29.12.09

CÉSARES E O ESPELHO DA NATUREZA


Depois de ler esta notícia, fiquei com a sensação de quem está precisar de tratamento são os excelentíssimos médicos. É evidente que a "intervenção" de coisas como "asssociações panteras rosas", "ilgas" ou "opus gays" são perfeitamente dispensáveis embora se perceba que não possam resistir ao panfleto. Passo a vida a recomendar a leitura da apresentação que Gore Vidal fez da edição de Robert Graves dos Twelve Ceasars de Suetónio. Chegou a vez de a recomendar a estes patetas, uns e outros afinal adeptos de uma legislação "moral" de sentido oposto. «Though some of the Caesars quite obviously preferred women to me (Augustus had a particular penchant for Nabokovian nymphets), their sexual crisscrossing is extraordinary in its lack of pattern. And one suspects that despite the stern moral legislation of our own time human beings are no different. If nothing else, Dr. Kinsey revealed in his dogged, arithmetical way that we are all a good less predictable and bland than anyone had suspected.»


Adenda de 30.12: O que estava a fazer mais falta, neste já de si sublime contexto, era a opinião do sexólogo do regime, o rebento Maria Clara, provavelmente uma das mais chatas criaturas em programas de rádio.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estas discussões "médicas" servem para promover o peregrino contrato que, em breve, será usado para fins diferentes daqueles para que foi criado.

É interessante, esta polémica ter sido repescada agora. Mistura bem os assuntos, para que a generalização do contrato pareça mais aceitável.

PC

MINA disse...

Ouvi há dias na rádio as declarações desse psiquiatra. E das duas uma: ou está convencido do que diz, e é um pateta e um perigo para a saúde pública; ou as suas afirmações são motivadas por razões calculistas a fim de atrair clientela incauta, e é também um perigo para a saúde pública. Em ambos os casos contraria a evidência histórica e a própria Organização Mundial de Saúde. Logo, deve ser proibido pela Ordem dos Médicos de exercer a profissão.

Xico disse...

A falta de cultura das elites actuais ainda vai fazer pensar que isto são coisa devidas ao aquecimento global. Mas estão todos bem uns para os outros. Eu ainda acredito que existem homens e mulheres. Depois cada um faz o que lhe apetece e utiliza comportamentos ora homosexuais ora heterosexuais. Estou como o outro: nunca vi um homosexual.

ATTO, VEN E OBGDO disse...

Além de várias edicções dos !2 Césares, li, o "Eu Clúdio" e "Cláudio e messalina", por sedução da série televisica.
Robert Graves é um bom autor.
Aconselharia, ainda, "Conde Belisário", sobre o general bizantino e o império romano do Oriente, da sua época.

joshua disse...

A complexidade humana e imprevisibilidade comportamental é a nossa marca, João, de humanos com tripas à moda da Espécie.

Nuno Castelo-Branco disse...

É vê-los, Nelos maridos de Idálias e aos magotes, todas as noites a rondar aqui a zona, à Duque de Loulé. Como sempre, andam à cata de uma "gajona boa", de coxa grossa, beiça polpuda e especialmente, longo mastro. Casados, namorados, pais de família e frequentadoras da bola. Isso é que é!