7.7.08

ESTADO (DEMENTE) DA NAÇÃO

Já sei que os estimáveis "polícias" da blogosfera - e não só - vão mimosear a SEDES com a costumeira adjectivação. Antes destes moralistas terem aparecido, já a SEDES existia como qualquer interessado pode verificar. Sou sócio, embora não lhe ligue demasiado sobretudo porque passou a ser um "centro de reflexão" demasiado "bloco central" para o meu gosto. Os ditos moralistas riram-se muito quando, em Fevereiro, a SEDES chamou a atenção para um "mal-estar difuso" na sociedade portuguesa. Embalados pelo "contagiante" optimismo de Sócrates, fartaram-se de "bater no ceguinho" e de propalar os respectivos "amanhãs" como certezas indesmentíveis. Em menos de seis meses, no entanto, a realidade tomou conta dos referidos "amanhãs". E até alguns que, na altura, se amofinaram com a agremiação por alegadamente colocar em causa o radiante futuro prometido pelo PS, já vêem na dra. Ferreira Leite "a possibilidade de uma ilha". Chefiada por Campos e Cunha desde Abril, a SEDES não poupa nas palavras. A “declaração do fim da crise orçamental”, “a ênfase nos investimentos públicos”, “a cedência à agitação social” e “as recentes baixas de impostos” têm um nome: eleições legislativas de 2009. O "reformismo" de Sócrates mudou de agulha se é que alguma vez uma presidiu a qualquer desígnio. E isto em ambiente de maioria absoluta. Não admira que, contra o que aconteceu com Cavaco, o país não encare com bons olhos a hipótese de repetição. Pensar uma coisa, afirmar outra e, finalmente, não realizar nenhuma das duas não augura auspícios para esta conjuntural maioria. Os dados, porém, ainda não foram todos jogados apesar de muito cambados. A ver vamos, como o cego.

6 comentários:

FNV disse...

Que confusão, que confusão... Já antes da SEDES, no Mar Salgado que você refere, eu ( pobre escriba anónimo) tinha sublinhado o empobrecimento do país. Andavam todos ( você também) muito preocupados com o fascismo da ASAE e das bolas-de-berlim.

Anónimo disse...

E, já agora, a admiração dos próprios alunos (12º ano), que estão tão admirados com os seus sucessos académicos e que em 2009 já têm os necessários 18 aninhos, também podem dar uma ajuda!
Seria interessante uma síntese de todas as frentes que estão a ser jogadas com objectivos eleitorais.
Não irá Maquiavel ser destronado?!
Socratintas?!

Anónimo disse...

voltaram a montar o circo do socialista mussolini.
não tarde vem aí a purga cavalar de óleo de rícino para os críticos dos donos do país.preparem-se para tudo: há bufos por todo o lado ... menos por um chamado istmo

radical livre

Anónimo disse...

Só para o ver feliz, caro JG, valeu esta evidencia do grupo de reflexão sedes...

até parece que não estará toda a gente - repito todo o mundo - incluindo SExa. o PR, a jogar nas proximas eleições legislativas

Só uma nota: não vi durantes estes anos "destes apoios" às reformas que agora se diz que acabaram, face proximas eleições.

o pobre ex ministro da saude, de cuja demissão se diz agora ter sido o ponto de inflexão das ditas reformas, era o bombo de festa dos agora apologistas da continuidade das reformas....

haja senso, já nem digo bomsenso...

abraço

Anónimo disse...

O palavreado dos políticos não me interessa. São os seus actos que mostram o que eles são. E são eles que procuro avaliar.
Que me interessa que um marmelo qualquer proclame aos quatro ventos que é socialista, se a sua prática é de capitalista?
Que simpatia me pode merecer um pobre diabo que se diz democrata se a ditadura do proletariado é a menina dos seus olhos?
Há quem diga que sou um homem de direita (para mim o palavreado de direita e esquerda parece-me próprio de sanita); no entanto, de há muito que venho chamando a atenção para a necessidade de uma distribuição equitativa dos lucros puros das empresas pelos empresários e por todos os trabalhadores que contribuiram para tais lucros com o seu esforço intelectual ou físico.

Anónimo disse...

O ex-Ministro Campos e Cunha anda traumatizado com as reformas desde que José Sócrates proibiu a acumulação das reformas com o ordenado de Ministro.
Se soubesse tunha feito alguma coisa, assim como não sabe critica...