26.8.09

A GRAÇA DOS CLACS


Por acaso cheguei aqui. Santana Lopes tinha então trinta e três anos e era secretário de Estado da Cultura de Cavaco. Estávamos em 1991. Não é tanto o entrevistado que interessa agora quanto a entrevistadora. Graça Lobo, com a patética insolência e o arrivismo presunçoso das suas perguntas, resume na perfeição e à distância de dezoito anos, a "intelligenzia nacional" que se abriga na triste "clac" de apoio a António Costa em Lisboa. Como os velhos apparatchik orgânicos - por serem da esquerda dita "moderna" não significa que sejam melhores que os outros - não aprenderam nada entretanto. Graça Lobo, ao menos, nem se deu ao encanto da subtileza embora, seguramente, se imaginasse subtil e genial como os "clacs" de 2009. Tinha efectivamente as boas pernas que o Pomar soube (não ela) imortalizar. E uma excelente voz. De resto, não era subtil nem genial. Nunca foi. Tal como os "clacs" nunca serão.

4 comentários:

radical livre disse...

em portugal a lista dos intelectuais é estabelecida pelos partidos de esquerda.

todos subsídio-dependentes ou candidatos

Pitigrilli escreveu na decadência do paradoxo que a classificação é sempre estabelecida pelos "bons"

recordam por aí a anedota do antocomunismo do filho de marchais quando este recebia a visita de brejnev. o dito filho, por ser antocomunista ensinara o papagao a dizer «abaixo a urss», marchais colocou a ave no congelador do frigorifico. ao ser retirado do frio esta gritou «viva a urss». brejnev disse sorridente:
«cura siberiana»

portugal é um gulag como se viu em santarém

Anónimo disse...

Acho o Sr. João Gonçalves inteligente e não percebo como se deixa enredar por uma rixa política que é de mais o mesmo. Ou seja, se o Sr. diz que fulano é de esquerda e outro é de direita e por essa classificação assim um é melhor do que outro, digo-lhe que esta etiqueta já não funciona. Ou seja, na minha opinião, no essencial, ambos são mais do mesmo. Em relação à "inteligentsia" que apoia fulano, tem que se desculpar. É gente que precisa de se aproximar de alguma fogueira para se aquecer, ou seja, são resquícios de pequenos burgueses, com as suas virtudes e os seus defeitos... Mas, na verdade, são um pouco o tal reflexo do nosso pequeno mundo portuuês. Agora, o Sr. que em algumas coisas é clarivende, noutras mete o pé na argola. Porquê essa luta, ou melhor, esse apoio, por alguém, que politicamente é duma rande instabilidade. Pense nisso.

fado alexandrino. disse...

Fui ler.
É espantoso como é que se consegue aturar tanta arrogância.
Tenho para ali uma colecção da "K" vou procurar, deve haver lá muita coisa interessante.

João Carpinteiro disse...

... E não foram só as pernas da Lobo que o Pomar soube imortalizar. Foram também, e sobretudo, os folhos e entrefolhos da senhora, em cuniliguus que as gentes mais mázinhas qualificam de pantagruélicos. Assim com'assim, enquanto houver língua e dedo, teremos inteligentsia cá no burgo. (Com s e não com z, que é para parecer mais branché...) They live.