3.8.08

DA IDIOTIA COMO FELICIDADE


Primeiro são os "magalhães", os falsos pc's portugueses. Depois são não sei quantos mil livros para as meninas e para os meninos lhe limparem seguramente os rabos. E agora são quinhentos euros para os "melhores alunos". O "sistema educativo" está todo invertido. Dantes, era-se premiado depois - repito, depois - de dar provas como bom ou razoável aluno. Havia modestamente um "quadro de honra" e chegava. O ministério da educação prefere tratar os alunos e as alunas como pequenos prostitutos ou, na melhor hipótese, como burros a quem se acena com a cenoura para enganar as estatísticas. Não é por acaso que um tal sr. Coelho - da publicidade e que escreveu um livro com o título improvável de "Portugal Genial" -, muito contente consigo mesmo, acha que as crianças devem ser educadas para serem felizes, isto é, idiotas. Não deve também ter sido por acaso que, da cabeça do sr. Coelho, brotou a "ideia" do "think west". O "west" do sr. Coelho e do governo é este país que eles antecipam, transformando as crianças que "andam à escola" em cobaias do seu experimentalismo infantil e feliz. Que Deus deixe ir a si as criancinhas e as proteja definitivamente destes profetas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Perdoai-lhes, Senhor, porque estes safados não sabem o que andam a fazer.

Anónimo disse...

Está história de se dar dinheiro em troca de boas notas é a coisa mais rídicula que eu já ouvi. Em primeiro lugar muitos alunos não tem consciência que precisam da escola e que vão precisar cada vez mais. Basicamente levantam-se todos os dias de manhã para ir para um sítio só porque se não forem os pais proibem-lhes de sair à noite na sexta feira.
Está-se mesmo a ver que os alunos inteligentes mas que não querem fazer nada, vão começar a fazer só para os ganhar os 500 euros no final do ano. O quadro de honra que mencionou, já ninguém liga nenhuma a isso. E se antigamente figurar nesse quadro, era sinal de orgulho e admiração, agora quem vai para o quadro de honra ainda é capaz de ser apelidado de tudo e mais alguma coisa porque, Meu Deus, quando chega a casa estuda.

O sentido de educação neste país está completamente deformado. E pelos vistos não é só pela parte dos alunos. Também pela parte do Ministério. Cada vez mais se valorizam os resultados e não a qualidade.

Anónimo disse...

Assisti, algumas vezes, aos "ataques" de certos meninos calaceiros, geralmente com muito dinheiro nos bolsos porque os imbecis dos papás não queriam que lhes faltasse nada, nem mesmo a grosseria e a imbecilidade, feitos a colegas que conseguiam boas notas, fruto de um trabalho sério, aplicado. Apodavam-nos de marrões e outras coisas quejandas.
Inimigos de todo e qualquer esforço, insultavam os colegas que colhiam o melhor dos frutos do seu trabalho. E faziam-no por sentirem as costas quentes, por saberem que não era preciso aplicarem-se porque os tachos seriam arranjados pelos paizinhos.