12.3.07

DOIS ANOS


Em dois anos, Marques Mendes tem estado a fazer o que deve. Sem rasgos - mas Sócrates porventura tem algum? -, sem espalhafato, com sobriedade e sentido das proporções. Em matéria de confiança e de credibilidade, Santana Lopes (de quem gosto pessoalmente) ou Paulo Portas (cuja sagacidade política admiro) estão a milhas de poder convencer quem quer que seja a não ser os fiéis devotos. Cada vez que aparecem, a não ser em petit comité, Sócrates agradece. O "centro-direita" deve contar com eles, só que eles não podem imaginar que se confundem com o "centro-direita". Lopes, se quisesse, dava um bom líder parlamentar. Era obrigado a falar para fora com a autoridade - pouca, porém alguma- de ter sido chefe do governo. Portas, se perder para Ribeiro e Castro, também. Cada macaco em seu galho. Quem não entender isto, mais vale ir inscrever-se no partido do senhor engenheiro.

10 comentários:

Anónimo disse...

Discordo em absoluto no que respeita a Santana: que autoridade dará ter sido chefe do governo não-militar mais anedótico de que há memória?

rb disse...

"Sem rasgos - mas Sócrates porventura tem algum? -, sem espalhafato, com sobriedade e sentido das proporções."

Não foi o que se viu na campanha do referendo ao aborto. Muito pelo contrário, começou por dizer que não iria entrar na campanha e no final e em desespero meteu, autenticamente, a cabeça no cepo com a aquela proposta que não lembrava ao diabo.

Igualmente no modo como está a gerir a CM de Lisboa e a demissão do chefe do governo da Madeira tem mostrado falta de pulso sobre o partido que preside.

Agora, discreto, isso ele é.

Anónimo disse...

o baixinho é q devia ser o lider parlamentar

Anónimo disse...

Que linda aguarela.
Sentemo-nos.

Anónimo disse...

Bom vejamos:

- "Lopes, se quisesse, dava um bom líder parlamentar. Era obrigado a falar para fora com a autoridade ... ", ou seja, pelos vistos normalmente fala sem autoridade, pelo que é necessário obriga-lo a tê-la;

- "Paulo Portas (cuja sagacidade política admiro)...", mas só sagacidade dá sentido de Estado? de antevisão do futuro?

Talvez esteja aqui a causa deste ciclo infernal e tolo de Congresso->conta votos-> retorno a Congresso, em que se caiu.

Será que a Direita não encontra alguém que tenha, ao menos,"uma linha de cozer fina" de pensamento coerente para a nortear, para lá da dupla Congresso/"conta votos" (Será pelos almoços?)?

Nem que seja, "Os pobres que paguem a crise, para serem ricos"?

Anónimo disse...

João,

está a preparar a explicação para o ingresso no PSD?

Anónimo disse...

Olho para “a paisagem” que descreve e não a vejo, olho de novo...”Marques Mendes a fazer o que deve?” não enxergo nada...” Santana "com autoridade para falar?” limpo os óculos... “a sagacidade de Portas”... tenho que marcar nova consulta de oftalmologia. Uma dúvida: Será defeito meu? Para entender será que tenho mesmo que ir inscrever-me no partido do sr. engenheiro? e não posso ficar fora de jogo? A observar? A tomar partido só pontualmente? A concordar e a discordar, só porque me apetece?

Quando no poder não todos iguaizinhos. Vão para lá cheios de boas intenções, depois são esmagados pela tarefa hercúlea, são pressionáveis e impressionáveis. Portugal dos pequeninos. Pequeninos, mas, no seu canto, ingovernáveis e rebeldes . O seu Marques Mendes, sem rasgos, estaria condenado ao fracasso. Não tem carisma. Um exemplo? Lisboa e a sua Câmara.

Anónimo disse...

O Sr. João só pode estar possuído por um espírito "cego".

Anónimo disse...

Concordo com o outro: Uivemos - disse o cão.

GMaciel disse...

Este é um Portugal dos pequeninos, sim senhor, mas mais pequeno é o que se julga grande, sem reparar que a sua sombra simplesmente não existe.