31.8.10

A "ESCOLA"

Começou ontem, sob os auspícios do cacique Relvas, a "universidade de verão" da JSD. A JSD, como a JS e as mais à esquerda, é um viveiro. De quê? De crias para o regime. Tirando Jerónimo de Sousa - que nunca teve vida para brincar à juventude -, todos os dirigentes partidários no activo passaram por "juventudes" partidárias - Louçã seguramente pelas "ligas" trotskistas, Portas, Sócrates e Passos pela JSD. O ano passado acompanhei o "jovem" Santana Lopes, então candidato a Lisboa, a Castelo de Vide. E constatei, com terror, que aquela boa gente se leva a sério. Nenhum se distingue pela subtileza mas todos se movem pela ambição. Local, na maior parte dos casos, todavia sempre com o olhinho revirado para cima. As listas de deputados tornam-os rapidamente vesgos. É ali que começam simpaticamente a odiar-se uns aos outros e a passar por cima uns dos outros. A intrigar, aquilo para que esta "escola" verdadeiramente os prepara. Voltando ao "jovem" Lopes, trata-se de um caso de sucesso. Aos vinte e poucos assessorava Sá Carneiro. Já foi tudo no regime menos PR. Será, seguramente, um dos três certos candidatos a candidato da "direita" em 2016, depois de Cavaco, altura em que, quem quiser vencer, terá de se apresentar precisamente em ruptura com esta "escola" cheia de vícios. Cavaco ganhou o país porque lhe falou directamente. Valeu sempre mais uma boa percentagem de votos - a que lhe deu duas maiorias e Belém - do que aquela que a "escola" prepara, alimenta e, fatalmente, reduz. Como ainda é "jovem" - Barroso caminha para avô e o tudólogo Marcelo já é - Lopes vai bem a tempo de aprender.

7 comentários:

Maria Tuga disse...

O problema é que dificilmente atingirá o estado adulto. Será um eternamente jovem....Ora aqui está um bom tema de investigação, numa época em que a geriatria está na moda.

Anónimo disse...

Ia dizer mais ou menos o que a Tuga já comentou.

Boa ideia era saber-se o que o eterno jovem faz na CML e que oposição lá existe à desgraçada gestão CostaSalgadoZé.

Anónimo disse...

Às televisões, um graúdo (e careca) organizador da dita "universidade", afirmava ontem com o júbilo de formador do IEFP que "aqui se estavam a produzir jovens quadros políticos". Observando, pelas imagens captadas aleatoriamente, as borbulhas nas testas e as expressões-play-station, podemos estar seriamente tranquilos quanto à qualidade dos "futuros quadros": é daquele lácteo rebanho de jotinhas que sairão os sacripantas que, num futuro não muito distante, nos roubarão, se entregarão a golpes, organizarão esquemas de financiamento partidário, produzirão programas, serão porta-vozes e que arrotarão postas de pescada ou de abrótea-social-democrata. "Jovens quadros políticos..."; só tinha ouvido uma pérola similar a Eduardo dos Santos quando, há muitos anos, sucedeu ao cirrótico Neto.

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

João.

Um "balde de efervescentes caranguejos".

A


Rui

Anónimo disse...

Porra, só em 2016 é que isto "muda de escola" ?! Desisto.

Karocha disse...

JG

O meu rapaz, foi à Universidade de Verão do ano passado!
Bem sei que ele não é exemplo, começou a trabalhar aos 16 e, tem mau génio, mas nem todos são maus!!!

M. Abrantes disse...

Santana Lopes morreu no último congresso. Tem as mesmas hipóteses de andar por aí que o Elvis.