17.8.09

SÓ FALTAVA...

«Que fosse proibido falar das "suspeitas" sobre o governo.» José Pacheco Pereira no Jamais. Aqui, aqui e aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Anda Pacheco!

Quem escreve assim não é licenciado ao domingo, pela independente, nem fez exame de inglês técnico por fax!

PC

S.Correia disse...

Bem observado e sem papas na língua. Em defesa da transparência nos assuntos públicos e da responsabilização de quantos chegam ao poder com o voto dos cidadãos, a quem de imediato desprezam e tratam como inimigos, esquecendo de todo que devem ser, e para isso são eleitos, os representantes dos portugueses.

JB disse...

Excelentes textos de JPP. Na mouche.

Mani Pulite disse...

Só faltava que fosse proibido falar sobre o Bezerro de Ouro do Banco de Portugal.A criatura poderá enxovalhar o Parlamento mas não cala nem intimida os Homens livres de Portugal.Fora com ele!

radical livre disse...

suspeito que depois de defenestrado as suspeições se confirmam

rb disse...

Já agora, Pacheco Pereira, podia também preocupar-se um bocadinho (umas linhitas apenas) com as fortíssimas suspeitas (não, não é na TVI é mesmo no tribunal!) que recaeiem sobre os deputados que MFL nos quer impor ao parlamento. Bem prega Frei Tomás ...

jaa disse...

Ó rb, e acha que o assunto tem sido abafado, é? Aliás, aconselho-lhe um post anterior do JPP, também no Jamais, e talvez perceba que ele já abordou essa questão. Nestes posts ele está apenas a pedir que se possa falar de tudo, incluindo de coisas ainda mais importantes, como as suspeitas que rodeiam o governo (são mentira?), sem que alguns, experientes na coisa mas tentando fazer-se passar por virgens ofendidas, se precipitem com acusações de falta de respeito.

rb disse...

"(são mentira?)" - JAA

Quem acusa é que deve provar, embora pareça exactamente o contrário. Será que basta umas notícias no Público e na TVI para transformar as suspeitas em verdade.
Não é por acaso que o princípio é o de quem acusa é que deve provar. É porque é extremamente dificil e vergonhoso ser o acusado a provar que é inocente.
Há também outro ponto, JAA, em qualquer estado de direito que se preze são as autoridades competentes e não os pachecos pereriras e os aguiares brancos quem decidem se alguém é suspeito de ter cometido crimes.
E se o argumento é o de que "em política o que parece é", então Pacheco Pereira também devia fazer uma pequenina alusão, por mais leve que seja, aos referidos candidatos a deputados que a sua líder nos quer impor, esses sim verdadeiramente suspeitos e acusados de terem cometido crimes.

jaa disse...

Meu caro rb, se calhar devia reler o meu comentário. A pergunta "são mentira?" segue-se a "como as suspeitas que rodeiam o governo". São mentira, as suspeitas? Que saiba, nem JPP nem, na minha insignificância, eu dissemos que Sócrates era culpado de delitos criminais (mas, já agora, eu digo claramente que ele é culpado de delitos éticos). Mas então se pode falar das suspeitas, é? Conhece algum país democrático em que a comunicação social e a oposição política ficassem em silêncio sobre os assuntos que JPP menciona nos posts?