8.2.11

PROLETARIZAÇÃO POPULISTA


O PS, por interposto governo, está apostado em "proletarizar" a administração pública. Talvez pense que, por aí, lhe advenha alguma popularidade. Baixou massas salariais, agravou as retenções na fonte sobre esses cortes, agravou os descontos e, agora, prepara-se para "atacar" os dirigentes. Não que não haja redundâncias que devam ser extirpadas. Mas, ao actuar cegamente, o governo arrisca-se a fazer recuar a administração pública a níveis de literacia funcional do pior Estado Novo, "nivelando" por baixo, e criando reais desigualdades - portugueses que pagam mais quatro ou cinco vez a "crise" do que os outros. Quem é que estará disposto a dirigir faculdades e universidades, hospitais e prisões, polícias e militares, a administrar a justiça ou os impostos, a assegurar a representação diplomática do Estado, a ensinar, etc., etc., se a "ideia" é ter tudo a lavar escadas mais tarde ou mais cedo sem chatices e responsabilidades? Quando o Estado se demite da soberania na ordem interna, degradando-se, como é que a pode garantir lá fora?

6 comentários:

joão santos disse...

É a exaltação do Estado Social e a repulsa pela dita "agenda neo-liberal" do PSD!

antónio chuchado disse...

"Nivelando" por baixo, estão a nivelar ao mesmo plano em que o engº.(?) e os 'outros' (leia-se: resto do bando) estão.

antónio chuchado

Constantino disse...

Razão tem o Imperador das Ilhas - o Heill César -, seu arqui-inimigo, e que quer evitar a proletarização do funcionalismo público e a passagem da classe média para a classe dos «novos pobres».

Mas aqui no Continente só se fala em cortar, FMI, miséria, fome,etc.

E o PSD - uma alternativa cada vez mais distante! - vai atrás destes soundbytes...

Cáustico disse...

Todos estão recordados do palavrório do patriarca do socialismo de merda quando na década de 70 atacava a merda do socialismo, acusando-a de querer nivelar por baixo.Naquela altura receava o nivelamento por baixo. Agora, com a burra bem cheia,nada receia, porque sabe que nenhum nivelamento o atingirá.

Anónimo disse...

Gonçalves, cuidadinho com as bruxas de vassoura na mão...

Anónimo disse...

Na minha faculdade, (que não vou dizer qual) temos um centro de investigação. Esse centro recebe dinheiros da FCT, (para sempre os mesmos viagarem, comunicarem em congressos sobre coisas que não são da sua area,isto é verdade!!!).
Pensou-se fazer o mesmo que nos Açores: dividir os subsidios pelos Doutores de forma a preencher o volume dos cortes.-" que não pode ser, pois assim os que não estao em investigação nao recebem..."
Perceberam ? Como se os outros estivesem a investigar alguma coisa que não fosse destinos de congressos sobre qq materia que não interessa qual.