31.5.08

A ESTÁTUA DO COMENDADOR

Ganhou a previsibilidade melancólica. Ganharam os "barões assinalados", os de sempre, os do regime dentro do PSD como mostram as televisões. Os que faltam, pela voz de Passos Coelho, já se "disponibilizaram" independentemente do "bafio" que tanto incomodava Ângelo Correia há dois dias. Nada de novo. Nada de entusiasmante. O PSD apenas perdeu um bom líder parlamentar.

15 comentários:

Anónimo disse...

uma Senhora e 3 machistas da velha tradição do marialvismo e macho latino. nâo entro no submundo da política

Miguel disse...

Permita-me discordar quando diz que o PSD perdeu um bom líder parlamentar. Para o espectáculo barato e actividades circenses (sem desprimor para os trabalhadores do circo) chega Paulo Portas. Para representar o partido no parlamento é necessário alguém com ar mais credível. Espero que MFL consiga arranjar alguém que permita elevar a luta parlamentar, através de propostas REAIS, e não ideias utópicas para o nosso Portugalinho.

David R. Oliveira disse...

O que me preocupa nem é e por enquanto isso. Antes de tudo o mais o que me preocupa é saber o que significa uma tão elevada abstenção dentro de portas. Somos de facto - nós, os prtugueses - muito sui generis. Depois a segunda preocupação nem o é até porque nunca duvidei das possibilidades d ela ganhar. O que me preocupa é para já a colagem de PPC. Não o faz por estar em pensar em nós, em Portugal. Depois o que me preocupa é o que PSL e não esqueçamos Jardim vão fazer.Depois ainda me preocupa é em saber quem vai ocupar as cadeiras do Conselho Nacional, da CPN, no parlamento futuro, etc...
David

Anónimo disse...

E que diz do desgraçado que, nos últimos meses, presidiu ao partido?
Uma vergonha!
Num país normal, as declarações "menezistas" de hoje, verdadeiramente abaixo de cão, remeteriam definitivamente o seu autor para as trevas donde nunca devia ter sido. Mas estamos em Portugal...

Pedro Morgado disse...

"um bom líder parlamentar"????

Ele bom é a ganhar nas secções onde o caciquismo laranja grassa... Nisso é bom, de facto.

Carlos Sério disse...

Infelizmente para o PSD e para Portugal, perdeu-se uma oportunidade de renovar o partido com um candidato verdadeiramente social democrata.
Mas penso que com Sá Carneiro, o PSD terá perdido o seu último notável de matriz social democrata. Ferreira Leite revela uma grande pobreza de cultura politica, histórica e ideológica, alias como qualquer um dos outros. Não se ouve em FL uma única palavra sobre a estratégia politica, sobre a economia politica dos nossos tempos, sobre as perspectivas do desenvolvimento do País e do mundo. FL contenta-se com o que está, como se a crise nacional caísse em nós por acaso, e apenas tem as mesmas receitas económicas que os mais duros neoliberais. A sua intervenção relativamente ao Serviço Nacional de Saúde é de uma infelicidade atroz.
É preciso acertar os passos com a história. E a história diz-nos que o modelo neoliberal, adaptado e perfilhado pela “globalização”, demonstra hoje, não responder aos anseios de progresso das sociedades. Não é possível deixar o “mercado” à solta, até porque hoje o mercado tal como se entendia há anos atrás já não existe, sendo substituído por oligarquias mundiais onde a competição económica se tornou inexistente ou demasiado débil (veja-se o caso presente da especulação dos preços dos combustíveis provocado pela especulação financeira das oligarquias mundiais).
O neoliberalismo e a divinização do mercado, tem os seus dias contados. É uma ideologia retrógada, embora tente convencer do contrário e procure sabiamente aparecer com um ar de inovação e “modernidade”.

Anónimo disse...

MFL ganhou, falou pouco e ganhou. Fico com a impressão de antes de agora, que sempre que falou perdeu votos, e a continuar a falar com este "desentusiasmo", continuará a perder outros tantos....

Anónimo disse...

Ficou tudo bem claro aos olhos do povo, e não de comentadores e blogueiros:
- Menezes retira-se babando ordinarices e baixarias;
- Santana Lopes caíu nos braços (ou garras?) do cacique da Madeira;
- Passos Coelho, que tudo deve à política e não a uma carreira profissional, já está a lamber os sapatos a MFL, não vá perder o tacho.
MFL é inteligente, sensata, experiente e bem formada. Ela saberá mondar as ervas daninhas.
Quanto à liderança parlamentar, certamente terá em mente alguém que, pelo menos, seja credível aos olhos dos portugueses. Subscrevo o que alguém escrevbeu acima: para palhaço foleiro basta o Paulo Portas.

Anónimo disse...

MFL não tem uma ideia consistente sobre a política portuguesa.
Não tem garra, não tem graça...
Não sabe como é o País onde mora.
Que vai fazer esta senhora no panorama político português...?!
Entregar a luta da oposição ao polido (mas pouco hábil, também ele sem garra...) Aguiar Branco ?
Ou ao Sr. Borges? Que prometem, mas ainda ninguém viu nada?
Perdeu-se, não há dúvida, um bom líder parlamentar, e quiçá a hipótese de dar uma liderança forte ao PSD.
Assim, vai continuar tudo na mesma, mas para pior, e o governo actual agradece...

António Viriato disse...

Ganhou a continuação do equívoco da vocação política de MFL, de resto,com largo currículo nessa matéria já demonstrado, quer quando esteve nas áreas financeiras do Governo, quer quando se ocupou da Educação, quer ainda quando exerceu cargos na organização política interna do PSD, onde contemporizou com notórias nulidades e múltiplos trapaceiros.

É certo que os outros contendores tampouco entusiasmavam, o que adensa a tragédia social-democrática, com perdão da designação.

Assim, como nos haveremos de livrar, mais cedo do que tarde, do insuportável embuste socrático ?

josé ricardo disse...

essa do bom líder parlamentar destoa um bocadinho. santana, lá porque vai outra vez "andar por aí", não se pode transfigurar num bom líder parlamentar quando ele, de facto, raras vezes se conseguiu impor a um josé sócrates que, apesar de tudo, é flutuante e tragicamente previsível.

um abraço,
j. ricardo
www.rescivitas.blogspot.com

Pedro disse...

Por mim, já o disse, havia eleições no PSD todos os meses. Agora digo-o com uma lágrima no olho: Pacheco oferece flores à Manuela! Que lindo! Doem-me os abdominais de tanto rir e olhos de tanto chorar.

Anónimo disse...

Na minha opinião, é a última vitória (sofrida) do cavaquismo. Daqui para a frente, vai ser tudo diferente e possivelmente para pior.

Unknown disse...

Curioso.
A maior parte dos comentadores perde tempo com o acessório e não vejo ninguém comentar os dois sinais mais relevantes desta eleição:
- o facto de ter sido um partido de Centro-Direita (e não de Esquerda) a eleger, pela primeira vez, uma mulher para líder e candidata a primeiro-ministro;
- a avaliação preconceituosa, ao contrário do que fazem com os candidatos homens, da sua idade, das suas rugas, do seu estado civil, etc.

PJMODM disse...

Até concordo com o «bom líder parlamentar», embora sempre o mesmo irrealista que não conseguiu ainda perceber que além de nunca dever ter sido líder do psd, é altura de esquecer esse sonho. Pelo menos prestou um bom serviço, (involuntário?) ao impedir, por ora, os menezistas. De qualquer forma, a altura é positiva, o fim do sô menezes... por ora (que mesmo neste país de ululantes adeptos dos futebois, penso que continuaria a ser um seguro de vida do socretismo).