1.11.03

O PORTUGAL DOS PEQUENINOS FEITO PELAS SUAS LEITURAS

O verdadeiro dicionário da blogosfera não é aquele em que toda a gente está sempre a pensar, o do inefável e mui talentoso Mexia (não me apetece colocar o link). Confesso que nem ele nem as sibilas "liberais" da mesma geração me impressionam extraordinariamente. Enfim, não digo que não goste do Lomba, o da "flor de obsessão". A todos, porém, prefiro o Coutinho porque escreve cruelmente bem. Mas a minha "deixa" é outra, a do dicionário. Ele chama-lhe "não ilustrado" e merece visita. Está no opiniondesmaker, a quem hoje presto homenagem, roubando-lhe uma prosa muito a propos para as "temáticas" dos últimos dias.

A Ópera do bufo

No dia do Halloween nada mais apropriado que o reentrar para a ribalta da nossa Maria José Morgado.
Esta musa desdobrou-se a brindar-nos com pérolas sobre o seu método de transformar um mar de tubarões predadores e sem escrúpulos – o mundo actual – num lago de piranhas beijando-se em cardumes, enamoradas, e sem cáries.

Investigação criminal criativa e justiça mercantilizada são as receitas para esse novo dilúvio que salvará a espécie. Todos para a arca de Mizé. Ela irá escolher quem são os maus a sério.

Seduzir um criminoso cliente, denunciar um prevaricador, acarinhar um polícia justiceiro, organizar condenações exemplares, segmentar a clientela penal, adornar as garantias à eficácia. Um modelo virtuoso. Um negócio da china.

Acabar com uma teia de impunidades, à força duma explícita e legal teia de perversidades.

O bufo, o agente provocador, o caça-barões, o justiceiro a metro, o peneirador de criminosos, o distribuidor de bónus penais, o desengomador de colarinhos-brancos, o fatiador de apêndices sexuais de traficantes. Eis as profissões do futuro.
“ 15 Dias nas Maldivas por um traficante de tabaco “, “ 5 anos sem entregar a declaração do IRS, por troca com um barão da droga de joelhos “, “ Promoção a 1º comissário destacado para o patriarcado, como prémio de desmantelamento dum paraíso fiscal “. Eis as campanhas do futuro.

Já temos a nova Eva, falta-nos o Adão. Mas vai ser fácil, há muitos pretendentes.

Sem comentários: