17.11.09

ÉTICA A ÓSCAR

Também reparei em Mário Crespo a babar-se para cima desse Óscar que, pelos vistos, ensina ética às meninas e aos meninos candidatos a jornalistas. Deve ser por isso que as redacções parecem juventudes partidárias onde toda a gente anseia por esmagar toda a gente num verdadeiro concurso incessante do pior. E também reparei no temor reverencial com que Crespo "bebeu" as néscias sentenças de Óscar que constam de uma tese de mestrado, talvez dele ou de algum epígono. Mascarenhas foi presidente do sindicato dos jornalistas, uma coisa de onde brotaram notabilidades como o actual director de Lusa, um Viana, com uma narrativa muito próxima da do famoso Marcelino, do "diário da manhã" do regime. Os melhores jornalistas que conheci nunca precisaram de cursos "da especialidade" para serem os excelentes jornalistas que foram. Cunha Rego ou Vitor Direito - apenas para falar de mortos - eram acima de tudo cidadãos interessados em perceber. Duvido que hoje, salvo honrosas excepções, algum jornalista, antes de narrar seja o que for, perceba do que é que está a falar. Enfatuados mandarins como Mascarenhas fermentaram a stasis ética do jornalismo actual. Nada que espante.

16 comentários:

Anónimo disse...

Realmente foi decepcionante, ver o Mário Crespo vacilar (e quase bajular o homem) perante o artista que lá levou ontem, que se limitou a proferir meia dúzia de generalidades com um discurso formatado de subliminar apoio ao actual regime de pseudo-gangsters que se apropriaram do aparelho de estado.

Antes tivesse convidado o Joaquim Vieira, talvez o homem já se tenha recomposto das mazelas infligidas pelo Vilarezinho e pudesse ser um bocado mais objectivo nos comentários que merecem estas trafulhices que todos os dias nos entram por casa dentro ás 8 da noite.

L. Azevedo

Anónimo disse...

O "trabalho" de Mascarenhas resume-se nisto: se um jornalista estiver de posse das escutas não as deve divulgar. Porque as fontes, as intenções das fontes, o Estado de Direito, os direitos humanos, a presunção de inocência, blá, blá, blá...
Num momento em que o Estado de Direito é um pântano, melhor, um lamaçal, o Estado de Direito só se defende pondo em causa os limites com que Mascarenhas nos quiz manietar.
Não é novidade. Passamos noites a ouvir isto das maravilhosas boquinhas de António Costa, Marinho Pinto, Francisco Assis, Clara Ferreira Alves, Fátima Campos Ferreira, etc, etc, etc. Os "artistas" do costume, que bem sabem o que dizem, para que dizem e porque dizem.
Levantamento popular e nacional contra a mixórdia, é o que nos resta.

Anónimo disse...

Sem dúvida, estou de acordo. Embora o grande mal do jornalismo actual se prenda com a falta de cultura civica e com a falta de limites e respeito pela individualidade do visado da notícia.

Anónimo disse...

Esta é a caixa de correio de Cavaco ou de Manuela Moura Guedes...???

Anónimo disse...

Além disso há por aí uns processos por assédio que meteram in ilo tempore escutas e tudo, que foram dar ao dito cujo. Tudo abafado à porta dos tribunais por acordo e pressão. E fala ele de ética?!?!?

Teve sorte de não ser ninguém próximo de mim, senão era mesmo justiça de Fafe para cima...

JCL

Eduardo Freitas disse...

Absolutamente miserável, o Óscar. Faz-me lembrar o outro Óscar de que escrevia Vergílio Ferreira em "Conta-corrente".

Aires Vilela disse...

Não me lembro de esse Óscar ter sido presidente do sindicato, mas tudo é possível. Ele presidiu, isso recordo, a uma "comichão" sindical supostamente dedicada à deontologia - coisa que o sujeito, pelos vistos agora "professor" da dita (!!!), nunca soube nem saberá o que é.
Este país é mesmo um colosso e está tudo grosso, como cantava a dupla revisteira Ivone/Camilo.

afonso teles disse...

Esquecem-se é que o Mascarenhas é irmão de um desembargador, por acaso já falecido, e tio de uma procuradora vivíssima da costa!
Muito me admira que os inefáveis J. Gonçalves e José da loggia disso não soubessem...

Anónimo disse...

Qué do Mani Pulite, do Garganta Funda e dos habituais paineleiros deste blog, neste post?
Vcs são mesmo DEF...
Não há coincidências...

PPM disse...

Só para avisar que o Óscar é Mascarenhas mas não tem nada a ver comigo ou com a minha família. Livra!

afonso teles disse...

Meu Caro:
Aí é que V se engana: todos provêm do vice-rei da Índia, com mais ou menos mestiçagem...

Anónimo disse...

Façam uma pesquisa no site do Tribunal da Relação do Porto.
Quanto à genealogia perguntem à Paula Bobone...

Anónimo disse...

Oscar tem o dobro do teu carácter, o triplo da tua inteligência e o quádruplo da tua compaixão. Ele sim é um cristão.

Anónimo disse...

o seu paulo pinto de mascarenhas é um comissário político e um assessor nos jornais por onde tem passado e ainda vem fazer piadinhas sobre outros mascarenhas?

m. martins disse...

Continua patético, Sr. Gonçalves a meter tudo e toda a gente no mesmo saco. Conhece o O. Mascarenhas de onde? De lado nenhum? Então cale-se!

Observador disse...

Verifico que apareceram para aí uns patrulheiros do Governo ou então do avental a debitar veneno. São a "formiga branca" dos tempos modernos