12.5.08

A MINHA "AGENDA"


Um leitor acusa-me de ser inconsistente, parvo e de "ter uma agenda" nesta coisa do PSD. Presumo que é por eu não acompanhar a aventura da dra. Leite. Para seu esclarecimento, "acompanhei" a dra. Ferreira Leite quando foi presidente da distrital de Lisboa num remoto lugar na assembleia metropolitana (AML, acho que era assim que se chamava). Fui a uma única reunião - quando Marcelo saiu - e jurei para nunca mais. Nunca achei particular "brilho" político à dra. Leite, embora lhe reconheça qualidades que me agradam no mando. A chefia do grupo parlamentar e as hesitações fatais nas vésperas da eleição directa que escolheu Menezes chegaram para perceber que as qualidades não superam as falhas. Politicamente, Manuela Ferreira Leite nem sequer chega a ser um mito. De resto, não tenho agenda para isto porque deixei de ser militante em 2004. Como escrevi, só regressaria através do PSD-Madeira. Se isto for uma agenda...

11 comentários:

João Gante disse...

Oh João, que diabo...

Percebo que goste do distanciamento de AJJ ao bafio do politicamente correcto.

Percebo que algumas das práticas despesistas e autoritárias dele nem sejam assim tão distintas das de alguns governantes da nossa praça, apenas realçadas pelos media.

Mas negar que, desde os acessos de grosseria e desrespeito pela nossa - má, aceito, mas também por culpa dele - democracia, passando pelo verdadeiro sorvedouro de orçamento em que a Madeira se tornou, João Jardim não constitui de forma alguma um exemplo de bom governante...também é deslumbramento. Ainda por cima, naquelas ilhas, tudo precisa do aval e amén do homem...já vi melhores exemplos de liberdade e liberalismo em amontoados de cascalho, passe o sarcasmo.

Anónimo disse...

Ao contrario de um comentário na posta anterior onde afirma que Sampaio fez um golpe com a esquerda, convém lembrar que todo o processo foi sim manipulado em primeiro pelos "génios" ditos PSDs : JPP. Marcelo, Cavaco, etc... foram através deles que o PSD foi minado e derrotado. Mesmo não tendo votado no Santana, só não vê quem não quer, que esse partido acabará porque os "intelectuais" nunca respeitarão a maioria dos militantes e farão outra vez a implosão se o ganhador não for um deles. Afinal são a nata da nomenclatura PSD e os outros são os pacóvios.
Não voto seguramente no desastre Socrático, mas também não votarei na linha cavaquista do PSD pois foi ela a grande culpada do estado do partido e do país, com o culto a personalidade ao invés de trabalhar para o bem futuro dos que os elegeram e também porque o apoio tentacular do PR ao governo, sem defender o seu povo contra os abusos é demasiado para meu gosto.

Miguel disse...

Concordo.. Ferreira Leite, politicamente é um mito.. Não tem as características para ser a "nossa primeira-ministra"..
Acharia por ventura interessante, ver um Passos Coelho contra Sócrates.. Iria ser um duelo interessantíssimo, porque acho que Passos Coelho tem umas ideias bastante positivas para o país.. E, como infelizmente, Sócrates gosta de atacar através do passado, gostava de ver como faria contra PPC..

Nuno Castelo-Branco disse...

João, os "notáveis" do PSD tudo fizeram para liquidar o partido, exactamente quando este estava no poder. O obviamente da senhora dona doutora Manuela é bastante explícito e os indícios de um derradeiro cavar de trincheiras para defesa da velha guarda, ºe por demais evidente. Nada que uma boa preparação de artilharia possa fazer desaparecer... O problema é encontrar um Ludendorff para a coisa.

Jorge Oliveira disse...

Eu estive no PSD durante 10 anos e também testemunhei desempenhos e atitudes de Manuela Ferreira Leite que me levam a não lhe dar a credibilidade que se faz crer que ela tem.

Mas o problema do PSD não é (apenas) a MF Leite. O problema é a completa e total falta de organização dos militantes, uma situação perfeitamente inaceitável num partido que disputa o governo.

Todos os líderes têm tido responsabilidade nesta matéria e Cavaco Silva será o mais criticável porque dispôs de poder e oportunidade para resolver o assunto, mas com o seu conhecido desdem por estas questões “menores” manteve-se à margem e agravou a situação.

Quem agradece é o inenarrável Arménio Santos, o “trolha”, como é conhecido pelos “barões” do partido, o líder dos TSD, uma organização fantasma que só aparece à luz do dia no 1º de Maio, mas que, desde há dezenas de anos, lhe garante um lugar elegível nas listas à Assembleia da República. “Trolha” sim, mas parvo não.

Talvez Marcelo Rebelo de Sousa tenha sido aquele que melhor se apercebeu da gravidade da situação e juntamente com Rui Rio procurou resolvê-la, mas também não conseguiu.

E se alguém espera que MF Leite organize o partido, pode esperar sentado. O pior é que nem ela, nem o Santana, nem o Passos Coelho serão capazes de o fazer. Estão demasiado comprometidos com gente imprestável. Ainda está para aparecer o homem com os ditos cujos no lugar para organizar o PSD.

Anónimo disse...

entretanto sócrates foi a aveiro distribuir esmolas. temos salazarismo 2ª parte em versão pinóquio

Anónimo disse...

Ok!

O seu masoquismo espanta-me.

O único, e talvez fatal, problema do PSD é que não tem pingo de ideia ou doutrina por detrás, que o sustente.

Aliás nem o PSD, nem o resto da Direita portuga.

Perdão, o que entendem por ideologia, resume-se á reacção do Mexia ao facto dos Administradores terem 100 e tal por cento de aumento, comparados com 1,98% dos trabalhadores.

Aumento este que impediu, certamente, uma melhor e mais justa remuneração das óptimas performences da Administração.
`
É que um Socrates pode sempre levar na cara que não está a ser socialista, o mesmo, dentro das respectivas áreas, a um Hitler, Staline, etc.

um Secretário Geral do PSD pode não estar a ser .... (digam-me se conseguirem saber)

FNV disse...

Caro João,
É aborrecido ser colado assim às coisas, não é?

Jorge Oliveira disse...

O Mexia não é militante do PSD. É um empregado do banqueiro do regime, de momento colocado à frente da EDP.

Anónimo disse...

Caro Jorge,

É só para dizer que só me referi ao Sr. Mexia, porque deu azo, com a sua reacção, a ilustrar a única ideia que vai na dita Direita portuga.

Pessoalmente, acho que ele não é diferente doutros que andam por aí, militantes, ou não, do Partido A, B, C, ...


Aliás, acho que estou a ser injusto.

A direita portuga é profundamente, mas sem o reconhecer, do mais puro Marxismo-Leninismo Ortodoxo, simplesmente não da parte desta teoria referente aos operários e oprimidos, mas sim na parte referente aos proprietários, patrões e gestores(acrecento meu, porque estes também oprimem os outros dois).

De qualquer forma, isto é muita areia para o próximo Secretário Geral do PSD (no PP terraplanaram ...).

Anónimo disse...

Sem a hipótese de AJJ se candidatar, o PSD vai implodir.

Aviso ao CDS-PP:

Mudem de líder e "afiem o dente". Pode ser desta que se possam habilitar a ser a alternativa ao PS.

Socialismo Capitalista Neo-liberal vs Democracia Social Cristã


2Bs