11.5.06

O MOBILIZADOR


O sr. Kofi Annan, na sua sábia ingenuidade, nomeou o nosso dr. Jorge Sampaio para, em nome da ONU, "acabar com a tuberculose" no mundo. Sampaio e o seu staff têm dois anos para consumar esta meritória tarefa que consistirá essencialmente em conversinhas "de pé de orelha" e em conferências com vista a "mobilizar a comunidade internacional" para o combate à doença. O propósito é amplamente meritório. Acontece que, em dez anos, o dr. Sampaio não conseguiu "mobilizar" o país a que presidiu. Como é que agora, em apenas dois, vai "mobilizar" o mundo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Vai na volta é esta a sua vocação...Olhem o Guterres em Portugal nada...mas na Europa no seu melhor....

António Torres disse...

Tendo em conta a certeza dos resultados, esta nomeação é absolutamente de louvar.
A tuberculose, essa mejera que se entretém a atormentar o mundo, vai ser seguramente derrotada.
E nem precisará o dr. Sampaio de calçar luvas de boxe. Basta-lhe discursar.
Ao segundo discurso a tuberculose desiste, perdendo assim por falta de comparência, que é exactamente o objectivo do dr. Coffee.
O importante, que a tuberculose desistir de chatear, está nas mãos, aliás, na voz do dr. Sampaio, Deus o guarde e benza, como dizia a minha Avózinha.

Entretanto, estará já em preparação um longo discurso acerca desta doença, cuja origem, se não estou em erro, tem origem num germe muito pequenino, chamado "coffee-bacílo".
Nem o poderoso coffee consegue manter acordado o bacílo, ante os discursos do dr. Sampaio.

Anónimo disse...

Não chateiem! O dr. Sampaio ficou com uma sinecurazinha merdosa, válida por dois-anos-dois quando aspirava à presidência da Comissão dos Direitos do Homem da ONU ou à comissão de luta contra a sida, mas esforçou-se muito, foi immeeensas vezes a Nova Iorque, deu entrevistas à CNN a provar que fala inglês como os melhores, vestiu-se, jogou golf,deixou-se filmar e fotografar, perguntou à Mizé, ficou com a sua assessora diplomática no gabinete da Ajuda, depois de mandar embora todo o resto do staff. É um esforço de louvar, claro que é. Quanto à tuberculose,sobre a qual nada sabe, pois.... há-de perguntar ao irmão médico ou há-de ler os escritos de seu pai, um notável médico de saúde pública. Afinal, para que serve a família?

Anónimo disse...

Eu não conheço o sr.João Gonçalves a não ser por esporádicas visitas a este blog mas parece-me que tem um ódio de estimação pelo ex-presidente Sampaio.
Não me parece que seja grave, mesmo para o dr.Sampaio que, provavelmente, conhece o autor do post tanto quanto eu; mas lá que é um pouco obcessivo, lá isso é.