14.2.11

CADÁVERES ESQUISITOS


Gabriela Canavilhas deve imaginar-se a primeira ministra da cultura de Portugal. Vai daí, cavalga as suas próprias trapalhadas em torno da indefinição estutária dos teatros nacionais e "projecta" uma "rede" de teatros municipais, projectada ainda ela estava longe de sonhar com o cargo. Também "promove" um "fundo de apoio à internacionalização" da cultura portuguesa, com a preclara fundação edp, como se nunca antes tivesse havido apoios para isso. Os organismos sob a tutela política de Canavilhas, de uma maneira geral, são uma espécie de cadáveres em férias de qualquer função "cultural" ou de uma qualquer e vaga ligação da "cultura" com a sociedade. Os teatros nacionais vagueiam na maior das indiferenças e no maior dos equívocos em matéria de produção artística. Não há ópera e o São Carlos vegeta no esplendor da sua insignificância periférica depois de se ter aproximado do melhor que se faz Europa fora. Os museus definham, paupérrimos e envergonhados. Canavilhas é apenas mais um mandarim do marketing rasca num governo cheio deles.

15 comentários:

scriabin disse...

Quais são os "museus que definham paupérrimos e envergonhados"? Eu conheço bem o Machado de Castro, de Coimbra, e não me parece nem a definhar, nem envergonhado.

Anónimo disse...

Cadáveres? Ossadas... esqueletos em armários e toda a entourage associada ao Ministério da Cultura.
Diz o sriabin que o Museu Machado de castro não envergonha. Pois não, cara lavada e tal. Vá ver as dotações anuais a cada um dos museus portugueses, a liberdade para organizar exposições temporárias, para investigar, para preservar os acervos. Canavilhas é mais uma. Outros virão e o panorama continuará sempre o mesmo.

Anónimo disse...

E para enriquecer o povo,
aquele que gasta uns euros com o euro milhões,
este vai ser desdobrado em dois sorteios semanais.
Vai daí, aproveita-se.
Para desviar parte das receitas da/s sua/as actuais aplicações.
Para a cultura que temos.
Vá lá, que desistiram do «cheque bebé», faz agora um ano.
JoseB

scriabin disse...

Cara lavada? Portanto, esfregaram as paredes do museu? ;) Nuno, a julgar pela reacção dos visitantes, não me parece que nenhum funcionário que lá trabalha tenha razão para se sentir assim tão envergonhado. Você há quanto tempo não vai lá?

João Sousa disse...

Esta senhora ministra encontrou, no ano passado, um furinho na sua digníssima agenda para apresentar o livro da velha Edite "Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da língua portuguesa" (certamente com muitos exemplos práticos das subtilezas discursivas do querido líder, de santos silva, pedro silva pereira, vitalino canas, etc.)

Acho bem. Está no seu papel apoiar o mercado da edição. Não tenho nada a ver com o autor e a editora, mas gostaria também de a ver apresentar este livro:

O Cão de Sócrates
http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=233

Razão tinha o Churchill, ao não querer entregar a guerra aos militares disse...

Esta Ministra é de facto bastante inteligente.

A pior coisa que ela podia fazer era entregar a «gestão» do ministério ou os respectivos departamentos a «gente da cultura».

O pessoal da «cultura» tem é que «cultivar» e não andar para aí a cantar ladainhas do desgraçadinho!...

Anónimo disse...

scriabin: Deixa-te de bairrismos e vai lá ensaiar com a tuna...

Anónimo disse...

Toda a arte que é subsidiada não é arte. É uma arte vendida aos interesses da sociedade e do Estado.
A verdadeira arte é a da iniciativa privada, livre e, de subsistencia propria.
Mas por cá: os teatros vivem de subsidios (e para fazerem aquelas merdas de brecht...comuna!), as operas não existem, a revista morreu, o bailado anda coxo, e só ao cinema sobra algum independente...

Anónimo disse...

"gente da cultura???
Até o meu gto toca piano...

amendes disse...

Pode ser uma má ministra...
Mas "escultura" e boa"pinta" tem!
Antes esta... do que a outra que era um espantalho!( dos Museus)

Anónimo disse...

tal é a empatia que o Dr João Gonçalves tem pela MINISTRA CANAVILHAS,que até conseguiu uma foto da ilustre pianista em parttime.....que em pouco deve á beleza

Cáustico disse...

A cultura é algo de superior, benéfico a todos os títulos, mas não pode ser recebida com entusiasmo por quem morre de fome.

Anónimo disse...

Quantas galerias foram subsidiadas para irem ao Arco Madrid que é mesmo aqui ao lado?

Anónimo disse...

Vão desenrrascar mais umns milhoes para exportar cultura...Alguem vai encher os bolsos

Anónimo disse...

A Canavrilhas é que era boa para concorrer no congresso do PS...era mais do mesmo, só musica