29.11.09

BOM PROVEITO

Começa hoje a cimeira ibero-americana em Lisboa. Faltam os senhores Chávez, Morales e Castro. Nem por isso o mode tropical fica prejudicado. Por exemplo, o nosso PR reservou vinte e dois quartos de um hotel em Cascais como se Cascais fosse em Caracas e não a poucos minutos de Lisboa. Depois, há uma tenda "tecnológica" montada em frente da Torre de Belém que recorda naves espaciais e aliens. Esta cimeira regular é uma das maiores inutilidades políticas do mundo. Tinha, até Fidel sair, o "picante" da sua presença com fatos oferecidos pelo falecido Mitterrand. Depois Chávez passou a fazer de clown de luxo de serviço à cimeira e até Sócrates deixou a sua "marca" com o Magalhães. Este evento custa, naturalmente, muito dinheiro que não é coisa que abunde. E é um pretexto para Sócrates celebrar o maldito tratado de Lisboa com foguetório vário. O cosmopolitismo de um povo - o nosso, aliás, sempre alheio a estas manifestações possidónias - não se mede em eventos. Mede-se, por exemplo, e como ontem lembrou o António Barreto, pela literacia de uma nação. Guterres é uma das "estrelas". Não deve ser por acaso. Foi com ele que começou o afundanço precisamente muito disfarçado com eventos. A cimeira ibero-americana antecipa as tendas do circo de natal que costumam aparecer por esta altura. Bom proveito.

8 comentários:

radical livre disse...

a cimeira costumeira lembra-me
o sabat das bruxas
com direito a beijo "in cauda dorsi"

tal como o felino de Erwin Schrödinger
está morta e viva ao mesmo tempo

Anónimo disse...

Felizmente, está cá a Shakira!

Coitada, ter que dar beijinho e fazer conversa com estes parolos. Já deve ter dado graças por terem faltado os macacóides boliviano, venezuelano e cubano.

MAs vai ter que gramar uma demonstração do bimbalhães, pelo palhaçóide tuga...

PC

Anónimo disse...

E lá está em directo nas tv's o Sócrates no seu melhor: à entrada duma enorme tenda, com bonitos efeitos de luz projectando os slogans habituais - inovação, conhecimento, etc., a receber vip's latinos para, depois de umas fotos com o casal Silva, ler no teleponto um discurso cheio de nada.

Eduardo Freitas disse...

«Centralidade do Estado e das políticas públicas.»

(J. Sócrates, na XIX Cimeira Ibero-Americana, 29-11-2009)

Tal qual um grande eucalipto. E o que (não) resta à sua volta.

José Carlos Silva disse...

Pode não fazer grande coisa! Já protagonista!!! Não se pode dizer o mesmo. É um bom investimento. Nos dias que correm vale mais do que qualquer profissão. Há que preparar o seu futuro! Não falta muito para ser despedido...

Anónimo disse...

O nosso PR reservou 22 quartos num hotel em Cascais? Esta gente deve estar doida!Mais o foquetório das tendas, os banquetes de estadão, os BMWs dos senhores do governo e respectivos motoristas, os audis dos assesssores e por aí fora. Quem paga estes luxos? É fartar vilanagem! Não admira que a dívida pública atnga níveis astronómicos. Lá diz o povo em casa de ferreiro, espeto de pau.

Anónimo disse...

É a manifestação parola de novo-riquismo ao mais alto nível. E anda este PM a queixar-se que a oposição lhe subtraiu uns milhões de euros, por não deixar passar o diploma do Código Contributivo.
O bom senso aconselharia, em função das dificuldades económicas que o país atravessa, regras de despesismo controlado com muito rigor, porque esta cimeira, e pelo que tenho lido, especialistas em acontecimentos do género,pouco ou nada vai resultar para o bem estar dos portugueses.
Portanto trata-se de mais uma vez assitirmos ao circo, que normalmente é montado para distrair o pagode.
Cps
S: Guimarães

marceano disse...

O paxá da Líbia não faria melhor..mas a esse sobra-lhe dinheiro.!