25.5.08

"O NOSSO MELHOR DEMAGOGO"


«I liked the idea of him, but he never managed to get my interest. I was brought around by his overall intelligence – specifically when he did his speech on race and religion. He’s our best demagogue since Huey Long or Martin Luther King.»

Gore Vidal sobre Obama, Maio de 2008

14 comentários:

Anónimo disse...

ó bama "não és sim nem não, és nin". também temos gente assim no governo e na oposição. não é questão de cor na politica ou de cor politica. amigo já falecido dizia ironicamente "são feitios" ...doentios

Anónimo disse...

Sempre fui de opinião,contrariando os hossanas da quase totalidade dos meios de desinformação portugueses,que a América vai ter uma grande surpresa quando perceber o grande logro em que caíu.
Eu chamo-lhe Cavalo de Tróia.
No ventre desta candidatura vêm coisas muito negativas e indesejáveis.
Talvez essa tempestade ajude os cidadãos do mundo ocidental a perceber umas quantas coisas...ou talvez não.

Unknown disse...

Especulemos : se ganhar , por quanto tempo os estados se manterão unidos?...

Anónimo disse...

Obama é mais perigoso para a América e para a Liberdade no Mundo do que Bin-Laden.

LP disse...

"Eu chamo-lhe Cavalo de Tróia.
No ventre desta candidatura vêm coisas muito negativas e indesejáveis."

Senhor Schliemann:

Sendo a generalidade dos "comentarios" nos blogues nacionais de uma falta de qualidade, racionalidade e inteligencia confrangedoras, de vez em quando ha alguem, como V.Exa, que tenta contornar essa evidencia com "afirmacoes" que nao dizem absolutamente nada. Nao fosse dar-se o caso de os caracteres que escreveu apresentarem uma estrutura reconhecivel vaga e genericamente como obedecendo ao vocabulario e sintaxe da lingua portuguesa, eu diria que se limitou a premir aleatoriamente os dispositivos moveis do teclado do seu computador ou daquele que alguem lhe tenha emprestado para esse fim.
Se porventura for capaz de ler, e usar a parte do seu cerebro que esteja activa para esse fim, alguma coisinha em ingles, pergunto-lhe assim:
Does that even mean anything?

Cumprimentos

Luis Paulo Meleiro

Folsom, California

Anónimo disse...

Luther King era um demagogo ?!
Ómessa.

Anónimo disse...

Revejo-me no comentário do Sr Schliemann.
Se não entende o comentário,porque se incomoda o Sr LP?
Curiosamente acaba por fazer o que finge condenar: não diz nada!
Para tentar constranger as opiniões livres?
É que neste país "democrático"os discursos só têm um sentido,o do políticamente correcto.Será assim também na América?
Provávelmente o comentário encerra a verdade que começa a inquietar muita gente.
Em Portugal temos o caso de um charlatão que enganou a maioria dos eleitores com mentiras de toda a ordem.
O caso americano é bem mais grave.
Não adianta levantar cortinas de fumo.

Anónimo disse...

Claro, o Schliemann tem razão: este Obama traz umas coisas escondidas nos bolsos, perdão, é no ventre. O melhor era verificar já isso, antes que seja tarde, pois ninguém quer um candidato com coisas feias no ventre. O ventre da Clinton é muito mais são, pelo menos o Schliemann deve saber disso.

Anónimo disse...

Cavalheiro,sei o que escrevi,não sei o que leu.
Gostaria de lhe responder,mas no seu pequeno texto em que dá mais de uma dezena de erros ortográficos,a parte activa do meu cérebro não encontra substância para tal.
Termino pois,desejando-lhe melhorias na função biliar,e para bem de todos uma vitória do Sen.John Mccain.

LP disse...

Shor Henrique: se por acaso se refere a falta de acentos graficos no meu texto, dir-lhe-ei que o teclado onde o escrevi nao facilita a sua utilizacao. Poderia usar de ferramentas que resolveriam esse problema, mas se quer mesmo que lhe seja sincero, nao achei que a sua prosa merecesse tais cuidados. E como pode constatar, mantenho a mesma opiniao.

Ja agora, e porque me parece pessoa que presume conhecer as regras da boa escrita, far-lhe-ei o favor de o ensinar a colocar um espaco a seguir a cada virgula. E como hoje e o meu aniversario e me sinto generoso, tambem lhe digo que a primeira virgula neste seu segundo comentario se sente inteiramente deslocada no lugar que lhe reservou, ja que sabe que nasceu para ser colocada a seguir a 'mas'. Ela disse-me.

E na linha desta generosidade que me atacou, tambem lhe explico o seguinte:
Dizer "Cavalo de Troia" e referir "coisas" do tipo "negativas" e "indesejaveis" sem dar o minimo vislumbre do que essa iluminada cabeca foi capaz de imaginar, so pode ter como objectivo deixar no ar aquele suspense que fara alguns papalvos embasbacar de admiracao.

Quanto a mim, so o lamento.

Mas nao ficaria bem com a minha consciencia se nao deixasse aqui tambem uma declaracao de interesses: tenho colaborado activamente com a campanha do Senador Obama, desde Novembro do ano passado.

Isso e irrelevante, claro.
O que e relevante e perceber como a ignorancia e os pavores irracionais de uma - infelizmente - enorme fatia da populacao daqui encontram eco no meu proprio pais, junto de gente que nao faz ideia do significado que teria uma vitoria do "heroi" McCain.

E e por ser manifesta essa ignorancia e essa tacanhez de espirito (isto tambem para si, sr. x.z - ja agora, eu assinei com o meu proprio nome) que nao me dou ao trabalho de lhe explicar porque e que e tao importante que o proximo presidente dos E.U. seja um homem chamado Barack Obama.
Faca o seu 'trabalho de casa'. Leia, pense, discuta, informe-se. Nao papagueie, isso nao o eleva acima da multidao.

Boa sorte.

Luis Paulo Meleiro
Folsom, California

Anónimo disse...

Na minha opinião Obama é um grande aldrabão,pior que Sócrates.
É a minha opinião,se me permitirem ter uma.
É falso em tudo o que diz.
Na questão racial,na guerra do Iraque,etc.
Não passa de um racista primário.
E pior que tudo,as pessoas temendo serem acusadas de racismo não ousam dizer o que pensam.
Com todo o respeito,o senhor que defende o Obama parece-me um engraxador,pedante e falacioso.
Venho de uma festa taurina e
quando bebo digo sempre o que penso.
Quando não bebo consigo ser tão hipócrita como o referido sr meleiro.
Senhor Gonçalves,se entender que o meu comentário é ofensivo agradeço que não publique,se achar tolerável faça o favor de publicar.
Obrigado.

LP disse...

Senhor Dom GdM: uma das coisas que aprendi ao longo do tempo pode resumir-se assim: nao ha perda de tempo maior do que a de responder a insultos inconsequentes que sejam acompanhados pela frase de introducao "venho de uma festa taurina".
Ainda por cima sendo eu um gajo do Porto, cujo instinto natural seria sempre o de lhe responder a moda da minha terra, o que evidentemente nao passaria no crivo do moderador. Mas publique aqui o seu endereco de e-mail e terei o maior gosto em lhe explicar melhor. O meu e lp.meleiro arroba gmail.com

P.S.: Com que entao, "na minha opiniao, fulano de tal e' um grande aldrabao". OPINIAO, hein?
Faca um favor a si proprio: comente seja la o que for apenas quando perceber a diferenca entre opiniao e insulto. No que me diz respeito, nunca pretendi que a minha reaccao ao teclar do senhor Schliemann fizesse sentido como "opiniao". Foi mais como um desabafo, um lamento. Uma constatacao de facto. Um insulto, va' la', que de outra coisa nao me deu vontade. Talvez seja deficiencia da minha educacao, talvez excesso de impulsividade. Talvez esteja farto de vos aturar, a vos e a vossa "moldura" intelectual. Talvez me apeteca agora responder 'a letra. Mas isto passa-me, ja' que prefiro sempre argumentar com quem manifeste alguma abertura de espirito e nao se limite ao costumeiro discurso do odio e dos lugares-comuns. Ah. Foi assim que isto comecou. Por mim acaba aqui, ja dei para este peditorio.

Anónimo disse...

É graças ao "aldrabão" do socrátes que portugual ainda se mantem inteiro... seus mafiosos do c******

Allan Ribeiro disse...

Caros portugueses,

Vim parar neste blog por acaso, procurando uma imagem que definisse bem Obama para os leitores do meu próprio. Encontrei muito mais.

Além da frase de Gore Vidal, que eu descohecia (a frase, não o o Gore Vidal), percebi que vocês em Portugal estão muito mais conscientes do que a eleição de Obama representará. Isso não acontece no Brasil, onde a imprensa é toda muito "liberal".

Me chamou atenção também o belíssimo estilo com que escrevem os portugueses, mesmo quando zangados uns com os outros. Quanta elegância! (Não estou sendo irônico!)