotas destes é defenestrá-los!

Pelos vistos a MFL tem que fazer uma limpeza muito mais aprofundada, pois o partido dela ainda está cheio de traidores e oportunistas....