28.5.06

28 DE MAIO DE 1926


Há oitenta anos começou, a partir de Braga, a Ditadura, um interlúdio entre a desgraçada I República e o Estado Novo do dr. Salazar e da Constituição de 1933. Não está muito estudada porque ficou entalada entre um fracasso e uma promessa. É, aliás, o nosso estado natural. Sempre entre o fracasso e a promessa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que não se falou muito desta data...OS fascistas andam quietos, á espreita de fazer uma revolução...Cuidado eles "andem" aí....

Anónimo disse...

... nem sempre
... há «promessas» que se cumprem

Anónimo disse...

Os diversos problemas que afectaram a 1ª República, tais como a participação na I Guerra Mundial e as sucessivas instabilidades, quer políticas quer económicas, levaram à formação de uma corrente oposicionista bastante forte. O operariado, os capitalistas e variados sectores da direita, temendo que Portugal enveredasse pelo socialismo dominante na Rússia, fomentaram a existência de grupos armados de extrema-direita, com o intuito de formar um "governo forte" que melhor defendesse os seus interesses. Após vários golpes fracassados, como o que teve lugar a 18 de Abril de 1925, um deles foi bem sucedido: o de 28 de Maio de 1926.

Iniciado em Braga, o golpe militar teve como mentores o General Gomes da Costa (comandante militar) e José Mendes Cabeçadas, entre outros, onde os militares e os civis antiliberais desempenharam papel preponderante.