11.5.08

POPULISMOS


Na luta pela liderança do PSD, há dois termos recorrentes: Sá Carneiro e "populismo". Todos se reclamam da "herança" de Sá Carneiro e da necessidade de "restaurar" a sua "tradição". E alguns socorrem-se do seu nome contra o "populismo". Acontece que, aos olhos de muito do "baronato" que hoje apoia Ferreira Leite, Sá Carneiro, entre 74 e 80 - altura em que a vitória da AD o tornou "respeitável" - era um "populista". E perigoso. Ferreira Leite pode sempre perguntar a Vasco Graça Moura, a Barbosa de Melo ou a Rui Machete, por exemplo, o que é que pensavam, na altura, de Sá Carneiro. Mais. Ferreira Leite, falando aos "jovens" da "jota", advertiu-os de que os "a ideia de que se tem um canudo estilo engenheiro Sócrates, que dá para tudo, já não serve." Se a candidata acha que as habilitações académicas do primeiro-ministro e respectiva verosimilhança são coisas para serem escrutinadas politicamente (e são), discuta-as a sério. A referência a "um canudo estilo engenheiro Sócrates" é puro "populismo", como um seu qualquer apoiante "anti-populista" lhe pode facilmente explicar.

3 comentários:

Anónimo disse...

o ppd passou, com emídio guerreiro, pela fase ppd-ml. foi ad, foi populista, foi social-democrata, esteve associado a portas. no futuro,como diria o cego, "a ver vamos". se adivinhasse preferia o euro-milhões. para jogos de azar bastam-me os dos politicos, para azar meu.
PQP

Anónimo disse...

O que pensam os candidatos acerca do combate à corrupção e ao tráfico de influências?E sobre a pedofilia e o processo Casa Pia?E sobre a impunidade judicial dos politicos de primeira linha?Populistas ou não estes são temas fracturantes essenciais que revelam se os candidatos estão do lado das Mãos Limpas ou das Mãos Sujas.Falar do diploma Sócrates mostra desde já de que lado está a corajosa Manuela Ferreira Leite.Contudo,estou de acordo consigo.É preciso ir mais longe para ganhar o País, mesmo correndo o risco de perder todos os corruptos do PSD.

Nuno Castelo-Branco disse...

Mas o PPD ou PSD foi algumas vez outra coisa que não populista? O Sá Carneiro era a epítome chique do populismo, com as suas tiradas vazias de qualquer conteúdo, com o seu oportuno situacionismo - e fuga para Londres, diga-se - durante o PREC, a "revolução socialista" e a descolonização exemplar. As campanhas de Cavaco e de Santana foram o quê? E o que são as dezenas e dezenas de presidentes de Câmara que o partido elegeu? O PPD é tão populista como o PS e a única diferença é a meia branca destes e a camisa Ralph Lauren daqueles. Só isso.