29.11.10

AOS CINQUENTA ANOS


Aos cinquenta anos sou um ser perplexo,
não como aos vinte, aos trinta, ou aos quarenta,
mas radicalmente perplexo. Não sei
se amo a vida ou a detesto. Se desejo
ou não desejo continuar vivendo.
Se amo ou não amo aqueles que amo,
se odeio ou não odeio os que detesto.
Se me quero patriarca, pai de família, como acabei sendo,
ou se me quero livre pelas ruas nocturnas
como quando não acabei de descobri-las
em décadas de andá-las, perseguindo
sequer o amor mas corpos, corpos, corpos.
Sou de Europa ou de América? De Portugal
ou Brasil? Desejo que toda a humanidade
seja feliz como queira, ou quero que ela morra
do cogumelo atómico prometido e possível?
Não sei. Definitivamente, não sei.
Julgas que estou deitado num leito de rosas?
— perguntava ao companheiro de tortura Cuauhtemoc(1).
Mas, mesmo destituído, preso e torturado,
ele era o Imperador, descendente dos deuses.
Eu não descendo dos deuses. O corpo dói-me,
que envelhece. O espírito dói-me de um cansaço físico.
As belezas de alma, seja de quem forem, deixaram de interessar-me.
Resta a poesia que me enoja nos outros
a não ser antigos, limpos agora do esterco
de terem vivido. E eu vivi tanto
que me parece tão pouco. E hei-de morrer
desesperado por não ter vivido. Aos 50 anos
nem sequer a raiva dos outros ainda me sustenta
o gosto e a paciência de estar vivo.
Outros que tentem e descubram:
que digam ou não digam é-me indiferente.


(1) Cuauhtemoc tornou-se, em 1520, no 11º e último imperador dos Astecas, após a morte do sucessor de Montezuma II. Ambos simbolizam o fim de uma civilização, em virtude das conquistas expansionistas castelhanas de que Hernán Cortés foi um dos agentes, ao aprisioná-los.

Jorge de Sena

30 comentários:

Rui Zenoglio disse...

Mts parabéns, muita saúde e muita paciência para aguentar a vivência neste rectângulo à beira-mar!!

Venham mais 50 anos de escrita acutilante!!!

Abraço,
Rui Zenoglio

Aladdin Sane disse...

Queira desculpar-me, mas o que me assalta a memória a propósito dos 50 anos é uma cena da telenovela "Vila Faia", entre as personagens interpretadas por Nicolau Breyner (um motorista de pesados) e Paula Guedes (uma prostituta).

NB - Faço cinquenta anos. Achas que estou velho?
PG - Não! Pelo contrário, cinquenta anos é o meio da vida.
NB - Então porque é que me chamas de velho gaiteiro?
PG - Mas tu és um velho gaiteiro!

Bom, à falta de melhor referência, fica esta. Não o conheço, mas quer-me parecer que a sua vida é mais "bem preenchida" do que V. próprio parece querer insinuar aqui. Que continue a brindar-nos com a sua escrita, e uma vida feliz.

floribundus disse...

'la maladie de la cinquintène'
ou 'le diable du Midi'

aos 50 anos os machistas trocavam uma 'velha' dessa idade por 'duas novas de 25'

hoje é tudo diferente e muito mais precoce
'mudam-se os tempos,mudam-se as vontades'

Torquato da Luz disse...

Um forte abraço, amigo João, com votos de muita saúde (e genica para este Portugal dos pequeninos!).

Anónimo disse...

Os meus parabéns! Este ano são muitos os meus amigos a celebrar o cinquentenário. Eu, por mim, espero até 2012. Abraço, ANL

Margarida disse...

Parabéns, seu maroto!

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Gonçalves; agora já só lhe faltam mais 50. Bem vistas as coisas, até foi pouco tempo.

Ass.: Besta Imunda

mcorreia disse...

Muitos parabéns!.
Mais 50 anos de escrita pujante e destemida.

GAVIÃO DOS MARES disse...

"Com que então caiu na asneira
De fazer na segunda feira
Cinquenta anos, que tolo!
Ainda se os desfizesse
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

..."

Muitos e bons e nós a ler (ver)

M. Abrantes disse...

Ora, João, deixe-se de lamechices. Se é tão duro assim entrar nessa idade, a contrapartida deve ser a emoção da possibilidade de vitórias against all odds. Há que buscá-las. Por muitos e bons ;)

Anónimo disse...

O pior de fazer 50 anos é que não temos ninguem em quem colocar as culpas.

Anónimo disse...

Ao fazer (tb ca ando) cinquenta anos, tenho a certeza que os melhores anos já passaram. Agora mais 8 para passar a crise nacional e tenho quase 60. Mais 5 e reforma...E tanta coisa que não fiz...e já nem vou fazer, pois tudo indica que para a frente só vem chatice...

Anónimo disse...

50
MEIO SÉCULO
MEIO CENTO
MEIA VIDA … OU NÃO

… PARABENS … JOÃO

MAS … O IMPORTANTE É manter ESSE SEU SENTIDO DE

Justiça, essa atitude mental e emocional
O espírito crítico e intuitivo
Atitude espiritual
O discernimento, sensibilidade, sensatez

SENDO QUE … TODA ESSA HARMONIA resulta na PESSOA de ELEVADA INTELIGÊNCIA que nos habituámos a partilhar o DIA a DIA, lendo as EXCELENTES CRÓNICAS, que BRILHANTEMENTE nos vai retratando o PORTUGAL dos que pretendem SER os MAIORES ... neste PORTUGAL dos PEQUENINOS

… até logo

Anónimo disse...

Parabéns e obrigado!

Renato

Anónimo disse...

Por mim, aqui deixo igualmente os meu parabéns ao autor de um Blog cujas notas e textos, corajosos, frontais e cheios de verdade - e sempre actualizados o que é de louvar - não deixam ninguém indiferente. Se mais não fora, só por isso vale muito a pena passar por aqui diàriamente. Não só para ler excelentes escritos, mas também e sobretudo para aprender e muito sobre a promíscua politicagem que nos rege, de cujos graves vícios e múltiplos defeitos o autor parece ter bastos conhecimentos.
Maria

O tal leitor disse...

Magnífica e característica escolha ilustrativa,e parabens.Continue a contribuir com a sua acidez para a compreensão lúcida dos tempos que correm. Sena não desejava outra coisa.

MINA disse...

Então, muitos parabéns e o desejo de continuar a ler os teus posts por muito tempo. Até porque será sinal de que também cá estarei, embora os anos me sejam já mais pesados.

m.a.g. disse...

If saying your prayers you like,
If green pears you like
If old chairs you like,
If back stairs you like,
...
...
Why nobody will oppose?!

http://www.youtube.com/watch?v=3aeQ3DmKU7A

Anónimo disse...

Caro Sr. João Gonçalves
Sei o que sente um novo "cinquentão",pois já há dezasseis anos passei pela mesma fase da vida.
Costumo dizer, para me sentir mais jovem, que apenas tenho 33 em cada pé.
Aconselho-o a não ligar muito ao B.I.
porque a idade está na nossa cabeça.
Viva e continue a escrever como até aqui, porque bem precisados estamos que alguém lançe os gritos de revolta que nos atenuem as agruras do dia-a-dia.
Passe bem
Cps
S.Guimarães

Isabel disse...

Muitos parabéns e que, apesar das "ironias e cansaços", ou por causa deles, a sua prosa continue iluminada.

Anónimo disse...

Muitos parabéns caro João.

"I am not so weak as to submit to the demands of the age when they go against my convictions. I spin a cocoon around myself, let others do the same. I shall leave it to time to show what will come of it: a brilliant butterfly or maggot."

Merkwürdigliebe

Anónimo disse...

50 Anos, o último da quarta década e que pensa que já é da quinta, calma, lá chegaremos...

Aproveite bem e que não lhe falte a vista nem o aguço da língua. Não lhas poupe.

Parabéns e muito obrigado

SC

Bartolomeu disse...

Caro João Gonçalves,

deixo-lhe aqui um sincero abraço de parabéns e feliz aniversário.

Bem haja pela sua sageza e pelo que vida de enriquecedor lhe tem trazido e que na lição deste "portugal dos pequeninos" é fonte de incansável atracção.

Com amizade

Bartolomeu

Anónimo disse...

O disparare do 1º parágrafo, fez-me sentido até ao preciso momento de "mandar" publicar, depois vi a asneira, tarde, ignore-o por favor.

Cancele-o por favor, vou reformular

Obrigado

SC

Anónimo disse...

Muitos parabéns.

Obrigado pelos momentos de equilíbrio que aqui encontro, depois de tudo o que se vê, ouve e lê, lá fora.

Continue por favor.

SC

Anónimo disse...

Só quem não faz 50 anos é que pode dar parabens e não perceber a ansiedade e a revolta envolvida neles. Os mais novos são uns putos que nem sabem o que os espera, os mais velhos, é isso são mais velhos e já passaram por isto. Fazer 50 anos é de uma inóspita solidão...
aj

Bartolomeu disse...

Lembrei-me entretanto desta canção. Um brinde, portanto.

Espero que goste, pelo menos por colocar em musica o autor a que mais gala se faz por este sítio.

http://www.youtube.com/watch?v=uymSsVDnR9I

Beatrix Kiddo disse...

que texto maravilhoso

Anónimo disse...

… há 213 anos, a 29/Novembro nascia DONIZETTI …

joshua disse...

Os meus parabéns.


A propósito, um belo e intensíssimo poema.