26.8.10

UM MUNDO PERFEITO?

«O movimento migratório dos roma tornou-se um "problema europeu".» Exactamente. E agora é preciso resolvê-lo. A livre circulação de pessoas e bens, garantida pelos tratados, não inclui - parece-me - a livre circulação de gandulos. Os gandulos podem ser de qualquer cor ou raça e, manifestamente, não são meus "iguais". Nem em direitos, nem em deveres que é uma coisa que desprezam à bala se for preciso. A praga do "multiculturalismo" criou umas teias de aranha na cabeça de alguma gente e existe um receio generalizado de "ferir susceptibilidades" e de perder votinhos. Haverá decerto demasiada injustiça em muita coisa. Mas um mundo perfeito é apenas o nome de um filme de Clint Eastwood. Para respeitar a dignidade da pessoa humana é necessário previamente confirmar que é mesmo pessoa e humana. E que, olhando a direito, vê mais pessoas humanas e não meros objectos de cobiça. Quem não entende isto, meta explicador e deixe-se de tretas demagógicas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Só não entendo é sua obsessão em identificar um problema - o da criminalidade - com uma étnia; será que as estatísticas do crime ficam assim tão alteradas só porque uns ciganos andam por aí a circular? Porquê que não se focaliza antes na ineficácia da acção preventiva (digo acção e não políticas) da criminalidade e na repressão da mesma, em vez de dirigir o ódio a todo um grupo? Pense melhor no assunto.

Ana Cristina Leonardo disse...

«O movimento migratório dos roma tornou-se um "problema europeu".»

Assinalo o erro do Público: "tornou-se num problema europeu" e não "um"

«A livre circulação de pessoas e bens, garantida pelos tratados, não inclui - parece-me - a livre circulação de gandulos.»

João, ou os gandulos estão presos, e não podem circular, ou não estão presos e, gandulos, escroques, patifes ou etc. têm tanto direito a circular como qualquer não-gandulo e etc. (ou seja, aos olhos da lei são iguais - e não vou discutir agora gnosticismo).

«A praga do "multiculturalismo" criou umas teias de aranha na cabeça de alguma gente e existe um receio generalizado de "ferir susceptibilidades" e de perder votinhos.»

Também acho. Mas, no caso dos ciganos, que raio de votos se perderão se eles maioritariamente nem sequer voltam?

«Haverá decerto demasiada injustiça em muita coisa. Mas um mundo perfeito é apenas o nome de um filme de Clint Eastwood.»

E que grande filme!

«Para respeitar a dignidade da pessoa humana é necessário previamente confirmar que é mesmo pessoa e humana. E que, olhando a direito, vê mais pessoas humanas e não meros objectos de cobiça.»

Para respeitar a dignidade da pessoa humana, basta que alguém seja humano. Isso é que é difícil, mas tb. ninguém disse que a moral era coisa para copinhos de leite!


«Quem não entende isto, meta explicador e deixe-se de tretas demagógicas.»

Entendo. Discordo. E não vou meter explicador.

Finalmente, detesto bodes expiatórios e detesto perseguições étnicas. E não acredito em mundos perfeitos (os tais onde não haveria gandulos...)

floribundus disse...

passei férias durante anos numa cidade da fronteira Áustria-Eslováquia (rio March, ex-Morava). apesar da presença constante do exército tentavam entrar sobretudo: turcos, búlgaros, albaneses, asiáticos.
o pessoal da europa de leste fazia excursões a Viena para 'limpar' carteiras.
quando da partilha da europa em Versalhes o 'nabo amaricano'fez cagada ao repartir o Império Austro-Húngaro pela Itália, por aquela coisa a que chamaram Jugoslávia, pela Roménia que ficou com Magiares como se fossem ciganos. Sarkozi veio daí 'quem sai aos seus não degenera'

iupi disse...

'é necessário previamente confirmar que é mesmo pessoa e humana'

não há uma sem a outra.
no caso, nem uma nem outra: um mamífero.

ZL disse...

Os esquerdolas incompetentes que vão afundando a velha Europa têm de arranjar constantemente problemas artificiais, a que chamam "causas nobres", para irem distraindo os povos dos seus problemas reais e do descalabro para que estão a ser conduzidos.
Vai daí, aquilo que, em tempos normais, seria uma mais que natural expulsão de malfeitores para os respectivos países de origem passa a ser uma transcendente "questão cigana".
À conta dessa transcendente problemática e do estardalhaço que a máquina dos media vai fazendo à volta dela, os esquerdolas vão inventando "princípios" e "valores" que, na sua substância, não passam de disparates. Ele é o multiculturalismo, ele é o pretenso direito natural dos povos a irem para onde lhes dá jeito, ele é a obrigação moral de os que trabalham para terem alguma coisa a distribuírem pelos calões que nada fazem, etc.
E tudo isto ao arrepio do sentir do cidadão normal. Basta ver as caixas de comentários das notícias relacionadas com este assunto.

S.C. disse...

E os lacaios de serviço ao regime já começaram a assustar o Zé Povinho com a balela de que, em França, até já se fala em expulsar portugueses... desinformação orquestrada, pois claro!

Anónimo disse...

Caro João,
Concordo em absoluto com o que escreveu a este respeito.
Francamente não entendo a razão pela qual alguns leitores acham que a sua revolta se dirige a uma determinada raça ou grupo quando o que escreveu é exactamente o contrário.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Então sejamos claros, honestos e usemos os tais "critérios de trabalhador rural" que, apesar de pouco finos, são fundamentais para que uma sociedade funcione: Que se cumpra a lei; a lei do estado, a lei da terra, a lei da comunidade, a lei. Esta deve SER IGUAL PARA TODOS, como o Sol nascente. Numa comunidade, grande ou pequena, que funcione minimamente bem e de forma saudável, não pode ser pretexto ou razão para não acatar a lei a argumentação ardilosa e infantil (tão cara às esquerdas improdutivas e prósperas) de que "eu não sabia", "eu não sou de cá", "eu, na minha terra, não faço assim", "eu não gosto da lei", "eu não sei o que é a lei", "eu nem sequer sabia que existia lei e o que isso significa", "eu vi um filme e no filme a coisa não era assim", "eu quero viver aqui (porque é bom, as pessoas trabalham e são vulneráveis a assaltos) e poder fazer o que me apetecer e não cumprir a lei da sociedade para onde vim viver", etc. etc.
Os ciganos (aqui simpaticamente chamados de Rom...) estam-se cagando - sempre se estiveram - para as sociedades onde acampam, vivem, trabalham, roubam, amam ou odeiam. Sempre se fecharam agressivamente no seu detestável e violento micro-cosmos. Não são como os raros, frágeis e pobres indios da Amazónia ou da Bolívia - habitantes derradeiros de uma floresta todos os dias mais pequena e violada. Os ciganos não têm sentido; o seu modo de vida é perigosamente marginal e vai contra tudo o que os babosos do socialismo e do pseudo-progressismo propalam. Persiste-se, por pura e ridícula má-consciência, em considerar esse modo de vida como uma relíquia arquiológica a preservar (para quê?); assim como se persiste - cada vez mais - em apelidar os criminosos, delinquentes e tratantes de "jovens". O festival de baboseiras politicamente correctas e proferidas por pessoas de vida resguardada, é constante. Entrem na feia e mal-cheirosa realidade e larguem a confortável vida de gabinete com o lanchinho a horas certas.

Ass.: Besta Imunda

m.a.g. disse...

Multiculturalismo é uma boa palavra. Uma ideia muito rica, mas também contaminada de mal-entendidos, equívocos e confusões.
Bem-Vindo a Portugal (com triagem prévia, assumo).

Há escumalha ( um dos melhores desempenhos dele):http://www.youtube.com/watch?v=vtk7U-9bUJQ

e escumalha:

http://www.youtube.com/watch?v=8hEtN0-vF90

Anónimo disse...

Triagem. Prévia é ela sempre. E deve existir. Temos triagem em quase tudo. Noutras coisas (sérias) não temos e é inaceitável.
Dizia o há muito afastado dos ecrans Prof. Rosado Fernandes (espero que esteja bem) que em conversa com um responsável do porto de Hamburgo, o fulano lhe disse: "não há como dar a volta à coisa; se quizer combater o tráfico - seja do que for - tem de abrir e inspeccionar TODOS os contentores". Ora sabemos que por questões puramente economicistas mas também por questões estupidamente políticas e politizadas, apenas uma reduzida (e secreta) percentagem dos contentores, nos portos, é inspeccionada. Nas fronteiras terrestres ainda é pior - principalmente entre os queridíssimos países da "união".
Ser chamado às Finanças é triagem; ser inspeccionado pela DGCI é triagem; ser controlado pela GNR na estrada é triagem; ser observado primeiro por médicos espanhóis e russos na Urgência de Stª Maria é triagem; passar por um detector de mercadorias ao saír de uma loja é triagem; entrar numa merda de uma discoteca e passar por um detector de metais é triagem; mostrar passaporte e outros documentos numa fronteira é (e bem) triagem; fazer exames de admissão a uma faculdade, a uma cátedra, a um cargo devia ser triagem (mas não é). Tudo devia ser "triado".

Ass.: Besta Imunda

jpt disse...

se os gandulos fossem ciganos isto ia muito melhor do que vai. E este blog teria muito menos posts, faltar-lhe-ia assunto

Anónimo disse...

Pelo que vejo, ninguém presta atenção a um pormenor: o presidente francês decidiu repatriar os ciganos que estavam ILEGALMENTE na França. Só isso. Mas isso é o que qualquer país faz!

ZL disse...

Li há pouco que agora até o Vaticano entrou na onda do disparate e comparou aquilo que o Governo Francês está a fazer ao Holocausto. Li coisa parecida no Arrastão dos esquerdolas caviar há dias, mas, vindo dali, não estranhei. Mas até o Vaticano, Senhor!

Justiniano disse...

Ora, caro J. Gonçalves, mas desmerecer, os nossos irmãos, em direitos de andar, por aí, ao sol e à chuva, porque se entendem com vontade de andar, é uma abominação moral!! Aquele que cobiça e não quer prestar tributo, que apenas subtrai, concorre para degenerescencia deste mundo!! Sim, e tal pecado, tal mal, tal diminuição aos homens de boa vontade só pode mesmo é provir da pessoa humana!! E consta que para salvaguarda, da boa fé e da boa vontade daqueles que assim se querem manter e daqueles que assim não querem mas sabem que deviam, há aqueles mecanismos de reacção contra-fáctica, à medida de toda a pessoa humana e apenas para esta!!

DFerreira disse...

"o presidente francês decidiu repatriar os ciganos que estavam ILEGALMENTE na França. "

Mas a França optou por fazê-lo exclusivamente com os ciganos ilegais.
Porque não o fez também com os magrebinos, turcos, senegaleses, congoleses, e até português ilegais?!