25.2.11

CHACUN À SON GOÛT


Um leitor, anónimo, perguntou se "andavam a apertar comigo ou quê" porque, alegadamente, "agora os posts é tudo convidados". Não. Apenas registo a loquacidade polémica dos autores desses textos relativamente ao tema que escolheram, umas vezes concordando com eles, outras não. E também porque não me apetece dizer nada. Já agora fica o link para outro post que nos transmite - segundo o seu autor, Tomás Vasques - "duas boas notícias". Isto é mesmo assim, chacun à son goût. Enquanto Céline estava exilado na Dinamarca por "delito de opinião" (uma vez que tinha sido condenado a um ano de prisão em França por "colaboracionismo"), o "progressista" Sartre (esse mesmo) peticionou entretanto para que ele fosse condenado à morte. A "resposta" de Céline está no livro da foto, À l' agité du bocal, ainda hoje tão actual e bem escrito. Ambos tinham nome. E que nomes.

Adenda: A propos de nomes e de anonimato, este post de Stanley Fish, professor e crítico literário norte-americano.

7 comentários:

Vasco Cunha disse...

Nada sobre isto, caro João?

http://www.destak.pt/opiniao/61175

Alves Pimenta disse...

"Boas notícias", como? De vez em quando, é cada balde de água fria...
Há "naturezas" que nunca mudam.

Isabel disse...

Quando me lembro do tratamento dado em França aos "colaboracionistas", ocorre-me sempre aquele famoso diálogo em "Hiroshima mon Amour":-Non, tu'as pas vu Hiroshima!-Oui,j'ai vu Hiroshima!A justiça popular está sempre ao nível daqueles antigos romanos que se deliciavam ao ver os Cristãos atirados aos leões. A plebe em fúria é-me sempre algo de aterrador.

Anónimo disse...

Caro João, enganei-me no link anterior. O que queria realmente mostrar-lhe era este:

http://www.destak.pt/opiniao/87876-a-parva-da-geracao-parva

Fico curioso para saber o que pensa disto!

Anónimo disse...

Já agora, gostava de saber a opinião do autor de "Literatices" sobre uns Prémios de Edição em que uma editora decide dar prémios "especiais" aos colaboradores e a si própria. Aconteceu na Póvoa ontem mas podia ser em Tripoli há 10 meses.

Anónimo disse...

Correcção: o comentário era dirigido ao autor de "Contra a Literatice". Peço desculpa pelo engano.

João Gonçalves disse...

Caro anónimo - leia o livro a partir de dia 4 que encontra lá a resposta.